quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Profissões teatrais

 Prof. Denny - ARTE

Estudantes, hoje vamos Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

Antes de começar, vamos relembrar o que fez na atividade anterior :  Você Criou um figurino africano para um ator ou atriz inspirado no tema africano com os elementos que estudamos: Adereços de Cena, Adereços do ator, Adereços de representação.

Conteúdo/Tema - Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Profissões teatrais

 Objetivo Geral

Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas.


Assessor de Imprensa faz o que?

Você sabe o que faz um assessor de imprensa? Esta é uma profissão muito importante, especialmente quando relacionada à área artística. Os assessores de imprensa são os grandes divulgadores de espetáculos que entrarão em cartaz, das novidades sobre os artistas que representam de notícias a respeito de espaços, enfim. São eles que convencem a imprensa sobre o quão bacana e interessante àquela pauta pode ser, contribuindo diretamente para o sucesso do projeto em que estão trabalhando. Para trazer mais informações sobre esta profissão tão complementar e importante à dos que trabalham com arte,

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 12 CADERNO DO ALUNO Arte 13

Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno.

Observe no seu caderno do aluno e Preencha a primeira coluna identificando e relacionando o profissional às suas respectivas funções teatral:

1. Ator, 2. figurinista, 3.aderecista, 4.maquiador, 5.visagista, 6.cenógrafo, 7.iluminador, 8.sonoplasta,9.produtor, 10.diretor, 11.assessor de imprensa, 12.roteirista.

ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II

Você vai utilizar todos os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores para elaborar um projeto na linguagem teatral, explorando as profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais. Realize esta atividade por meio de processos coletivos e/ou colaborativos, utilizando diferentes ferramentas digitais (editores de textos e imagens, apresentação multimídia, softwares, sites, etc.), na criação, produção, socialização e registro das ações. Dessa forma, vocês irão proporcionar uma relação de proximidade com o fazer artístico na construção de novos significados estéticos.

ATIVIDADE

Elementos constitutivos do teatro - figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia.

Organização da atuação profissional. –

ESCOLHA A SUA tarefa entre os componentes. Função. ESCOLHER APENAS UMA.

TAREFA ESCOLHA UMA TAREFA.

APÓS ESCOLHER UMA, CRIE O SEU PROJETO.

EXEMPLO: SE VOCE ESCOLHEU CENOGRAFO, DESENHO UM CENARIO, SE VOCE ESCOLHEU FIGURINISTA DESENHE UM FIGURINO. OK?

Aderecista(s)

Confeccionar adereços

 

 

Cenógrafo(s)

Pesquisa materiais e confecciona o cenário

 

Figurinista(s)

Criar e confeccionar os figurinos

 

Iluminador (es)

Criar um mapa de utilização da luz e operar todo o sistema de iluminação

 

Maquiador/ visagismo

Executar a maquiagem, cabelo e caracterização das personagens.

 

Sonoplasta

Pesquisar e selecionar músicas e efeitos sonoros para produzir a trilha sonora

 

 Lembre -se de registrar a sua atividade.

Até a próxima aula!

 

Habilidades cognitivas

(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/09; 1h/a: atividades complementares).recorte do caderno do aluno.

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: Você Criou um figurino africano para um ator ou atriz inspirado no tema africano com os elementos que estudamos: Adereços de Cena, Adereços do ator, Adereços de representação. Leitura do texto: Assessor de Imprensa faz o que?ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I 12 CADERNO DO ALUNO Arte 13.Observe no seu caderno do aluno e Preencha a primeira coluna identificando e relacionando o profissional às suas respectivas funções teatrais:ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA IIVocê vai utilizar todos os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores para elaborar um projeto na linguagem teatral.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Referências

https://www.tramaweb.com.br/o-que-faz-um-assessor-de-imprensa/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário