Antes de iniciar a atividade de hoje vamos recordar o que estudamos na atividade anterior: Processos artísticos coletivos e colaborativos – Pode-se dizer que em se tratando do teatro popular, a prática da criação compartilhada (coletiva) já existe há muitos séculos. O que vemos hoje é uma atualização dessas práticas nos processos artísticos coletivos e colaborativos.Essa forma de criação se dá a partir da necessidade de contrapor regras pré-estabelecidas em que espaços cênicos são exclusivos, atores têm a função única de cuidar de suas personagens, o texto é restrito somente ao seu autor e o jogo cênico, ao diretor, ou seja, uma maneira funcionalista de procedimentos.Esses processos de participação coletiva e colaborativa permitem a participação de todos mostrarem seus conhecimentos e talentos na elaboração da obra teatral.
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Poéticas pessoais |
Objetivo Geral |
Contextos e práticas ● Poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro ● estética teatral. |
1. O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.
Estudante, nesta situação de aprendizagem, vamos
estudar sobre poéticas pessoais, estética teatral, práticas artísticas, além de
propiciar momentos de reflexão sobre as diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
É
importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades,
para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Poéticas pessoais – É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.
●Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.
●Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.
●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.
●Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.
Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
Estética teatral - São estudos realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional. A Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção e até modificar sua realidade.
Assista ao vídeo: Paulo
Gustavo Hiperativo
Atividade 1 – Sondagem
1. O que você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?
Atividade 2 – Apreciação
Aprecie as imagens de espaços de
encenação teatral indicadas sobre os
conceitos de poéticas pessoais, estética teatral, práticas artísticas e
diferentes dimensões da vida. Pagina 16 CADERNO
DO ALUNO
https://pixabay.com/pt/photos/teatro-est%C3%A1gio-cenografia-amor-568051/
Fonte: Pixabay. Disponível em:
https://pixabay.com/pt/photos/estrada-cena-de-rua-356809/
Fonte: Pixabay. Disponível em:
https://pixabay.com/pt/photos/em-cidade-antiga-viagens-2803848/
Fonte: Pixabay, Disponível em:
https://pixabay.com/pt/photos/metz-fran%C3%A7a-%C3%B3pera-teatro-interior-86226/
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
Registre no seu caderno o que você aprendeu na atividade de hoje.
Habilidades
cognitivas |
(EF08AR25) Investigar, identificar e
analisar poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no
contexto paulista e brasileiro, relacionando o teatro às diferentes dimensões
da vida em sociedade e aprimorando a capacidade de apreciação estética
teatral. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
Habilidade (EF08AR28): Investigar e
experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista,
maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e
assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artísticos coletivos e
colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 31/08; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Retomada: Processos artísticos coletivos e colaborativos;Sondagem: O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta; Leitura do texto: poéticas pessoais, estética teatral, práticas artísticas, as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética; A Estética teatral, leitura do texto e apreciação do vídeo: Paulo Gustavo Hiperativo; Atividade 1 – Sondagem - registre em seu caderno, as respostas dos questionamentos; Atividade 2 – Apreciação - Aprecie as imagens de espaços de encenação teatral indicadas, pagina 16 CADERNO DO ALUNO: Fonte: Pixaby; Registre em seu caderno o que você descobriu ao observar essas imagens. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Vídeo: Paulo Gustavo Hiperativo https://youtu.be/V4HlWMFVJRQ Fonte: Pixaby. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-est%C3%A1gio-cenografia-amor-568051/; Fonte: Pixabay.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/estrada-cena-de-rua-356809/ Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/em-cidade-antiga-viagens-2803848/; Fonte: Pixabay, Disponível
em: https://pixabay.com/pt/photos/metz-fran%C3%A7a-%C3%B3pera-teatro-interior-86226/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário