terça-feira, 29 de setembro de 2020

TEATRO DE SOMBRA

 Prof. Denny - ARTE

Estudantes, na atividade de hoje vamos Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.


Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

TEATRO DE SOMBRA

Objetivo Geral

ELEMENTOS NA COMPOSIÇÃO CÊNICA DO TEATRO DE SOMBRA

ELEMENTOS NA COMPOSIÇÃO CÊNICA DO TEATRO DE SOMBRA

 O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas. É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.

teatro de sombras teve origem na China. Nele, projeta- se a sombra das mãos, de pessoas, de figuras recortadas em uma parede ou em tecido. É necessária a utilização de uma fonte de luz.

TEATRO DE SOMBRAS

O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco. Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

O gênero teatro de animação estendeu-se à Europa alguns anos mais tarde, deixando quem assiste muito curioso. Além disto, esta técnica estimula a criatividade natural da criança, promovendo nesta o gosto pelo oposto entre a fantasia e a realidade. Este tipo de projeção de sombras é uma forma divertida de interligar a leitura de uma história à construção de personagens através do movimento das silhuetas e da própria dramatização, aplicada a história em si própria.

Nos dias de hoje o teatro de sombras é uma das manifestações artísticas mais populares em diversas regiões do continente asiático.

Teatro de Sombras



ATIVIDADE

Use a sua caixa mão na massa para criar personagens e cenários,
e espere a noite para criar um teatro de sombras!

Imagine desligar as luzes a noite para dar início a um grande espetáculo!

Crie personagens utilizando materiais que você tem em casa, e, utilizando uma lanterna (pode ser esta do celular mesmo), crie uma história e dê vida aos atores!

É hora do Teatro de Sombras!

Materiais

Você pode usar apenas seu corpo ou braços e uma lanterna, ou criar personagens com materiais que você tem em casa. Veja algumas sugestões:

 Lanterna ou lanterna do celular

Papel

Papelão recortado

Prato e copo plástico ou de papel


Teatrinho de Sombras Como Fazer - DIY Como fazer Teatro de Sombra



Teatro de sombras - Os três porquinhos


B
OM TRABALHO!

 

Habilidades cognitivas

(EF07AR26)Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF07AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 28/09; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: HORA DE CRIAR! Você Assistiu ao vídeo: Fantoche de Meia | Passo a Passo; Criou o seu próprio fantoche de meia.Leitura de imagem e texto: Elementos na composição cênica do teatro de sombra; apreciar o vídeo: Teatro de Sombras; Teatrinho de Sombras Como Fazer - DIY Como fazer Teatro de Sombras; Teatro de sombras - Os três porquinhos; Atividade: Crie personagens utilizando materiais que você tem em casa.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Teatro de sombra: https://www.coladaweb.com/artes/teatroTeatro de Sombrashttps://youtu.be/QXMlVgNquNs;Teatrinho de Sombras Como Fazer - DIY Como fazer Teatro de Sombrashttps://youtu.be/g8ymQw8olFk

Teatro de sombras - Os três porquinhos https://youtu.be/mfj9E26LoK0

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário