quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Bloqueio Continental de Napoleão

 2º ANO  Profª Rose Berbert

Tema: Bloqueio Continental

Período de 05 à 09

Estratégia econômica da França para derrubar a Inglaterra 


Bloqueio Continental foi decretado em 21 de novembro de 1806 para obrigar os países administrados pelo império francês a cortar todos os laços comerciais com a Inglaterra. O autor desse decreto autoritário foi Napoleão Bonaparte, que queria de todas as formas derrubar a hegemonia econômica do império britânico.

Nesse período, o comércio entre países era feito através da negociação de produtos trazidos por navios. O Reino Unido era um dos principais exportadores de mercadoria manufaturada através das navegações e esse bloqueio envolvia o fechamento de todos os portos europeus para as embarcações britânicas.

Criação do Bloqueio Continental


O Bloqueio Continental surgiu em meio às Guerras Napoleônicas, logo após a Revolução Francesacom o objetivo de inviabilizar a entrada das embarcações comerciais inglesas nos portos europeus. 

A iniciativa partiu do imperador da França, Napoleão Bonaparte, na intenção de destruir a supremacia econômica da Inglaterra, já que não possuía recursos suficientes para atacá-los novamente em guerra. Nessa estratégia, a Grã-Bretanha ficaria isolada comercialmente, o que atingiria de fato seu poder econômico.

Autoridade de Napoleão


Aos poucos o império francês ganhava espaço na economia e política, tornando-se grande potência mundial, porém a Inglaterra ainda estava no topo, sendo a maior potência industrial. A expansão política e militar da França com a liderança de Napoleão visava dominar toda a Europa, mas essa região poderosa resistia as tentativas do imperador francês.

Por esse motivo, Napoleão tentou diminuir seu crescimento econômico através do impedimento da comercialização com os países europeus aliados e subordinados a ele, criando o Bloqueio Continental.

Além disso, todos os navios que entravam e saíam dos portos europeus teriam que passar pela fiscalização, pois de forma alguma poderia entrar mercadoria clandestina. Com essa ação, o imperador acreditava que o Reino Unido enfraqueceria, já que o comércio era a principal forma de fortalecer a sua monarquia.

O império russo aceitou o Bloqueio Continental e convenceu a Áustria. Dessa forma, estava garantido o bloqueio no extremo leste da Europa. Faltava a aceitação da Península Ibérica, especialmente de Portugal, que se manteve por um momento indeciso.
Com a efetivação do Bloqueio Continental, as negociações britânicas com os países europeus aliados a França foram inicialmente reduzidas de 25% a 50%. Como reação, a Inglaterra decidiu agir de uma forma que prejudicasse também esse acordo, para que os outros países percebessem os rumos que estavam tomando.

Logo, começou a atacar qualquer navio em alto mar que fosse levar mantimentos para os países que aprovaram o acordo napoleônico. Os navios eram bombardeados pelos ingleses, que depois roubavam toda mercadoria e vendiam em leilões.

De certa forma, o monopólio econômico foi retirado de um país poderoso industrialmente. A questão era que muitos países em desenvolvimento também dependiam dos produtos ingleses, por terem poucas formas de crescimento. 

Consequências boas e ruins faziam parte daquele contexto histórico, como por exemplo:

• A falta de concorrência contribuiu para a valorização do mercado interno de alguns países, como é o caso da região norte da França, Suíça e Bélgica, que tiveram grande crescimento nos lucros;
• A indústria naval foi prejudicada em muitos países, inclusive na própria França;
• A retirada da Coroa Portuguesa para o Brasil com o encerramento dos laços com a França;
• A transferência da corte contribuiu para profundas mudanças positivas no Brasil colônia, como o desenvolvimento do comércio e o fortalecimento do espírito nacionalista, que ocasionou alguns anos mais tarde a independência do Brasil.
• Houve guerras de retaliação contra Portugal e Espanha, uma em específica ficou conhecida como Guerra Peninsular, na qual José Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão, usurpou o trono do rei.
• Países latinos coloniais também passaram por processos de independência por causa dos movimentos desfavoráveis ao rei ilegítimo que havia tomado o trono da Espanha na Guerra Peninsular.
Após ler e grifar as partes mais importantes, responda as questões abaixo:
1º) Qual era a principal potência comercial da época e por que Napoleão queria fechar os portos das nações européias ?
2º) Quais foram as consequências boas e ruins para o Bloqueio Continental imposto por Napoleão?   


Nenhum comentário:

Postar um comentário