terça-feira, 6 de outubro de 2020

Linguagem teatral circense

 


Prof. Denny - ARTE

Estudantes, vamos continuar a explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Retomada: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III, ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Respondeu às questões em seu caderno;Atividade 2: Apreciou-Assistiu ao vídeo: Reportagem Teatro de rua; ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – pagina 16 CADERNO DO ALUNO investigou através de uma pesquisa de textos e Imagens em livros, revistas, periódicos, internet etc., as diferentes funções do teatro.

Linguagem teatral circense

Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado

Linguagem teatral circense

Objetivo Geral

Elementos da Linguagem ● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia.

 Você lembra quais são os elementos cênicos do circo ou do teatro?

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM IV Arte 17

 1. Você acha que todos os circos são iguais ou existe mais de um tipo? Quais tipos existem?

2. O que diferencia um circo do outro? Quem são os artistas que participam do circo?

3. De que forma outras pessoas, que não são do circo, podem fazer parte dele?

4. Como vocês imaginam que é a vida dentro do circo? Ela é muito diferente da vida de quem

Não é do circo? Por quê?

5. Como a vida do artista de circo pode ser comparada à vida do ator?

6. Quando um circo chega em uma cidade ou região, como as pessoas ficam sabendo?

Aprecie os vídeos:

Trailer Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia

 


Trecho da apresentação de circo-teatro O Medo de Terezinha – Circo-Teatro Sem Lona. “

O Medo de Terezinha - Circo Teatro Sem Lona - Parte 01


ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II – pagina 18 CADERNO DO ALUNO

 Nesta atividade, você irá investigar modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional de artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, a criação de cartazes e diferentes formas de divulgação da chegada dos artistas pesquisados, na sua localidade.

A elaboração e apresentação de uma ou mais formas de divulgação, normalmente utilizadas nos dias de hoje (cartazes, filipetas, faixas, folhetos, banners, “carros de som”, propaganda eletrônica e digital, e até esquetes).

Os materiais devem conter dados essenciais: o nome do artista/grupo/coletivo de circo-teatro ou circo, desenhos, fotos ou imagens, data, horário e endereço das apresentações (hipotéticas), valores dos ingressos etc.

Pensem na forma mais interessante de atrair o público.

Organizem os materiais de produção e exposição dos trabalhos.

aprecie o video : 

COMERCIAL ABERTURA ESTREIA PARA CIRCO CARRO DE SOM VINHETA CHAMADA LOCUTOR 



Para saber mais:

Circos e palhaços brasileiros. 

Disponível em:http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/circolivro.pdf

Os 5 Circos que você tem que conhecer pelo mundo. 

Disponível em: https://www.ajanelalaranja.com/circos-pelo-mundo.html

Até a próxima aula!

 

Habilidades cognitivas

(EF06AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

 

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF06AR25) Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III, ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Respondeu às questões em seu caderno;Atividade 2: Apreciou-Assistiu ao vídeo: Reportagem Teatro de rua;ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – pagina 16 CADERNO DO ALUNO investigou através de uma pesquisa de textos e Imagens em livros, revistas, periódicos, internet etc., as diferentes funções do teatro.

Responder as questões: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM IV Arte 17; apreciação vídeos: Trailer Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia; Trecho da apresentação de circo-teatro O Medo de Terezinha – Circo-Teatro Sem Lona; ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II - 18 CADERNO DO ALUNO elaboração e apresentação de uma ou mais formas de divulgação, normalmente utilizadas nos dias de hoje (cartazes, filipetas, faixas, folhetos, banners, “carros de som”, propaganda eletrônica e digital, e até esquetes); apreciação de vídeo: COMERCIAL ABERTURA ESTREIA PARA CIRCO CARRO DE SOM VINHETA CHAMADA LOCUTOR; Para saber mais: Circos e palhaços brasileiros; Os 5 Circos que você tem que conhecer pelo mundo.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Trailer Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia.<https://youtu.be/1fH_DCtAk2o;Trecho da apresentação de circo-teatro O Medo de Terezinha – Circo-Teatro Sem Lona: <https://youtu.be/OzcxX90YgdY

COMERCIAL ABERTURA ESTREIA PARA CIRCO CARRO DE SOM VINHETA CHAMADA LOCUTOR  https://youtu.be/Tr3Dw2Y3qfA

Para saber mais:Circos e palhaços brasileiros. Disponível em:http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/circolivro.pdf

Os 5 Circos que você tem que conhecer pelo mundo. Disponível em: https://www.ajanelalaranja.com/circos-pelo-mundo.html

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário