Prof. Denny - Arte
ESTUDANTES,vamos continuar a Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado |
Poéticas pessoais - Boneca Abayomi |
Objetivo Geral |
Contextos e práticas ● Poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro. |
Poética pessoal
Perceber poéticas visuais é viajar pelas obras dos artistas e captar suas marcas pessoais. Muitos caminhos na linguagem das artes visuais podem ser percorridos com essa intenção. Selecionei, nesta proposição, a fotografia, confecção de boneca Abayomi. Compreendida como mote para mergulhar nas poéticas de artistas que trabalham com ela.
Oficina que valoriza a realidade multirracial brasileira através da confecção de boneca Abayomi. Uma boneca negra, feita a partir de retalhos trançados, enrolados e amarrados, contando apenas com tesoura, sem cola e costura. Nas palavras de sua criadora, Lena Martins, “uma bandeira poética”, uma forma de construir identidades e maneiras de ser e fazer arte com o que a vida nos oferece.
Como Fazer Boneca Abayomi
Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa. A lenda e a confecção dessas bonecas podem gerar momentos de reflexão na turma sobre a cultura quilombola e as condições nas quais os povos escravizados foram trazidos da África para o Brasil. Veja como, a seguir:
Separe o material disponível em sua casa e tente fazer a Boneca Abayomi
Material: Lenda das Abayomis,
retalhos de tecidos em tiras, tesoura.
A lenda das Abayomis
Quando os negros vieram da África para o
Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil
a bordo dos tumbeiros, navios de pequeno porte que realizavam o transporte de
escravos. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos
adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de
pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como
amuleto de proteção para as crianças brincarem. As bonecas, símbolo de
resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro
precioso”, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja
população habita parte de Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Quando você
dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está
oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.
Mas, precisamos conhecer a história. Como surge a Boneca Abayomi no Brasil?
O ano de 1980 é marcado pelo contexto do
Movimento Negro, momento em que se organizava a marcha para lembrar os 100 anos
da abolição. A educadora popular e militante, Waldilena Martins, ou como é mais
conhecida, Lena Martins, inicia a confecção de Bonecas Abayomi no Brasil. Os
anos 80, também, são marcados pela questão ecológica. Abraçando essas questões,
movimento negro e ecologia, a educadora propõe utilizar essa ferramenta
popular, a boneca, feita com retalhos de tecido como forma de produzir
conscientização social.
A aceitação foi tanta que em 1987, Lena junto
com outras mulheres, fundaram a linda Cooperativa Abayomi. Com a proposta de
ser um espaço que mantenha um diálogo constante com os movimentos negro,
estudantil, sindical e religioso, a cooperativa integra uma rede nacional
contra a violência à mulher e da rede de mulheres negras latino-caribenhas.
Integram a Cooperativa mulheres educadoras, psicólogas, terapeutas, que
desenvolvem um trabalho de conscientização do indivíduo.
As bonecas Abayomi são sempre negras, já que
representam a cultura Africana, e suas personagens podem contar inúmeras
histórias. O que interessa é contextualizar a história da África e afro-brasileira
e as inúmeras mobilizações sociais por trás dessas pequenas bonequinhas:
violência, racismo, sexismo, etc.
Antes de confeccionar essas bonequinhas é
muito importante contar a verdadeira história do Continente Africano. Um
continente com 54 países, com riquezas como diamante, ouro, platina, cromo,
antimônio entre outros; repleto de histórias de reinos poderosos, reis,
rainhas, e muito mais. Revele a verdadeira história que anda tão distante dos
nossos livros didáticos. Depois disso, ensine a confeccionar a boneca Abayomi,
símbolo de resistência de um povo poderoso. Dessa forma, você estará
contribuindo para que criemos relações mais iguais e proporcionando às crianças
negras a oportunidade de desenvolver uma identidade mais positiva.
Todos nós só temos a ganhar quando
possibilitamos o encontro com a diversidade de histórias e culturas que compõem
o povo brasileiro. Um exercício vital para a formação de uma sociedade mais
equânime.
Habilidades
cognitivas |
(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
(EF08AR25) Investigar, identificar e
analisar poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no
contexto paulista e brasileiro, relacionando o teatro às diferentes dimensões
da vida em sociedade e aprimorando a capacidade de apreciação estética. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos de apoio propostos |
LEITURA DO TEXTO: Poética pessoal; APRECIAR vídeo: Como Fazer Boneca Abayomi; Material: Lenda das Abayomis, retalhos de tecidos em tiras, tesoura; Separe o material disponível em sua casa e tente fazer a Boneca Abayomi.;Leitura do texto: A lenda das Abayomis; Como surge a Boneca Abayomi no Brasil. |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
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Referências |
Como Fazer Boneca Abayomi - https://youtu.be/wD7z27RjeNc https://www.portalmorada.com.br http://professorfontesarte.blogspot.com SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
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