Prof. Denny
Estudantes, antes de iniciar a atividade de hoje , vamos recordar o que você fez na atividade anterior : Retomada: HORA DE CRIAR! Você Assistiu ao vídeo: Fantoche de Meia | Passo a Passo; Criou o seu próprio fantoche de meia. Leitura de imagem e texto: Elementos na composição cênica do teatro de sombra; apreciar o vídeo: Teatro de Sombras; Teatrinho de Sombras Como Fazer - DIY Como fazer Teatro de Sombras; Teatro de sombras - Os três porquinhos; Atividade: Crie personagens utilizando materiais que você tem em casa.
Para ampliação de seu repertório, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Making of Castelo Rá-Tim-Bum |
Objetivo geral |
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas;Práticas artísticas;Dimensões da vida social, cultural. |
Arquitetura - A Arquitetura é regida por um conjunto de normas e técnicas, fazendo com que os profissionais desta área trabalhem, estudem e organizem projetos de edificações e/ou um ambiente de construção, elaborando esses espaços internos ou externos de forma criativa.
Cenografia - A cenografia trabalha com a preparação de ambientes internos
ou externos, transformando-os
em cenários para eventos, peças teatrais ou, até mesmo, como ambientações para
filmes, novelas ou seriados.
Etapa B - Cenografia:
Aprofundando
nesta vertente, o assunto é a cenografia. O cenógrafo
é responsável por “dar vida”
a um local
ou ambiente, baseando-se nos scripts e roteiros
do teatro, cinema, série ou novela, e dependendo da
época em que a história ocorre, ele terá que pesquisar referências
histórico/culturais, para criar uma ambientação mais fiel possível da forma
idealizada pelos escritores. Para isso, também é necessário o estudo de materiais, texturas, iluminação, móveis
e objetos de cena, para
compor este espaço.
Para conhecer mais
sobre a cenografia e como são produzidos os cenário e objetos de cena, acesse
o link abaixo:
Conheça o cenógrafo, profissional que cria cenários de todos os tipos e gostos - Tribunal Superior do Trabalho.Disponível em: http://gg.gg/husq1.
Design de mobiliário - Os profissionais da área do Design de Mobiliário levam em consideração à estética e funcionalidade do objeto, através dos estudos da “ergonomia”, isto é, se o objeto será pensado para quem irá utilizá-lo, sendo confortável além de bonito e funcional. Também possui relação direta com o design de interiores, já que a organização do mobiliário é importante para a transformação do espaço.
Dimensões da vida - Toda comunidade configura um contexto
sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode
ser abordada e relacionada, com cada uma
das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.
Dimensão
Social - Envolve
os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no
carro, na rua, no trabalho, no mercado, no shopping
etc.
Dimensão Cultural - Considera o ambiente onde vivemos que influencia nossos padrões culturais, entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos. Por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.
Escola Bauhaus
Quando se fala em arquitetura, cenografia e design de mobiliários deve-se lembrar da Escola Bauhaus, que surgiu na Alemanha, fundada por Walter Gropi, e perdurou entre os anos de 1919 a 1933. Dentro de sua filosofia de trabalho, seus fundadores vinham com a ideia de trazer a figura do artesão para o universo das artes industriais. Essa escola desenvolveu várias técnicas e conceitos que mudaram as artes industriais, a arquitetura e as produções artísticas de mobiliários até os dias atuais. Ao relacionar essas práticas artísticas com as diferentes dimensões da vida, aponta-se justamente que, na época, houve toda uma necessidade dessas mudanças, influenciando e sendo influenciado pela história, seu contexto social, político, econômico e principalmente estético, de uma cultura e época.
Sugestão de pesquisa:
1- Escola
de Arte Bauhaus - Cultura Genial.
Disponível em: https://www.culturagenial.com/bauhaus/..
3- O
Que É Cenografia? - Fósforo.
Disponível em: https://fosforocenografia.com.br/o-que-e-cenografia/.
