segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Projeto individual ou colaborativo.

 

Prof. Denny - ARTE

Estudantes, vamos investigar e conhecer um pouco sobre o Museu Virtual Memória da Propaganda e apreciar o Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.

Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Projeto individual ou colaborativo.

Objetivo Geral

Continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.

O Museu Virtual Memória da Propaganda - Aborda o contexto de produção de peças publicitárias publicadas. Pode-se, também, selecionar peças de marcas que ainda existem. fazendo uma análise histórica da evolução do discurso publicitário construído.

Disponível em: https://www.memoriadapropaganda.org.br/quem-somos

Acervo "Memória da Propaganda" está há quatro anos em São Paulo

Um acervo com milhares de filmes, livros, anúncios, jingles e peças de merchandising foi adquirido pela Rede Globo em novembro de 2013 e entregue à ESPM-SP. O material, colecionado pela publicitária Áurea Helena Silveira desde a década de 1980 e sem conseguir apoio de instituições gaúchas para investir em um museu, foi entregue ao grupo midiático e à instituição de ensino paulista.

Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.

 Atividade 3: Ação expressiva

Após a apreciação dos jingles e paródias crie um produto invendável e elaborem um jingle para venda ou divulgação deste produto.

Nessa atividade você ira fazer o desenho de um produto e criar o jingle para a venda do produto.

Escreva o texto pensando que os jingles têm um texto cantado.

Observe a imagem: 

Touca Onduladora Fada – 1932

Propaganda da touca onduladora Fada, nos anos 30: vaidade feminina para cabelos ondulados.

 Você pode utilizar o programa Audacity, ou outros que conheça, para editar o jingle. Estas ferramentas auxiliam na edição e mixagem de músicas indicadas a seguir, ou você pode gravar o jingle no seu celular.

Links: Como usar Audacity.

 Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm

 “O que eu aprendi?” relatar o que e como aprendeu , sobre a produção de jingles.

Até a próxima aula!

Habilidades cognitivas

Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foco etc.).D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daqueles em que será recebido.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: na atividade anterior estudamos sobre o Jingle; apreciou o vídeo: Jingle Creme Alface Rugol, leu do texto: Paródia; apreciou o vídeo: Paródia - O NOME DELA É CRASE [Prof. Noslen]; leu o texto e apreciação de vídeo: Peça publicitária, Hospital do Amor: vencer o câncer.Leitura do texto: Museu Virtual Memória da Propaganda, Acervo "Memória da Propaganda" está há quatro anos em São Paulo.Apreciar o vídeo: Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.Atividade 3: Ação expressiva Após a apreciação dos jingles e paródias crie um produto invendável e elaborem um jingle para venda ou divulgação deste produto. Apreciar imagem e leitura do texto: Touca Onduladora Fada – 1932Sugestão de Links: Como usar Audacity.“O que eu aprendi?”relatar o que e como aprendeu, sobre a produção de jingles”.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.https://youtu.be/hpZ_O1hrv98

Links: Como usar Audacity.

https://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário