segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Linguagens artísticas na produção de um videoclipe

 Prof. Denny - ARTE

Estudantes , hoje vamos Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe.



TODAS AS LINGUAGENS

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Linguagens artísticas na produção de um videoclipe

Objetivo Geral

Relacionar as diversas linguagens artísticas na produção de um videoclipe

Artes visuais dança, teatro e música são abordados na produção de um vídeo clipe que se baseia na reflexão e na apreciação.

Ao propor projetos, é preciso prever a apreciação e a pesquisa.


"Cada um deve focalizar um conceito, que pode ser desenvolvido numa determinada linguagem". É interessante que o trabalho provoque a "nutrição estética", ou seja, que o mesmo conceito possa ser ampliado em conexões com outros conceitos, obras e linguagens.

As modalidades foram trabalhadas em séries diferentes de um ciclo - se artes visuais e teatro forem eleitos nas primeiras, por exemplo, e dança e música nas demais -, aquelas não contempladas em determinada fase foram abordadas durante a apreciação de espetáculos ou por meio da apreciação de produções em vídeos ou pôsteres, por exemplo.

O IMPORTANTE NESSA FASE DA VIDA É "FAZER PENSANDO" E "PENSAR FAZENDO".

 Agora você vai continua a pensar no seu projeto

 Percurso de criação pessoal

O que é A hora em que você apoiado nos mais diversos suportes das linguagens, pode criar uma obra. O que você gostaria de criar?
Quando propor durante o terceiro bimestre para apresentar o projeto no quarto bimestre.
O que você aprende A fazer um trabalho de autoria, usando diferentes recursos artísticos para expor suas ideias.
Como propor  você conheceu diferentes meios, suportes e ferramentas e estimulado usou para descobrir combinações entre eles. O ideal é que você ganhe consciência das escolhas feitas e dos resultados que serão alcançados.

 PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPE: ALGUMAS DICAS PARA PRODUZIR UM BOM MATERIAL

O videoclipe é uma produção de vídeo muito utilizada no meio musical, pois é uma forma de divulgar uma música e também promover uma banda ou um artista solo. Pode ser usado em eventos, divulgado em programas especializados na TV ou em plataformas digitais.

Geralmente, possui curta duração e expressa o trabalho do artista ou banda por meio de imagens em harmonia com a música escolhida. O videoclipe pode apresentar apenas os artistas ou também pode contar uma narrativa que dialogue com a música.

 ESCOLHA UM FORMATO PARA O VIDEOCLIPE

É importante escolher o formato que mais encaixe com o conceito que será destacado a partir da música e também que caiba melhor no seu bolso. Pensando em um orçamento mais econômico, mas que mantenha a qualidade do seu videoclipe confira algumas das opções possíveis:

VÍDEO AO VIVO

Sem dúvidas esse é um dos formatos mais econômicos e que ao mesmo tempo causam grande impacto. Esse formato consiste em gravar uma apresentação ao vivo da banda ou artista e após uma edição básica de cores e cortes de ângulos, o produto já está finalizado.

VÍDEO EM PLANO-CONTÍNUO

Vídeo em plano contínuo, ou vídeo em plano sequência, é uma boa opção, pois o resultado chama muita atenção e a produção pode ser mais enxuta. Você usa apenas uma câmera e uma tomada. Tudo que é preparado para o videoclipe tem que ser feito direto e sem erros, pois não há a cortes no plano sequência. Esse formato, geralmente, se baseia em um conceito forte. É importante ter uma boa ideia e muito bem planejada.

LYRIC VÍDEO

O Lyric vídeo, ou vídeo de letras, dá ênfase para as letras das músicas, que aparecem de forma atrativa, com efeitos e elementos no vídeo. Essa também é uma solução econômica e pode trazer um forte impacto para seu videoclipe. Além de possuir custos menores que uma produção de vídeo com personagens e sets de gravação, os motion graphics e animações da letra da música provocam imersão do espectador no trabalho final.

Preparação do conteúdo de um bom vídeo envolve uma etapa extensa de pré-produção, na qual você determina tudo o que quer mostrar no vídeo. Essas ideias são registradas em um documento, conhecido como roteiro, que orientará sua gravação.

O ROTEIRO DE VÍDEO nada mais é do que a descrição precisa do que acontecerá no decorrer do vídeo, além das falas, prevê as imagens e os recursos visuais que você utilizará para transmitir sua ideia. Quando você não cria uma hierarquia de informações, fica mais difícil passar o conhecimento de maneira clara e em tempo hábil. 

Agora que você já sabe a importância do roteiro para organizar suas ideias, vamos a uma dica.


Como Criar Vídeos RÁPIDO e FÁCIL (Sem Baixar Programas) | 



ATIVIDADE

Pense em um roteiro de vídeo que você gostaria de produzir. Qual formato você gostaria de realizar o seu videoclipe?

Registre no seu caderno as suas ideias.

Até a próxima aula!

Habilidades cognitivas

Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projeto artístico.As atividades proposta estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB: D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Neste volume, o estudante vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa interface com recursos tecnológicos, mídias digitais em produção artística relacionadas com o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (audiovisual - videoclipe).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Leitura do texto: Todas as linguagens;Orientações sobre o projeto: Agora você vai continua a pensar no seu projeto, Percurso de criação pessoal;Assistir O videoclipe; Escolha um formato para o videoclipe;Leitura do texto: preparação do conteúdo de um bom vídeo;Assistir ao vídeo: Como Criar Vídeos RÁPIDO e FÁCIL (Sem Baixar Programas);ATIVIDADE: Pense em um roteiro de vídeo que você gostaria de produzir. Qual formato você gostaria de realizar o seu videoclipe?;Registre no seu caderno as suas ideias.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

Referências

https://novaescola.org.br/conteudo/7493/todas-as-linguagenspreparação do conteúdo de um bom vídeo

https://youtu.be/8NK9cEdrAGQ

Como Criar Vídeos RÁPIDO e FÁCIL (Sem Baixar Programas)

https://youtu.be/QauFR71CyB4

SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor: ArteSEE/SP. Secretaria da Educação. Caderno do Professor, Orientações Curriculares e Didáticas de Arte do 3º ano do Ensino Médio.Base Nacional Comum Curricular MEC/SEBMatriz curricular, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário