sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Tempo de fazer, gerando o mostrar.

Prof. Denny - ARTE

Estudantes as atividades indicadas, a seguir, desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de Commedia dell’arte, jogos teatrais, improvisação no teatro.

Retomada :  Estudamos na atividade anterior  que ao longo da historia do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertorio cultural e artístico, você fez uma lista de filmes que tiveram como tema principal a dança.

A dança pode ser encontrada em vários lugares, sejam em danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip o, rock, funk etc.

Estudantes as atividades indicadas, a seguir, desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de Commedia dell’arte, jogos teatrais, improvisação no teatro

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

• Teatro - Tempo de fazer, gerando o mostrar.

 

Objetivo Geral

• Improvisação teatral.

• O festival e o salão como modo de mostrar a produção.

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final, no item “O que eu aprendi?”, registre, em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Commedia dell’arte

– É um gênero de teatro que surgiu na Itália no século XVI e percorreu toda a Europa até o século XVIII. É fundamentalmente a arte do ator e de sua relação com a construção de cena, tendo por principais características a improvisação e o uso da meia-máscara expressiva. Esse tipo de teatro, até hoje, orienta princípios básicos da criação cênica e possibilita ao ator a experimentação de uma linguagem codificada para a construção do acontecimento teatral. Antigamente, era denominada commedia all improviso. A partir do século XVI, caracterizou-se pela criação coletiva dos atores, que elaboravam um espetáculo a partir da improvisação gestual ou verbal com base em um roteiro, sempre muito sumário, com indicação de entradas e saídas dos atores e grandes articulações da história.

Jogos Teatrais - Base para a composição do repertório dos atores que se dedicam ao improviso, por isso é importante que os participantes estejam atentos o tempo todo, quando estão como jogadores de palco e, também, quando são jogadores de plateia.

Improvisação no teatro - Teoricamente, é um modo de criação realizado sem preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado de alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade, flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo é a improvisação como espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo criado naquele momento ante a presença dos espectadores, ou mesmo porque, muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.

 Teatro-esporte ou match de improvisação

– Keith Johnstone foi o responsável por compilar e implementar essa técnica, em meados dos anos 1950, enquanto trabalhava no Royal Court Theatre, em Londres, na Inglaterra. Por meio de técnicas de improvisação teatral, associadas a elementos esportivos para o teatro, elaborou uma nova forma de expressão em que a plateia determinava os rumos do espetáculo, assumindo-se parte central da apresentação. Essa nova técnica possibilitou ações inéditas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador, por meio do teatro-esporte, explora seus limites criativos inconscientes e a agilidade criativa das próprias estruturas básicas da dramaturgia clássica, além de exercitar as habilidades de trabalho em equipe. A Liga Profissional de Improvisação (LPI), sediada no Canadá, organiza campeonatos regionais, nacionais e internacionais, reunindo milhares de praticantes. O teatro-esporte, no Brasil, começou em meados de 2000. Entre os principais grupos de improvisação brasileiros estão ZE – Zenas Emprovisadas e Teatro do Nada, ambos do Rio de Janeiro, e jogando no Quintal, de São Paulo.

TEATRO

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM pagina 94 CADERNO DO ALUNO.

Participe ativamente da conversa sobre a improvisação no teatro. Atualmente,

muitos grupos de teatro utilizam a improvisação como forma de criação dos seus espetáculos, incluindo a participação do publico em muitos casos.

Atividade 1: Sondagem A improvisação, no teatro, acaba por tornar a ação expressiva e corporal mais espontânea, levando o ator/atriz a pensar numa criação em pouco tempo, exercitando sua criatividade e sintonia em contracenar com seus colegas de cena e com a plateia. Atualmente, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação como forma de criação dos seus espetáculos, incluindo a participação do público.

Você já participou de uma improvisação teatral?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Aprecie os vídeos apresentados pelo professor, observando atentamente as cenas de improvisação, figurinos, iluminação, textos utilizados, gestos dos atores, etc.

É importante solicitar, no final da atividade, registre, em seu caderno, as impressões observadas durante a apreciação.

Links:

Improvável-Jogo abecedário.

Disponível em:

Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços.



Jogando no Quintal - Jogo das frases.

Para saber mais:

Teatro de improvisação.

Disponível em: https://www.infoescola.com/teatro/teatro-de-improvisacao/

Com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro, as peças que utilizam este artifício simulam uma improvisação. Assim como, na música, os instrumentistas e cantores podem improvisar com liberdade em suas apresentações, no teatro de improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história.

O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre a improvisação teatral.

Habilidades cognitivas

Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foco etc.).D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daqueles em que será recebido.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: filmes como tema principal a dança e suas modalidades; Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Commedia dell’arte; Jogos Teatrais; Improvisação no teatro; Teatro-esporte ou match de improvisação.

TEATRO ATIVIDADE 1 – SONDAGEM pagina 94 CADERNO DO ALUNO.ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO Aprecie os vídeos apresentados pelo professor, observando atentamente as cenas de improvisação, figurinos, iluminação, textos utilizados, gestos dos atores, etc.;Links: Improvável-Jogo abecedário. ; Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços; Jogando no Quintal - Jogo das frases.Para saber mais:Teatro de improvisação.

O que eu aprendi? Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre a improvisação teatral.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Links:Improvável-Jogo abecedário.

Disponível em: https://youtu.be/kkz_ABkwJfg

 Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GJLurF900WU

Jogando no Quintal - Jogo das frases.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AowSrNIt9TI

Para saber mais:Teatro de improvisação.

Disponível em:

https://www.infoescola.com/teatro/teatro-de-improvisacao/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário