quarta-feira, 23 de setembro de 2020

PJ - A importância do Estatuto da Criança e do Adolescente

Olá Alunos!
Atividades da semana de 21 a 25/09/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - Identificar aspectos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
PAN EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
Roteiro de estudos:



ECA é referência mundial
Considerado modelo de lei para a garantia de direitos na infância e juventude, o Estatuto da Criança e do Adolescente, mais conhecido como ECA é responsável por assegurar juridicamente a proteção integral das crianças e adolescentes brasileiras, o Estatuto promoveu avanços fundamentais na defesa dos direitos humanos para as pessoas até 18 anos incompletos, mas, ainda há muito o que melhorar.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é fruto de uma luta social. Fruto da atuação de várias entidades de direitos humanos através do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, com a grande participação de entidades na época como a Pastoral do Menor e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.  O processo do Estatuto se deu a partir de diversas audiências públicas, discussões que reuniram juristas, pedagogos, filósofos, cientistas sociais, educadores, psicólogos, setores ligados ao serviço social… Foi uma atuação multidisciplinar.
O ECA rompeu com um passado histórico legislativo, em que crianças e adolescentes eram tratados como menores que estavam em situação irregular conforme a lei, que não eram reconhecidos como sujeitos de direito e sim como objetos de intervenção dos adultos e do Estado.

Ser criança antes e depois das conquistas por seus direitos:

Atividades:
1) Identifique no texto, quais os principais aspectos do ECA? O que faz esse Estatuto ser tão importante nos dias atuais.
2) Identifique nas imagens, como a criança era tratada antigamente e como é hoje?

Links dos sites usados para pesquisas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário