segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança

 Prof Denny - Arte

Estudante, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações, revisão e estudos dos conceitos aprendidos, investigação e fazeres em Arte. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.

Objetivo geral

Analisar a mediação cultural e o diálogo entre o público

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Curador: o profissional é o “curador de arte” que primeiramente faz uma análise e seleciona as obras de arte que vão compor a exposição, sejam pinturas, fotografias ou esculturas. Também organiza o local e cuida dessas obras durante a exposição.

De que maneiras as informações sobre eventos culturais podem chegar ao público: através da produção, divulgação e distribuição de folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos, cartões postais, jornais, guias, revistas e/ou livros contendo programações culturais.

Mostra Cultural Escolar: é um evento em que estudantes e professores, de forma protagonista, planejam, apresentam e socializam experiências estéticas e artísticas, de conhecimentos e aprendizagens, vivenciadas em seus processos de criação, em todas as áreas da cultura (dança música, teatro e artes visuais).

Mediação Cultural: refere-se a todas as maneiras em que a informação é comunicada aos visitantes/público de um sítio educativo, natural ou de lazer, tal como um museu, um parque ou um centro de ciências.

Mediação cultural refere-se a todas as maneiras de interligação entre um objeto, espaço ou ambiente dotado de significado ao seu usuário. Esse processo configura-se em um papel ativo e transformador na construção do conhecimento, no qual a instância mediadora possui a responsabilidade de tornar possível a compreensão dos recursos informacionais em questão.

A mediação cultural pode ser realizada em museus, lugares históricos, parques, galerias de arte, zoológicosaquáriosjardins botânicos, reservas naturais e uma série de outros patrimônios culturais. As modalidades de mediação podem ser extremamente variadas podendo incluir caminhadas guiadas, palestrasteatro, mostras, placas, etiquetas, obras de arte, folhetos, montagens interativas, audioguias e meios audiovisuais.

Aqueles que praticam a mediação cultural podem incluir guardas-florestais, guias, naturalistasatores (que podem vestir-se em trajes de época e fazer reconstituições), curadores de museus, guias conferencistas, comunicadores, professores, educadores, funcionários de serviços de visita, intérpretes e uma série de outros profissionais. O processo de mediação é frequentemente auxiliado por novas tecnologias tais como técnicas de visualização.

assista ao video : Mediação de Arte



ATIVIDADE

Em seguida, faça a produção do cartaz de divulgação por meio impresso e/ou digital abuse da criatividade para divulgar a Mostra Cultural. Lembre se de algumas informações são imprescindíveis data, local, nome da Mostra, horário.

Material de divulgação impressa – providenciem materiais plásticos (cola, tesoura, pincel, régua, tinta, canetas hidrográficas, lápis de cor, giz de cera, diversos tipos de papéis, revistas para recortes etc.).

BOM TRABALHO! Abuse da criatividade

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.

Metodologia:

Retomada: Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Curador: De que maneiras as informações sobre eventos culturais podem chegar ao público; Mostra Cultural Escolar; Mediação Cultural; assista ao vídeo: Mediação de Arte; Em seguida, a produção dos cartazes de divulgação por meio impresso e/ou digital, Material de divulgação impressa.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

Mediação de Arte;https://youtu.be/qjSn2UKKgL0

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

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