Observe a cenografia do teatro de animação:
ATIVIDADE 1
Responda as questões no seu caderno:
1. Você já assistiu a algum filme, novela ou seriado e reparou no ambiente em que os atores estão? Como normalmente é chamado o ambiente/espaço retratado em filmes, novelas e seriados?
2. A cenografia pode ser feita em um pequeno espaço, como em um teatro ou estúdio, ou pode ocupar dimensões grandiosas para representar uma cidade do velho oeste, ou um local futurista, por exemplo. Pontue quais modalidades das artes visuais se integram para que seja possível a produção e a construção de um cenário? Por quê? Dê exemplos, complementando sua resposta.
3.
Como
estamos falando do universo da arquitetura e da cenografia, não podemos deixar de falar sobre o design de
mobiliários. O que você acha que é isso? Você já
ouviu falar em designer
de móveis? O que ele faz? Explique
com suas palavras.
Assista o Making of Castelo Rá-Tim-Bum e observe a
cenografia, os personagens, o figurino e a iluminação. Registre no seu caderno o que
você conseguiu observar sobre como é o: a
cenografia, os personagens, o figurino e a iluminação.
O vídeo favorece discussões relevantes sobre referências, construção de identidades, ruptura de estereótipos, elementos que podem ser explorados no momento da apreciação.
Ao assistir o vídeo abaixo,
você pode perceber como é ao processo de criação,
produção e construção de cenário, do programa Castelo Rá-Tim-Bum! da TV
Cultura. Observe a influência do arquiteto Antoni Gaudí e todo o trabalho do
cenógrafo, também falado
no bimestre anterior,
na linguagem de teatro.
Making of Castelo Rá-Tim-Bum! - TV Cultura.
Disponível em: https://youtu.be/tugZDzr48f0
Registre no seu caderno o que você conseguiu observar sobre como é o: a cenografia, os personagens, o figurino e a iluminação.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.O vídeo Making of Castelo Rá-Tim-Bum favorece discussões relevantes sobre referências, construção de identidades, ruptura de estereótipos, elementos que podem ser explorados no momento da apreciação; |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas a diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF07AR25) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia: |
Retomada: HORA DE CRIAR! Você Assistiu ao vídeo: Fantoche de Meia | Passo a Passo; Criou o seu próprio fantoche de meia.Leitura de imagem e texto: Elementos na composição cênica do teatro de sombra; apreciar o vídeo: Teatro de Sombras; Teatrinho de Sombras Como Fazer - DIY Como fazer Teatro de Sombras; Teatro de sombras - Os três porquinhos; Atividade: Crie personagens utilizando materiais que você tem em casa.Para ampliação de seu repertório, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Arquitetura, Cenografia, Design de mobiliário, Dimensões da vida, Dimensão Social, Dimensão Cultural; assistir ao vídeo: Conheça o cenógrafo, profissional que cria cenários de todos os tipos e gostos; apreciação de imagem e leitura do texto: Escola Bauhaus; Sugestão de pesquisa: - Escola de Arte Bauhaus - - O Que É Cenografia? ATIVIDADE 1 - Observe a cenografia do teatro de animação; Responda as questoes no seu caderno;ATIVIDADE 2 - Assista o Making of Castelo Rá-Tim-Bum e observe a cenografia, os personagens, o figurino e a iluminação. Registre no seu caderno o que você conseguiu observar sobre como é o: a cenografia, os personagens, o figurino e a iluminação. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
Referências:
|
Conheça o cenógrafo, profissional que cria
cenários de todos os tipos e gostos - Tribunal Superior do Trabalho.
http://gg.gg/husq1. http://forhaus.com.br/escola-de-arquitetura-bauhaus/ Escola de Arte Bauhaus - Cultura Genial. https://www.culturagenial.com/bauhaus/.; O Que É Cenografia? - Fósforo. https://fosforocenografia.com.br/o-que-e-cenografia/. https://www.funarte.gov.br/teatro/funarte-leva-ao-df-a-diversidade-do-teatro-de-animacao-no-Making
of Castelo Rá-Tim-Bum! - TV Cultura. https://www.youtube.com/watch?v=tugZDzr48f0. brasil/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações:
|
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário