terça-feira, 29 de setembro de 2020

Manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afra brasileira.

 Prof Denny - ARTE

Estudantes, na atividade de hoje vamos reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

Retomada: ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 12 CADERNO DO ALUNO Arte 13, Você Observou no seu caderno do aluno e Preencheu a primeira coluna identificando e relacionando o profissional às suas respectivas funções teatral; ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II Você utilizou todos os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores para elaborar um projeto na linguagem teatral.

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afra brasileira.

 Objetivo Geral

Apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira de diferentes épocas.

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I - 8 CADERNO DO ALUNO

Observe atentamente as imagens a seguir e assista aos vídeos apresentados.

Observe os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas.

Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz indígena, africanas e afro-brasileiras.

TEATRO

Sotigui Kouyate, que há 17 anos trabalha com Peter Brook, está na primeira montagem do diretor inglês no Brasil Ator negro vê racismo no palco europeu.

Griot

ENCONTROS COM O GRIOT SOTIGUI KOUYATÉ

De Isaac BernatGRIOT é o mestre da palavra na tradição Mali. É ele que não permite que a cadeia de transmissão dos conhecimentos fundamentais de uma vida se apague. Os Kouyaté são os primeiros griots que, desde o século treze, passam de pai para filho o conhecimento ancestral, segundo a tradição oral da África Ocidental.

A partir de duas oficinas ministradas por Sotigui Kouyaté no Rio de Janeiro, o autor inicia uma pesquisa com o objetivo de investigar como o artista pode atuar num mundo cada vez mais globalizado sem perder a sua singularidade, que é exatamente o que o distingue e pode tornar sua abordagem tão especial.

O humanismo e a solidariedade presentes na conduta de um griot como Sotigui Kouyaté são fonte de inspiração para que o ator através da palavra retome sua vocação maior, a de ser o intermediário entre o nosso plano cotidiano e um plano mais sutil, no qual só conseguimos entrar através da arte.

Sotigui Kouyaté nasceu em Mali, em 1936 e é mais conhecido como “ator” no “Ocidente” por seu celebrado trabalho em cinema e no teatro, tendo colaborado entre outros com Bernardo Bertolucci e Peter Brook.

NEGO FUGIDO - UM AUTO SOBRE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE


Nego Fugido é uma expressão popular de cultura realizada pelos pescadores da comunidade quilombola de Acupe - da cidade de Santo Amaro da Purificação-BA -, que há mais de um século narra a saga dos negros escravizados que, em batalha, subjugam o rei de Portugal e exigem do monarca  a carta de alforria. Uma encenação de reparação história que coloca os negros como protagonistas da conquista da abolição da escravatura. 


LUGARES NÃO CONVENCIONAIS NO TEATRO

O BuZum! Segue a mesma trilha dos saltimbancos da idade média, que iam com seus pequenos teatrinhos de cidade em cidade, alegrando adultos e crianças, inventando mundos onde tudo é possível. Repete caminhos feitos por Garcia Lorca, um andarilho da arte e bonequeiro, que percorria a Espanha com apresentações populares. Segue estradas já percorridas pelos mamulengueiros, os bonequeiros populares do Nordeste, que encantam plateias do interior do país desde os tempos coloniais.

Esse espaço de sonhos carrega consigo todo o equipamento teatral necessário para os espetáculos: tem plateia, tem palco, iluminação, sonorização, ar condicionado… – sim senhor!. É um ônibus especialmente reformado que chega à porta das escolas, creches, casas, praças, parques… Um teatro que vai ao encontro do seu público, com clima intimista e bonecos que encenam diferentes histórias e situações.

BuZum - Teatro sobre rodas


TEATRO ENCENAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

Fundada em 1995, a Sociedade Civil Grupo de Teatro Encenação Cultural do Pará Que tem como Finalidade trabalhar em prol de educação cultural do nosso povo Entre os principais trabalhos estão O gato malhado e a andorinha sinhá, prêmio de melhor peça infantil de 1995; Vamos à feira, prêmios de estímulo à arte pela federação estadual dos atores do Pará, nas categorias melhor ator e melhor atriz coadjuvante; A dama e o vagabundo, melhor espetáculo infantil da X Mostra Nacional de Teatro de Araxá (MG), em 2000. Espetáculo participante da campanha natal sem fome 2005, promovido pela rede Globo, entre outros.


ATOR INDÍGENA BRASILEIRO LEVA PRÊMIO NO FESTIVAL DE LOCARNO

Estreante, Regis Myrupu foi escolhido como o melhor ator do festival suíço por atuação no filme A Febre, de Maya Da-Rin.

Líder espiritual da etnia Desana, da região amazônica do Alto Rio Negro, Regis Myrupu viveu uma emoção diferente neste sábado 17, há milhares de quilômetros de casa. O indígena foi escolhido como o melhor ator do 72º Festival de Locarno (Suíça) por atuação no filme A Febre, dirigido por Maya Da-Rin.

“Estou muito emocionado com esse prêmio. Nós, povos indígenas, estamos vivendo um momento muito difícil. Não só nós, mas também a nossa casa, a floresta, está sendo destruída”, lembra.

ATIVIDADE

responda no seu caderno.

Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação?

Como acontece a divulgação e circulação de informações sobre manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas.

ATÉ a PRÓXIMA aula !

 Habilidades cognitivas

(EF08AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 28/09; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 12 CADERNO DO ALUNO Arte 13, Você Observou no seu caderno do aluno e Preencheu a primeira coluna identificando e relacionando o profissional às suas respectivas funções teatrais; ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II Você utilizou todos os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores para elaborar um projeto na linguagem teatral;ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I - 8 CADERNO DO ALUNOObserve atentamente as imagens a seguir e assista aos vídeos apresentados: ENCONTROS COM O GRIOT SOTIGUI KOUYATÉ; NEGO FUGIDO - UM AUTO SOBRE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE; lugares não convencionais no teatro: BuZum - Teatro sobre rodas; Grupo de teatro conduz encenação com base nas histórias de vida da plateia.TEATRO ENCENAÇÃO CULTURAL DO PARÁ; ATOR INDÍGENA BRASILEIRO LEVA PRÊMIO NO FESTIVAL DE LOCARNO; Atividade: responder as questões.Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Como acontece a divulgação e circulação de informações sobre manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Referências

ENCONTROS COM O GRIOT SOTIGUI KOUYATÉ

http://www.pallaseditora.com.br

NEGO FUGIDO - UM AUTO SOBRE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE

https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/nego-fugido-um-auto-sobre-escravidao-e-liberdade;

BuZum - Teatro sobre rodas https://youtu.be/47b1z01NLVU

http://buzum.com.br/quem-somos/

TEATRO ENCENAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

https://pt.wikipedia.org/wiki/

ATOR INDÍGENA BRASILEIRO LEVA PRÊMIO NO FESTIVAL DE LOCARNO https://www.cartacapital.com.br/cultura/ator-indigena-brasileiro-leva-premio-no-festival-de-locarno/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

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