Prof. Denny - ARTE
Estudantes, hoje vamos Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.
Antes de começar, vamos relembrar o que fez na atividade anterior : Você Criou um figurino africano para um ator ou atriz inspirado no tema africano com os elementos que estudamos: Adereços de Cena, Adereços do ator, Adereços de representação.
Conteúdo/Tema - Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Profissões teatrais |
Objetivo Geral |
Explorar diferentes elementos envolvidos na
composição de manifestações cênicas. |
Assessor de Imprensa faz o que?
Você sabe o que faz um assessor de imprensa? Esta é uma profissão muito importante, especialmente quando relacionada à área artística. Os assessores de imprensa são os grandes divulgadores de espetáculos que entrarão em cartaz, das novidades sobre os artistas que representam de notícias a respeito de espaços, enfim. São eles que convencem a imprensa sobre o quão bacana e interessante àquela pauta pode ser, contribuindo diretamente para o sucesso do projeto em que estão trabalhando. Para trazer mais informações sobre esta profissão tão complementar e importante à dos que trabalham com arte,
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 12 CADERNO DO ALUNO Arte 13
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno.
Observe no seu caderno do aluno e Preencha a
primeira coluna identificando e relacionando o profissional às suas respectivas
funções teatral:
1. Ator, 2. figurinista, 3.aderecista, 4.maquiador, 5.visagista, 6.cenógrafo, 7.iluminador, 8.sonoplasta,9.produtor, 10.diretor, 11.assessor de imprensa, 12.roteirista.
ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II
Você vai utilizar todos os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores para elaborar um projeto na linguagem teatral, explorando as profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais. Realize esta atividade por meio de processos coletivos e/ou colaborativos, utilizando diferentes ferramentas digitais (editores de textos e imagens, apresentação multimídia, softwares, sites, etc.), na criação, produção, socialização e registro das ações. Dessa forma, vocês irão proporcionar uma relação de proximidade com o fazer artístico na construção de novos significados estéticos.
ATIVIDADE
Elementos constitutivos do teatro - figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia.
Organização
da atuação profissional. – ESCOLHA
A SUA tarefa entre os componentes. Função. ESCOLHER APENAS UMA. |
TAREFA ESCOLHA UMA TAREFA. APÓS
ESCOLHER UMA, CRIE O SEU PROJETO. EXEMPLO:
SE VOCE ESCOLHEU CENOGRAFO, DESENHO UM CENARIO, SE VOCE ESCOLHEU FIGURINISTA
DESENHE UM FIGURINO. OK? |
Aderecista(s)
|
Confeccionar
adereços |
|
|
Cenógrafo(s)
|
Pesquisa
materiais e confecciona o cenário |
Figurinista(s)
|
Criar
e confeccionar os figurinos |
Iluminador
(es) |
Criar
um mapa de utilização da luz e operar todo o sistema de iluminação |
Maquiador/
visagismo |
Executar
a maquiagem, cabelo e caracterização das personagens. |
Sonoplasta
|
Pesquisar
e selecionar músicas e efeitos sonoros para produzir a trilha sonora |
Até a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
(EF08AR28) Investigar e experimentar
diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista,
cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa
etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e
compreender as características desse processo de trabalho. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF08AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena,
africana e afro brasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário
e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/09; 1h/a:
atividades complementares).recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: Você Criou um figurino africano para um ator ou atriz inspirado no tema africano com os elementos que estudamos: Adereços de Cena, Adereços do ator, Adereços de representação. Leitura do texto: Assessor de Imprensa faz o que?ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 12 CADERNO DO ALUNO Arte 13.Observe no seu caderno do aluno e Preencha a primeira coluna identificando e relacionando o profissional às suas respectivas funções teatrais:ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA IIVocê vai utilizar todos os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores para elaborar um projeto na linguagem teatral. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
https://www.tramaweb.com.br/o-que-faz-um-assessor-de-imprensa/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário