PROF. Denny - Arte
Estudantes, vamos continuar o nosso estudo , na atividade de hoje você vai Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe.
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Linguagens artísticas na produção de um
videoclipe |
Objetivo
Geral |
Relacionar as diversas linguagens
artísticas na produção de um videoclipe |
TEMA: PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES
E PROFISSIONAIS
• Produtor musical – Responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores, e por participar de todo o processo da produção;
Trata-se de uma carreira
versátil que quando está para a criação é responsável por combinação, avaliando
músicos que farão parte de determinado projeto. Muitos produtores musicais não
são arranjadores conceitualmente, alguns sequer são versados da tradição
musical escrita e mesmo assim consolidam ideias musicais verbalmente.
PRODUTOR MUSICAL: O QUE FAZ E POR QUE É IMPORTANTE PARA UM CD?
Ao longo de muitos anos o produtor musical conquistou
seu espaço, ganhando prêmios e ajudando artistas a alcançar o sucesso com hits inesquecíveis e
canções sensacionais.
George Martin fez história
produzindo os álbuns dos Beatles, Terry Date fez história
com o Pantera, Quincy Jones fez
história com mais artistas do que eu consigo contar e por aí vai.
Com a evolução dos métodos (uma ajuda
do Thomas Edison) e vários outros
engenheiros brilhantes, chegamos a gravação como conhecemos, uma mistura da
gravação elétrica com a magnética (que depois se tornou digital).
Mesa Som Digital
Behringer X32
Nem sempre um produtor musical é um músico espetacular. Rick Rubin sequer toca um instrumento.
Rick Rubin (já trabalhou com Metallica, System of a Down, Red Hot Chilli Peppers, Black Sabbath e muitos outros artistas).
Em um trabalho com uma produção
musical de verdade, ou seja, não é um cara que só vai gravar mixar e masterizar a
sua banda (isso não é produzir), o produtor musical parte de um princípio,
uma visão.
É essa visão que ele segue ao longo do álbum
e todos os esforços são feitos para alcançar essa visão.
Talvez essa seja o melhor resumo do que é a “arte de produzir”, fazer todos os esforços necessários para seguir a sua visão para o trabalho, tirar o máximo dos músicos e entregar hits inesquecíveis para as massas.
Atividade 6:
Ação expressiva VI
Momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical. Logo após, observe a ficha 4, escolha um tema, divida o trabalho entre os colegas da sua turma, colocando o nome de cada um no processo de criação.
Links: pagina 92 CADERNO DO ALUNO
Música: O sol e a lua. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HbIC6c3p3Qo
“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk
Os Bastidores - MK Produção Executiva
ATIVIDADE
Anotações
Logo após, observe a ficha 4, escolha um tema, divida o trabalho entre os colegas da sua turma, colocando o nome de cada um no processo de criação.
Projetando a ação produção de um vídeo clipe
PRODUZIR UM VIDEO CLIPE
Habilidades
cognitivas |
Compreender e relacionar as diversas
linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projeto artístico.As atividades proposta estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB: D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Neste volume, o estudante vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa interface com recursos tecnológicos, mídias digitais em produção artística relacionadas com o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (audiovisual - videoclipe). |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
RETOMADA: Orientações sobre o projeto: você continua a pensar no seu projeto, Percurso de criação pessoal. Você Assistiu O videoclipe; Escolha um formato para o videoclipe. Leu o texto: preparação do conteúdo de um bom vídeo; Assistiu ao vídeo: Como Criar Vídeos RÁPIDO e FÁCIL (Sem Baixar Programas); ATIVIDADE: Pensou em um roteiro de vídeo que você gostaria de produzir. Qual formato você gostaria de realizar o seu videoclipe? Registrou no seu caderno as suas ideias;TEMA: PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES E PROFISSIONAIS; Leitura do texto: PRODUTOR MUSICAL: O QUE FAZ E POR QUE É IMPORTANTE PARA UM CD; APRECIACAO DE IMAGENS, LEITURA DO TEXTO: Rick Rubin; A arte - produção musical; Atividade 6: Ação expressiva VI - Momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical - Links: pagina 92 CADERNO DO ALUNO; APRECIAÇAO DE VIDEO: Os Bastidores - MK Produção Executiva; ATIVIDADE: FICHA 4 – TÍTULO DO PROJETO ARTE pagina 93 –Anotações; Desafio - Projetando a ação produção de um vídeo clipe - PRODUZIR UM VIDEO CLIPE. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
http://fabiomazzeu.com/produtor-musical/ Links: pagina 92 CADERNO DO ALUNO Música: Na sua estante. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY Música: O sol e a lua. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HbIC6c3p3Qo Música: All About That Bass. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk Os Bastidores - MK Produção Executiva https://youtu.be/ijEoXFzBTeE SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor: ArteSEE/SP. Secretaria da Educação. Caderno do Professor, Orientações Curriculares e Didáticas de Arte do 3º ano do Ensino Médio.Base Nacional Comum Curricular MEC/SEBMatriz curricular, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário