sexta-feira, 2 de outubro de 2020

PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES E PROFISSIONAIS

 PROF. Denny - Arte

Estudantes, vamos continuar o nosso estudo , na atividade de hoje você vai  Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe.

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Linguagens artísticas na produção de um videoclipe

Objetivo Geral

Relacionar as diversas linguagens artísticas na produção de um videoclipe

TEMA: PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES E PROFISSIONAIS

• Produtor musical – Responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores, e por participar de todo o processo da produção;

Trata-se de uma carreira versátil que quando está para a criação é responsável por combinação, avaliando músicos que farão parte de determinado projeto. Muitos produtores musicais não são arranjadores conceitualmente, alguns sequer são versados da tradição musical escrita e mesmo assim consolidam ideias musicais verbalmente.

PRODUTOR MUSICAL: O QUE FAZ E POR QUE É IMPORTANTE PARA UM CD?

Ao longo de muitos anos o produtor musical conquistou seu espaço, ganhando prêmios e ajudando artistas a alcançar o sucesso com hits inesquecíveis e canções sensacionais.

George Martin fez história produzindo os álbuns dos BeatlesTerry Date fez história com o Pantera, Quincy Jones fez história com mais artistas do que eu consigo contar e por aí vai.

Com a evolução dos métodos (uma ajuda do Thomas Edison) e vários outros engenheiros brilhantes, chegamos a gravação como conhecemos, uma mistura da gravação elétrica com a magnética (que depois se tornou digital).

 Gravador de fita Studer A800 MKII 

 


Mesa Som Digital Behringer X32

 

Nem sempre um produtor musical é um músico espetacular. Rick Rubin sequer toca um instrumento.

Rick Rubin (já trabalhou com Metallica, System of a Down, Red Hot Chilli Peppers, Black Sabbath e muitos outros artistas).



O que um produtor precisa é enxergar além do óbvio. Se no processo dominar teoria musical, DAW`s, processamentos e mais loucuras, melhor ainda.

 A arte - produção musical

Em um trabalho com uma produção musical de verdade, ou seja, não é um cara que só vai gravar mixar e masterizar a sua banda (isso não é produzir), o produtor musical parte de um princípio, uma visão.

É essa visão que ele segue ao longo do álbum e todos os esforços são feitos para alcançar essa visão.

Talvez essa seja o melhor resumo do que é a “arte de produzir”, fazer todos os esforços necessários para seguir a sua visão para o trabalho, tirar o máximo dos músicos e entregar hits inesquecíveis para as massas.

Atividade 6: Ação expressiva VI

Momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical. Logo após, observe a ficha 4, escolha um tema, divida o trabalho entre os colegas da sua turma, colocando o nome de cada um no processo de criação.

 Links: pagina 92 CADERNO DO ALUNO

 Música: Na sua estante. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY

 Música: O sol e a lua. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HbIC6c3p3Qo

 Música: All About That Bass. 

“Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk

Os Bastidores - MK Produção Executiva



ATIVIDADE

 FICHA 4 – TÍTULO DO PROJETO ARTE pagina 93

Anotações

Logo após, observe a ficha 4, escolha um tema, divida o trabalho entre os colegas da sua turma, colocando o nome de cada um no processo de criação.

 Desafio

Projetando a ação produção de um vídeo clipe

PRODUZIR UM VIDEO CLIPE

Habilidades cognitivas

Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projeto artístico.As atividades proposta estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB: D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Neste volume, o estudante vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa interface com recursos tecnológicos, mídias digitais em produção artística relacionadas com o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (audiovisual - videoclipe).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 25/09/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

RETOMADA: Orientações sobre o projeto: você continua a pensar no seu projeto, Percurso de criação pessoal.  Você Assistiu O videoclipe; Escolha um formato para o videoclipe. Leu o texto: preparação do conteúdo de um bom vídeo; Assistiu ao vídeo: Como Criar Vídeos RÁPIDO e FÁCIL (Sem Baixar Programas); ATIVIDADE: Pensou em um roteiro de vídeo que você gostaria de produzir. Qual formato você gostaria de realizar o seu videoclipe?  Registrou no seu caderno as suas ideias;TEMA: PRODUÇÃO MUSICAL – PROFISSÕES E PROFISSIONAIS; Leitura do texto: PRODUTOR MUSICAL: O QUE FAZ E POR QUE É IMPORTANTE PARA UM CD; APRECIACAO DE IMAGENS, LEITURA DO TEXTO: Rick Rubin; A arte - produção musical; Atividade 6: Ação expressiva VI - Momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical - Links: pagina 92 CADERNO DO ALUNO; APRECIAÇAO DE VIDEO: Os Bastidores - MK Produção Executiva; ATIVIDADE: FICHA 4 – TÍTULO DO PROJETO ARTE pagina 93 –Anotações; Desafio - Projetando a ação produção de um vídeo clipe - PRODUZIR UM VIDEO CLIPE.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

 

Referências

http://fabiomazzeu.com/produtor-musical/

Links: pagina 92 CADERNO DO ALUNO

Música: Na sua estante.

“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY

 Música: O sol e a lua.

“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HbIC6c3p3Qo

Música: All About That Bass.

“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7PCkvCPvDXk

Os Bastidores - MK Produção Executiva https://youtu.be/ijEoXFzBTeE

SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor: ArteSEE/SP. Secretaria da Educação. Caderno do Professor, Orientações Curriculares e Didáticas de Arte do 3º ano do Ensino Médio.Base Nacional Comum Curricular MEC/SEBMatriz curricular, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário