sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Espaço cênico convencional e não convencional

 

Prof Denny - Arte 

Retomada: Na atividade anterior você fez a Apreciação de vídeo: DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS; E escreveu o que você entende por espaço cênico convencional e não convencional.

Conteúdo/Tema Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Espaço cênico e não convencional

Objetivo Geral

Projetando a intervenção em Teatro

Estudantes, vamos continuar o nosso estudo sobre espaço cênico convencional e não convencional. Para começarmos: Assista ao Vídeo de ‘O Paraíso Perdido


Sem perder a vontade de se distanciar dos palcos, o Teatro da Vertigem se desloca para o Hospital Humberto Primo, também em São Paulo, onde, convertido em dramaturgia por Luíz Alberto de Abreu, o episódio bíblico O Livro de Jó serve de pretexto para a exploração do sofrimento enfrentado pela humanidade naquele final de século. A arquitetura do local foi aproveitada para na montagem que consistia na peregrinação do personagem bíblico Jó, que seria acompanhada pelo público ao longo do espetáculo. O Livro de Jó foi o primeiro espetáculo brasileiro a representar o Brasil no III Festival Internacional de Teatro Anton Tchekhov em Moscou, em comemoração ao centenário de seu teatro.

Teatro Contemporâneo

O grupo de Brasília, O Teatro do Concreto, criado em 2004, é um dos exemplos da experimentação de apresentações em espaços não convencionais:

“O trabalho do grupo é voltado para a pesquisa de linguagem, a formação e estimulo à criação teatral. Seu principal foco está na reflexão sobre temas que afligem o homem contemporâneo e na investigação de novas possibilidades de composição da cena teatral”  (SEABRA, Aline. Entrelinhas e Concreto – teatro brasiliense contemporâneo).

Sua pesquisa e estética propõe uma nova relação com o público, fazendo-o se sentir dentro da cena. O Teatro do Concreto usa o espaço urbano para falar do homem moderno. Acreditam que “O espaço urbano, desde a modernidade tornou-se a grande arena pública de convivência humana e cultural”. Usam a cidade como estimuladora da dramaturgia permitindo um diálogo com ela e com o público no processo de criação.

Refletir sobre as seguintes questões:

Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer?

Você sabe o que é criação coletiva?

Já ouviu falar ou conhece alguma técnica de interpretação teatral?

Projetando a intervenção em Teatro:

Faz parte do processo criativo de uma intervenção, escrever sobre a proposta artística que se quer realizar. É preciso registrar esse processo, seguindo orientações específicas e aspectos gerais a serem consideradas nesta escrita, como as experiências pessoais individuais e/ou coletivas anteriores, os surgimentos de novas ideias e o conhecimento da estrutura e das características do processo para elaboração de projetos de intervenção no espaço escolar.

Projetando a intervenção em Teatro – Fazer uma introdução para esse rol de

Atividades: Para se projetar uma intervenção em teatro, é necessário planejar as ações a serem realizadas, contemplando os seguintes aspectos:

O tema,

O espaço físico onde vai acontecer a intervenção,

O texto, as cenas e a divisão do texto entre os atores,

Os elementos sonoros e

Os figurinos que serão usados nas cenas,

O roteiro da sequência das cenas, o som para início da intervenção.

(o som de um bumbo, de um apito, de uma sirene, de uma música ou de uma voz), a(s) data(s) para a realização da intervenção.

Para saber mais: PROCESSO COLABORATIVO. Disponível em: http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2010/08/processo-colaborativo.html

Processo Colaborativo:

Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação. Disponível em:

 https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtm

 O CORPO DO ATOR EM CENA

Na composição cênica o corpo é um dos principais elementos de pesquisadores e do treinamento do ator. Todas as emoções, as vivências, as percepções, as relações, existem como integridade do corpo, sendo capaz de mapear, de registrar sensações, vibrações, emoções visuais, sonoras, palpáveis, sensoriais, mentais (…), fazendo com que o corpo registre suas memórias – transforme e claro seja transformado afetivamente.

Entender a importância do corpo, os cuidados com o mesmo, faz com que o artista encontre diferentes maneiras de trabalhar/praticar o treinamento do ator, ampliando seu estado corpóreo¹, permitindo que este se encontre em estado de presença, independente do espaço físico de sua encenação. “O corpo humano permite uma variedade infinita de movimentos, que brotam de impulsos interiores e exteriorizam-se pelo gesto, compondo uma relação íntima com o ritmo, o espaço, o desenho das emoções, dos sentimentos, das intenções”. (VIANNA, Klaus 2005, p.105)

Para o artista, o treinamento do ator, permite uma reflexão sobre seu estado corpóreo e também de sua personagem, ampliando suas relações com a criação e movimentação deixando-as mais harmônicas e comunicativas. Permite que o artista sinta de maneira mais crível uma dicotomia com o espectador.

Quando o corpo do ator está em estado cênico realizando uma ação, será que ele usa uma quantidade de esforço e de energia maior ou menor, fazendo a mesma ação no cotidiano?

DESAFIO

ESCREVA UM PEQUENO TEXTO TEATRAL PARA UMA INTERVENÇÃO CÊNICA contemplando os seguintes aspectos:

O tema,

O espaço físico onde vai acontecer a intervenção,

O texto, as cenas e a divisão do texto entre os atores,

Os elementos sonoros e

Os figurinos que serão usados nas cenas,

O roteiro da sequência das cenas, o som para início da intervenção.

BOM TRABALHO!

Habilidades cognitivas

Distinguir espaço cênico e não convencional

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: na atividade anterior você trabalhou com produção e execução de um Coral; Respondeu e registrou os questionamentos; apreciou aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral;Leitura do texto e leitura de imagem: Espaço CênicoApreciação de vídeo: DIFERENTES ESPAÇOS CÊNICOS CONTEMPORÂNEOS; Explique o que você entende por espaço cênico convencional e não convencional. Apreciação Vídeo de ‘O Paraíso Perdido’; leitura do texto:  Teatro Contemporâneo; Refletir sobre as questões;Leitura do texto: Projetando a intervenção em Teatro; Para saber mais: PROCESSO COLABORATIVO; Processo Colaborativo; Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação; leitura do texto: O CORPO DO ATOR EM CENA; responder a questão; DESAFIO ESCREVA UM PEQUENO TEXTO TEATRAL PARA UMA INTERVENÇÃO CÊNICA.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Vídeo de ‘O Paraíso Perdidohttps://youtu.be/f3sl7RrR4jQTeatro Contemporâneo https://foradopalco.wordpress.com/teatro-na-rua/Para saber mais: PROCESSO COLABORATIVO. Disponível em: http://dicionariodeteatroProcesso Colaborativo; https://www.nucleodoconhecimento.com.br/arte/estado-corporeoRelato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação.Disponível em: https://www.sesipr.org.brhttps:

//www.nucleodoconhecimento.com.br/arte/estado-corporeo

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário