Prof. Denny - Arte
Estudantes, na atividade de hoje vamos continuar a explorar o teatro de animação considerando a relação com o espectador.
TEATRO COM OBJETOS
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado |
TEATRO COM OBJETOS |
Objetivo
Geral |
Explorar Elementos da Linguagem ● teatro de animação |
Aprecie o video:
O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE TEATRO DE ANIMAÇÃO?
O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE IMPROVISAÇÃO EM TEATRO?
Teatro de improviso, espontâneo ou de improvisação é um teatro todo, ou parcialmente, baseado na técnica de improvisar, ao invés de se basear na dramaturgia. A técnica consiste em o ator interpretar algo que não foi previamente pensado, escrito e/ou elaborado. Mas existem diversos níveis de improvisação no teatro. Podendo ser interpretado a partir de personagens previamente estudados e conhecidos, como é o caso da Commedia dell'arte, pode ser através de jogos dramáticos com temas escolhidos previamente até a improvisação total de movimento e voz, que seria a expressão corporal.
ATIVIDADE – APRECIAÇÃO
Observe atentamente as imagens e os vídeos que serão apresentados pelo seu professor, identifiquem como acontece a criação de formas de dramaturgias no Teatro de Animação, em diálogo com o Teatro Contemporâneo, e como o uso de diferentes materiais, tecnologias e recursos digitais modificaram o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. Registre no caderno suas observações e considerações.
Rádio Nacional completa 80 anos
Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional - Anos 1950)
TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES, COM LEITURA DE TEXTO DRAMÁTICO DE IMPROVISO.
Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo
Após observar cada detalhe do espetáculo Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo, respondam em seu caderno as questões indicadas. Arte pagina 15
1. Quais são os objetos do cotidiano utilizados na composição dos personagens e cenários?
2. Como você percebe a manipulação dos bonecos? É possível entender as histórias?
3. Em sua opinião, dar
vida a um boneco por meio do teatro é uma tarefa fácil?
ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA II Arte 17
Manipulando
objetos
– Escolha objetos dentro da bolsa ou mochila para desenvolver uma história. Por
exemplo: lápis, canetas, cola ou borracha, pois são objetos fáceis de manusear.
O exercício é criar movimentos com os objetos, como jeito de andar, de correr,
tipo de voz, modo de falar. É importante também trabalhar com outros tipos de
objetos, de diversas formas e tamanhos.
Até a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
(EF07AR30)Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
(EF07AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação
(personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Apreciação do vídeo: Artefato | Em Cena com Mariza Basso e o Teatro de Objetoshttps://youtu.be/ZDVCRHZoFeA Refletir sobre as questões: O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE TEATRO DE ANIMAÇÃO?O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE IMPROVISAÇÃO EM TEATRO?Leitura do texto: Teatro de improviso, espontâneo ou de improvisação; ATIVIDADE – APRECIAÇÃO. Observe atentamente as imagens e os vídeos que serão apresentados pelo seu professor: Rádio Nacional completa 80 anos;Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional - Anos 1950);TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES, COM LEITURA DE TEXTO DRAMÁTICO DE IMPROVISO;Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo; Após observar cada detalhe do espetáculo Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo, respondam em seu caderno as questões indicadas. Arte 15; ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA II Arte 17. Manipulando objetos – Escolha objetos dentro da bolsa ou mochila para desenvolver uma história |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Artefato | Em Cena com Mariza Basso e o
Teatro de Objetos Rádio Nacional completa 80 anos https://youtu.be/lQQqpopjC8A Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional - Anos 1950) https://youtu.be/xUjfFY4BgwY TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES, COM
LEITURA DE TEXTO DRAMÁTICO DE IMPROVISO. Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo - https://youtu.be/xwEhbIUHDQI SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário