Prof. Denny - ARTE
Estudantes, vamos investigar e conhecer um pouco sobre o Museu Virtual Memória da Propaganda e apreciar o Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.
Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Projeto individual ou colaborativo. |
Objetivo
Geral |
Continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. |
Disponível em: https://www.memoriadapropaganda.org.br/quem-somos
Acervo "Memória da Propaganda" está há quatro anos em São Paulo
Um acervo com milhares de filmes, livros, anúncios, jingles e peças de merchandising foi adquirido pela Rede Globo em novembro de 2013 e entregue à ESPM-SP. O material, colecionado pela publicitária Áurea Helena Silveira desde a década de 1980 e sem conseguir apoio de instituições gaúchas para investir em um museu, foi entregue ao grupo midiático e à instituição de ensino paulista.
Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.
Após a apreciação dos jingles e paródias crie um produto invendável e elaborem um jingle para venda ou divulgação deste produto.
Nessa atividade você ira fazer o desenho de
um produto e criar o jingle para a venda do produto.
Escreva o texto pensando que os jingles têm
um texto cantado.
Observe a imagem:
Touca Onduladora Fada – 1932
Propaganda da touca onduladora Fada, nos anos
30: vaidade feminina para cabelos ondulados.
Links: Como usar Audacity.
Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm
Até a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
Analisar processos já realizados nos
bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foco etc.).D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daqueles em que será recebido. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Retomada: na atividade anterior estudamos sobre o Jingle; apreciou o vídeo: Jingle Creme Alface Rugol, leu do texto: Paródia; apreciou o vídeo: Paródia - O NOME DELA É CRASE [Prof. Noslen]; leu o texto e apreciação de vídeo: Peça publicitária, Hospital do Amor: vencer o câncer.Leitura do texto: Museu Virtual Memória da Propaganda, Acervo "Memória da Propaganda" está há quatro anos em São Paulo.Apreciar o vídeo: Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.Atividade 3: Ação expressiva Após a apreciação dos jingles e paródias crie um produto invendável e elaborem um jingle para venda ou divulgação deste produto. Apreciar imagem e leitura do texto: Touca Onduladora Fada – 1932Sugestão de Links: Como usar Audacity.“O que eu aprendi?”relatar o que e como aprendeu, sobre a produção de jingles”. |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Primeiro Jingle Brasileiro Pão Bragança Voz do Compositor Padaria Bragança, Jingle criado em 1932.https://youtu.be/hpZ_O1hrv98 Links: Como usar Audacity. https://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário