terça-feira, 6 de outubro de 2020

TEATRO COM OBJETOS

 

Prof. Denny - Arte

Estudantes, na atividade de hoje vamos continuar a  explorar o teatro de animação  considerando a relação com o espectador.

TEATRO COM OBJETOS


Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado

 

TEATRO COM OBJETOS

Objetivo Geral

Explorar Elementos da Linguagem ● teatro de animação

Aprecie o video:  Artefato | Em Cena com Mariza Basso e o Teatro de Objetos


O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE TEATRO DE ANIMAÇÃO?

O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE IMPROVISAÇÃO EM TEATRO?

Teatro de improvisoespontâneo ou de improvisação é um teatro todo, ou parcialmente, baseado na técnica de improvisar, ao invés de se basear na dramaturgia. A técnica consiste em o ator interpretar algo que não foi previamente pensado, escrito e/ou elaborado. Mas existem diversos níveis de improvisação no teatro. Podendo ser interpretado a partir de personagens previamente estudados e conhecidos, como é o caso da Commedia dell'arte, pode ser através de jogos dramáticos com temas escolhidos previamente até a improvisação total de movimento e voz, que seria a expressão corporal.

ATIVIDADE – APRECIAÇÃO

Observe atentamente as imagens e os vídeos que serão apresentados pelo seu professor, identifiquem como acontece a criação de formas de dramaturgias no Teatro de Animação, em diálogo com o Teatro Contemporâneo, e como o uso de diferentes materiais, tecnologias e recursos digitais modificaram o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. Registre no caderno suas observações e considerações.

Rádio Nacional completa 80 anos


Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional - Anos 1950)




TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES, COM LEITURA DE TEXTO DRAMÁTICO DE IMPROVISO.

Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo



Após observar cada detalhe do espetáculo Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo, respondam em seu caderno as questões indicadas. Arte pagina 15

1. Quais são os objetos do cotidiano utilizados na composição dos personagens e cenários?

2. Como você percebe a manipulação dos bonecos? É possível entender as histórias?

3. Em sua opinião, dar vida a um boneco por meio do teatro é uma tarefa fácil?

 

ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA II Arte 17

Manipulando objetos – Escolha objetos dentro da bolsa ou mochila para desenvolver uma história. Por exemplo: lápis, canetas, cola ou borracha, pois são objetos fáceis de manusear. O exercício é criar movimentos com os objetos, como jeito de andar, de correr, tipo de voz, modo de falar. É importante também trabalhar com outros tipos de objetos, de diversas formas e tamanhos.

Até a próxima aula!

Habilidades cognitivas

(EF07AR30)Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF07AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10; 1h/a: atividades complementares).

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Apreciação do vídeo: Artefato | Em Cena com Mariza Basso e o Teatro de Objetoshttps://youtu.be/ZDVCRHZoFeA

Refletir sobre as questões: O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE TEATRO DE ANIMAÇÃO?O QUE VOCÊ SE RECORDA SOBRE IMPROVISAÇÃO EM TEATRO?Leitura do texto: Teatro de improviso, espontâneo ou de improvisação; ATIVIDADE – APRECIAÇÃO. Observe atentamente as imagens e os vídeos que serão apresentados pelo seu professor: Rádio Nacional completa 80 anos;Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional - Anos 1950);TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES, COM LEITURA DE TEXTO DRAMÁTICO DE IMPROVISO;Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo; Após observar cada detalhe do espetáculo Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo, respondam em seu caderno as questões indicadas. Arte 15; ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA II Arte 17. Manipulando objetos – Escolha objetos dentro da bolsa ou mochila para desenvolver uma história

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Artefato | Em Cena com Mariza Basso e o Teatro de Objetos

https://youtu.be/ZDVCRHZoFeA

Rádio Nacional completa 80 anos https://youtu.be/lQQqpopjC8A

Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional - Anos 1950) https://youtu.be/xUjfFY4BgwY

TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES, COM LEITURA DE TEXTO DRAMÁTICO DE IMPROVISO.

Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo - https://youtu.be/xwEhbIUHDQI

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário