Estudantes, vamos continuar a explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
Retomada: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III, ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Respondeu às questões em seu caderno;Atividade 2: Apreciou-Assistiu ao vídeo: Reportagem Teatro de rua; ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – pagina 16 CADERNO DO ALUNO investigou através de uma pesquisa de textos e Imagens em livros, revistas, periódicos, internet etc., as diferentes funções do teatro.
Linguagem teatral circense
Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado |
Linguagem teatral circense |
Objetivo
Geral |
Elementos da Linguagem ● figurinos,
adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia. |
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM IV Arte 17
2. O que
diferencia um circo do outro? Quem são os artistas que participam do circo?
3. De que
forma outras pessoas, que não são do circo, podem fazer parte dele?
4. Como
vocês imaginam que é a vida dentro do circo? Ela é muito diferente da vida de
quem
Não é do circo? Por quê?
5. Como a
vida do artista de circo pode ser comparada à vida do ator?
6. Quando um circo chega em uma cidade ou região, como as pessoas ficam sabendo?
Aprecie os vídeos:
Trailer Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia.
Trecho da apresentação de
circo-teatro O Medo de Terezinha – Circo-Teatro Sem Lona. “
O Medo de Terezinha - Circo Teatro Sem Lona - Parte 01
ATIVIDADE 4 – AÇÃO
EXPRESSIVA II – pagina 18 CADERNO DO ALUNO
A elaboração e apresentação de uma ou mais formas de divulgação, normalmente
utilizadas nos dias de hoje (cartazes, filipetas,
faixas, folhetos, banners, “carros de som”, propaganda eletrônica e digital, e
até esquetes).
Os materiais devem conter dados essenciais: o
nome do artista/grupo/coletivo de circo-teatro ou circo, desenhos, fotos ou
imagens, data, horário e endereço das apresentações (hipotéticas), valores dos
ingressos etc.
Pensem na forma mais
interessante de atrair o público.
Organizem os materiais de produção e exposição dos trabalhos.
aprecie o video :
COMERCIAL ABERTURA ESTREIA
PARA CIRCO CARRO DE SOM VINHETA CHAMADA LOCUTOR
Para
saber mais:
Circos e palhaços brasileiros.
Disponível em:http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/circolivro.pdf
Os 5 Circos que você tem que conhecer pelo mundo.
Disponível em: https://www.ajanelalaranja.com/circos-pelo-mundo.html
Até a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
(EF06AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do
circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus
vocabulários. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF06AR25) Investigar, identificar e
analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as
linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a
capacidade de apreciação estética teatral. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III, ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Respondeu às questões em seu caderno;Atividade 2: Apreciou-Assistiu ao vídeo: Reportagem Teatro de rua;ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – pagina 16 CADERNO DO ALUNO investigou através de uma pesquisa de textos e Imagens em livros, revistas, periódicos, internet etc., as diferentes funções do teatro. Responder as questões: SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM IV Arte 17; apreciação vídeos: Trailer Circo dos Sonhos no Mundo
da Fantasia; Trecho da apresentação de circo-teatro O Medo de Terezinha –
Circo-Teatro Sem Lona; ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II - 18 CADERNO DO ALUNO
elaboração e apresentação de uma ou mais formas de divulgação, normalmente
utilizadas nos dias de hoje (cartazes, filipetas, faixas, folhetos, banners,
“carros de som”, propaganda eletrônica e digital, e até esquetes); apreciação
de vídeo: COMERCIAL ABERTURA ESTREIA PARA CIRCO CARRO DE SOM VINHETA CHAMADA
LOCUTOR; Para saber mais: Circos e palhaços brasileiros; Os 5 Circos que você
tem que conhecer pelo mundo. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Trailer Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia.<https://youtu.be/1fH_DCtAk2o;Trecho da apresentação de circo-teatro O Medo de Terezinha – Circo-Teatro Sem Lona: <https://youtu.be/OzcxX90YgdY COMERCIAL ABERTURA ESTREIA PARA CIRCO CARRO DE SOM VINHETA CHAMADA LOCUTOR https://youtu.be/Tr3Dw2Y3qfA Para saber mais:Circos e palhaços brasileiros. Disponível em:http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/circolivro.pdf Os 5 Circos que você tem que conhecer pelo
mundo. Disponível em: https://www.ajanelalaranja.com/circos-pelo-mundo.html SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário