Prof Denny - Arte
Retomada: Atividade 3: Ação expressiva Após a apreciação dos jingles e paródias você criou um produto invendável e elaborem um jingle para venda ou divulgação deste produto;
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Projeto individual ou colaborativo. |
Objetivo
Geral |
Continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. |
ESTUDANTES,vamos continuar a Analisar processos
já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos
individuais ou colaborativos.
Você sabe o que e improvisação teatral?
Já estudou sobre a comedia Dell arte?
ATIVIDADE – APRECIAÇÃO - AÇÃO EXPRESSIVA pagina 94 CADERNO DO ALUNO
Aprecie os vídeos apresentados pelo professor, observando as imagens atentamente, as cenas de improvisação, figurinos, iluminação, textos utilizados, gestos dos atores, etc.
Inicie pesquisando Commedia Dell’arte
e jogos teatrais, que utilizam ações de improvisação.
Commedia Dell’Arte
A Commedia
Dell’arte foi uma vertente popular do teatro
renascentista. Ele teve início no século XVI com o advento do Renascimento.
Embora tenha surgido na Itália, esse modelo
chegou mais tarde à França com o nome “Comédia Italiana”.
A commedia dell’arte permaneceu até o século
XVIII, quando teve seu período de decadência.
Características:
Resumo
A grande diferença entre a commedia dell’arte
e o teatro que estava sendo produzido na renascença é justamente o caráter popular que
ele possui.
Ou seja, enquanto o teatro renascentista
estava apoiado nos ideais clássicos, a commedia dell’arte esteve oposto ao
modelo erudito.
Além de seu caráter popular ele era
também itinerante, ou
seja, a companhia teatral apresentava em diversas cidades.
Muitas companhias teatrais fizeram sucesso
atraindo o público, até mesmo os da alta classe. As companhias que mais se
destacaram foram: Gelosi, Confidenti, Fedeli.
Seus atores se apresentavam em locais
públicos, sejam nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de
apresentação estava baseado na improvisação
e espontaneidade de seus atores.
Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).
Personagens da Commedia dell’arte
Os personagens que faziam parte das comédias desenvolvidas pela Commedia Dell’arte eram caricaturados, tipificados e estereotipados. Estavam divididos em três grupos: os enamorados, os criados e os patrões.
Os enamorados estavam dispostos ao casamento
e não apresentavam uma postura cômica. Os criados eram aqueles que possuíam
baixa renda. Já os patrões, também chamados de velhos, eram as pessoas que
apresentavam melhor situação financeira.
Note que os personagens mais populares eram
os Zannis. Eram personagens trapaceiros, cômicos, malandros e criativos. Dessa
categoria merece maior atenção o Arlequim.
Além dele, outros Zannis se destacaram:
Pulcinella, Pedrollino, Brighela, Temellino, Nepolino, Fagotino, Truffaldino,
Pasqualino, Bertollino Tortelino, dentre outros.
O efeito cômico se dava justamente pela atuação de seus personagens. Confira abaixo os principais personagens da commedia dell'arte:
Arlecchino: principal figura da
commedia dell'arte. Arlequim era um servo e palhaço trapalhado, ágil e
malandro.
Colombina: era uma criada
graciosa, inteligente, ágil e habilidosa. Trata-se da única criada feminina,
namorada de Arlequim. Era também reconhecida pelos nomes: Esmeraldina,
Diamantina, Pasquela, Ricciolina, Coralina, Argentina e Franceschina.
Pantalone: também chamado de Pantaleão,
representava um velho rico, conservador, autoritário e avarento.
Brighella: servo fiel, astuto,
egoísta, ágil e cínico. Trata-se de um trapaceiro cantor que trabalha para
Pantalone.
Pedrollino: também chamado de
Pedro ou Pierrot, era um servo fiel e honesto.
Pulcinella: era um corcunda
também conhecido com Punch.
Dottore: também conhecido
pelo nome Graziano. Era um velho rico, charlatão e avarento. Aliado de
Pantalone possuía uma postura de intelectual.
Capitano: conhecido como
capitão, ele é fanfarrão, mentiroso, preguiçoso e forte. No entanto, tem uma
postura covarde nas batalhas e no amor.
Orazio: enamorado ingênuo,
fútil, atraente e vaidoso, movido pela paixão. Além dele, era comum o enamorado
Leandro.
Isabella: enamorada inocente,
vaidosa e com alto poder de sedução. Ela apaixonava-se com facilidade. Além
dela, destacam-se as enamoradas: Rosalba, Flavínia e Lavínia.
Além do figurino colorido de seus
personagens, a commedia dell’arte possuía uma característica muito peculiar: o
uso de máscaras. Geralmente, os que não utilizavam máscaras eram os enamorados.
Teatro no Renascimento - Comédia dell Arte
https://www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/
Os jogos teatrais não são quaisquer jogos, mas uma preparação e vivência da prática teatral, onde estruturas operacionais (O QUÊ, QUEM, ONDE) procuram possibilitar a experiência das convenções da interpretação teatral e de suas técnicas na forma de vivências de jogos de teatro.
Cada jogo é construído a partir
de um FOCO específico, desenvolvido a partir de instruções e
regras que levam o jogador a desenvolver formas da arte teatral. Sua base é a
experiência prática e social do grupo e do ator, onde são fisicalizadas as
possíveis experiências, que estão relacionadas em vários de seus livros com as
específicas instruções. Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma
forma de prática teatral que não seja elaborada apenas na mente do ator ou
jogador, mas por sua vivência.
Seu método propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que pode aprender a atuar e ter uma experiência criativa pelo teatro, afirmando que teatro não tem nada a ver com talento. Os jogos teatrais são fortemente fundamentados nas técnicas de interpretação de Stanislavski e Brecht.
Viola Spolin - Vida e obra
ATIVIDADE
REGISTRE no seu caderno o que
você descobriu sobre: Personagens da Commedia dell’arte Commedia dell’arte e Jogos
teatrais Viola Spolin
Para você o que mudou na produção, execução e apreciação teatral, com o uso das tecnologias, mídias digitais e redes sociais?
Até a próxima aula!
VOCÊ CONHECE ESSE JOGO?
Também conhecido como RPG (em português: "jogo narrativo", "jogo de interpretação de papéis" ou "jogo de representação"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminadas, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Habilidades
cognitivas |
Analisar processos já realizados nos
bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foco etc.).D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daqueles em que será recebido. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Retomada: Atividade 3: Ação expressiva Após a apreciação dos jingles e paródias você criou um produto invendável e elaborem um jingle para venda ou divulgação deste produto;ATIVIDADE – APRECIAÇÃO - AÇÃO EXPRESSIVA pagina 94 CADERNO DO ALUNO; Aprecie os vídeos e imagens; leitura do texto: Commedia Dell’arte; Personagens da Commedia dell’arte; JOGOS TEATRAIS VIOLA SPOLIN; faça a pesquisa; ATIVIDADE - REGISTRE no seu caderno o que você descobriu sobre: Personagens da Commedia dell’arte Commedia dell’arte e Jogos teatrais Viola Spolin; RESPONDA a questão; VOCE CONHECE ESSE JOGO?RPG |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Commedia dell’arte https://www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/ Teatro no Renascimento - Comédia dell Arte https://www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/ Viola Spolin - Vida e obra https://youtu.be/xPHbhKLO_H0 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_teatrais SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário