segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Estilos visuais de culturas indígenas e africanas

 

Prof.Denny

Estudantes, antes de iniciar a atividade de hoje, vamos recordar o que você fez na atividade anterior : Retomada: você apreciou o TEATRO ENCENAÇÃO CULTURAL DO PARÁ; ATOR INDÍGENA BRASILEIRO LEVA PRÊMIO NO FESTIVAL DE LOCARNO; Atividade: respondeu as questões;

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Estilos visuais de culturas indígenas e africanas

Objetivo geral

Analisar diferentes estilos visuais de culturas indígenas (brasileiras e latino americanas) e africanas

Estudante, nesta situação de aprendizagem, você vai levantar os conhecimentos prévios, ampliar repertório, momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas. Você vai entrar em contato com obras de diferentes épocas e ampliar experiências com diferentes contextos e práticas artísticos- visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório imagético. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação recupere seus registros.

Para ampliação de seu repertório ler e apreciar a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

DESENHO - Técnica de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. É composta por criar formas com linhas, pontos, etc.



PINTURA - técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede.

MODELAGEM - Técnica baseada em moldar manualmente materiais flexíveis e modeláveis, dando-lhes forma tridimensional.


ESCULTURAS - Objetos tridimensionais, obtidos por meio da manipulação e utilização de ferramentas e manipulação de materiais sólidos, rígidos, maleáveis e/ou moldáveis.

 

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: ponto, linha, forma, textura, volume, escala e cor. É o que dá significado ao trabalho do artista.

 ATIVIDADE 1 - SONDAGEM

 O que você sabe a respeito de desenho, pintura, escultura, modelagem e outras modalidades e, a seu critério, sobre os elementos constitutivos dessas modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas/períodos.

Reflita sobre essas questões:

Ø  Considerando a pintura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

Ø  Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?

 ATIVIDADE 2 - APRECIAÇÃO

Estudante analise os vídeos: “Arte Indígena”, “Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea” e “Arte Africana - da arte rupestre à época moderna”,

Esta atividade tem como foco apreciar e analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades, em diferentes contextos e práticas artístico-visuais, realizadas pelas culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.

Durante a apreciação, pense nos conceitos trabalhados na atividade anterior. É importante que você faça anotações.

Sugiro as seguintes observações:

Ø  Os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades;

Ø  Os contextos e práticas artístico-visuais;

Ø  A época;

Ø  A capacidade dos povos em simbolizar imagens.

 Aprecie os Vídeos:

Arte indígena | Nossa História: Hábitos e Cultura


Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea -

Informa | Arte Indígena Contemporânea em Foco


Arte Africana - da arte rupestre à época moderna -  Arte Africana | Arte Rupestre |

 

Para saber mais:

Arte africana - Disponível em: http://gg.gg/hvy75.  

Os       povos indígenas      na       América         Latina -          

Disponível    em: http://gg.gg/hvy72.  

MIRA! - Artes Visuais Contemporâneas Indígenas - Disponível em: http://gg.gg/hvy6x.

ATIVIDADE 3 - AÇÃO EXPRESSIVA I

Estudantes, este é o momento de pesquisar e analisar as modalidades de pintura e os seus elementos constitutivos, das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.  Faça pesquisa sobre pinturas corporais dos povos das culturas indígenas brasileira,Indígenas latino-americanas. Nesta atividade o foco é a pintura corporal e sua materialidade, o suporte, as ferramentas, os procedimentos e os materiais usados.

 a pesquisa:

Ø  Quais as funções da pintura corporal dentro das culturas indígenas (brasileira e latina- americana) e africanas?

Ø  Que tipo de tintas esses povos utiliza na pintura corporal?

Ø  Quais os significados das cores utilizadas na pintura corporal desses povos?

Ø  Quais ferramentas esses povos utilizam para realizar as pinturas corporais?

Ø  São pinturas que possuem significados ou são decorativas?

É importante a necessidade de incluir nessa pesquisa o seu ponto de vista sobre essas culturas. Comece a ser pesquisador, em busca de imagens de pinturas corporais que representam essas culturas em diferentes épocas, inclusive nos dias de hoje. Você acha que nos tempos atuais existe pintura corporal.

 ATIVIDADE

Esta parte da pesquisa  deve resultar em, no mínimo, três imagens (impressas, recortadas ou desenhadas em papel sulfite), sendo: uma da cultura indígena brasileira, uma da cultura indígena latino-americana e uma da cultura africana.

As três imagens podem estar na mesma folha de papel sulfite, contanto que sejam identificadas. Na sequência, CONSTRUIR UM PAINEL E DAR UM TÍTULO PARA O MESMO.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF08AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de culturas indígenas (brasileiras e latino americanas) e africanas, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro brasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Metodologia:

Retomada: você apreciou o TEATRO ENCENAÇÃO CULTURAL DO PARÁ; ATOR INDÍGENA BRASILEIRO LEVA PRÊMIO NO FESTIVAL DE LOCARNO; Atividade: respondeu as questões; Para ampliação de seu repertório ler e apreciar a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.DESENHO, PINTURA, MODELAGEM,ESCULTURAS, ELEMENTOS CONSTITUTIVOS;

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM- Reflita sobre as questões;ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO - Durante a apreciação pense nos conceitos trabalhados na atividade anterior. É importante que você faça anotações.Leia as Sugestões de observações;Aprecie os Vídeos: 

Arte Indígena - Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea; Arte Africana - da arte rupestre à época moderna; Para saber mais:

Arte africana - Os         povos  indígenas         na        América Latina  -MIRA! - Artes Visuais Contemporâneas Indígenas

ATIVIDADE 3 - AÇÃO EXPRESSIVA IFaça pesquisa sobre pinturas corporais dos povos das culturas indígenas brasileiras Indígenas latino-americanas. Nesta atividade o foco é a pintura corporal e sua materialidade, o suporte, as ferramentas, os procedimentos e os materiais usados; ATIVIDADE: CONSTRUIR UM PAINEL E DAR UM TÍTULO PARA O MESMO.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Arte Indígena - Arte indígena Latino-americana

Arte Africana - da arte rupestre à época moderna 

Para saber mais:

Arte africana - Disponível em: http://gg.gg/hvy75.  

Os       povos indígenas      na       América         Latina -          

Disponível    em: http://gg.gg/hvy72.  

MIRA! - Artes Visuais Contemporâneas Indígenas - Disponível em: http://gg.gg/hvy6x.

Caderno do aluno.

Observações:

 

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo conteúdo do Blog, contribui e enriquece o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir