Prof Denny - Arte
Estudantes , vamos apreciar os vídeos indicados, a seguir, com foco na exploração por parte dos compositores do tema “Trem”. ● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2” Ao final no .O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção musical.
Retomada : Música | Carreira
O campo de atuação do músico profissional é muito amplo, principalmente para os pós-graduados. Eles podem atuar de forma autônoma, por exemplo, criando e divulgando seu próprio trabalho artístico, e também gerindo a carreira de outros músicos e bandas. Existem oportunidades de atuação, ainda, em companhias de música erudita, corais, emissoras de televisão, empresas de audiovisual em geral, escolas de música e em centros de pesquisa.
Você criou um mapa
mental ou mapa conceitual para visualizar ideias sobre os profissionais da
musica.
Como ficou seu mapa mental ?
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Discutindo a proposta e elaborando o Projeto com os estudantes – Música |
Objetivo
Geral |
Organização de atividades complementares ao projeto |
ARTE TEMA: PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES E PROFISSIONAIS
Atividade 2: Movendo a apreciação muitos motivos podem gerar a inspiração do artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza, pessoas, experiências e repertório cultural. Temas do cotidiano, aparentemente simples, podem gerar grandes ideias e produções de arte.
Em seguida, aprecie os vídeos indicados, a seguir, com foco na exploração por parte dos compositores do tema “Trem”. ● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
MOVENDO A APRECIAÇÃO pagina 88 CADERNO DO ALUNO
Você esta investigando a possibilidade de usar um tema e modificar a sua produção musical.
Aprecie os vídeos que serão apresentados sobre quais são os
motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas,
cantadas ou instrumentais.
Perceba como diferentes
compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção
musical.
• Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar de trem por 54 cidades do interior paulista. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
Para saber mais:
Edu Lobo - O Trenzinho do Caipira.
O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras
Nº 2).
MARIA BETHANIA “TRENZINHO CAIPIRA”.
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana em
"Trenzinho caipira" no Estúdio Showlivre 2010.
O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção musical.
Habilidades
cognitivas |
Usar linguagens e mídias em
situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artísticos musicais. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;As atividades proposta estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Neste volume, o estudante vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa interface com recursos tecnológicos, mídias digitais em produção artística relacionadas com o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (audiovisual - videoclipe). |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: Música | Carreira; ARTE TEMA:
PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES E PROFISSIONAIS; Atividade 2: Movendo a apreciação- aprecie os vídeos indicado,
com foco na exploração por parte dos compositores do tema “Trem”; MOVENDO A APRECIACAO pagina 88 CADERNO DO ALUNO. Você esta investigando a
possibilidade de usar um tema e modificar para a sua produção musical. Perceba como diferentes compositores tratam um mesmo
tema, e como a tecnologia modifica a produção musical: Edu
Lobo - O Trenzinho do Caipira; Folha de São Paulo – Ilustrada; O Trenzinho do
Caipira (Bachianas Brasileiras Nº 2); MARIA BETHANIA “TRENZINHO CAIPIRA”; Orquestra
Brasileira de Música Jamaicana em "Trenzinho caipira" no Estúdio
Showlivre 2010. O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você
aprendeu sobre compositores tratam um mesmo tema,
e como a tecnologia modifica a produção musical. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Edu Lobo - O Trenzinho do Caipira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2uzIY59aJO0 O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras Nº 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hIM4FiS5Zck MARIA BETHANIA “TRENZINHO CAIPIRA”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QtJ8ro1NSh0 Orquestra Brasileira de Música Jamaicana em
"Trenzinho caipira" no Estúdio Showlivre 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_V3RfVdDt8Q SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário