Prof Denny - ARTE
Estudante,
você vai entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos
tecnológicos – mídias
digitais em produção
artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto
de hibridismo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro,
ampliando assim as possibilidades de escolha
na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada
de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e
competências do século XXI.
Conteúdo/temaConhecimento priorizado |
Mídias digitais em produção artística, |
Objetivo geral |
Planejar o que irá produzir a partir do
tema e das ideias |
Antes de iniciar essa atividade, vamos conversar sobre a importância do teatro, sobre o poder da ferramenta teatral, que possibilita exercitar, expressar suas verdades, seus pensamentos e suas ideias; esta será uma oportunidade única para revelarem sua criatividade com total liberdade. O processo colaborativo é uma ferramenta essencial para estimular o trabalho em grupo, promovendo a solução de conflitos e a valorização de diferentes poéticas pessoais.
O teatro permite um desenvolvimento pessoal único,
pois trabalhar sua postura em público dá maior consciência e domínio de seu
corpo e sua voz e, como consequência, maior desenvoltura em qualquer campo
futuro de atuação. Sendo assim, o aprendizado
propiciado por estas atividades será útil, não só nesta proposta em Arte para a
3ª série do Ensino Médio,
como também para a futura
carreira profissional do aluno, num mercado que exige cada vez mais
expressão e criatividade.
A proposta final consiste num grupo produzir um vídeo que permita a interação dos atores com o que está sendo projetado ao fundo. O vídeo deve ser desafiador para que os atores possam interagir com os cenários e as situações.
ASSISTA AO VIDEO
FORD KA – Dirija Minha História – Fernanda Paes Leme.
Escolha um tema para a experimentação, de preferência que trate de assuntos do cotidiano e que tenha relação com a realidade contemporânea, como, por exemplo, os desejos e conflitos vividos pelas pessoas atuais. Desta forma, espera-se o envolvimento de todos neste processo. Antes da montagem da videoarte, ao vídeo que trata do processo de produção de Projeções Mapeadas.
Reportagem – O que é Projeção Mapeada?
Esse vídeo ilustra bem o quanto os avanços tecnológicos abrem as portas para novos e criativos profissionais. As experiências neles retratadas demonstram o uso de equipamentos e softwares de última geração, assim como exemplos de empresas consolidadas no mercado do entretenimento e empresarial.
Após a apreciação dos vídeos, planeje o que ira produzir a partir do tema eleito e das ideias planejadas. Você deverá providenciar desenhos, músicas, fotos e vídeos – animações ou não – curtos (até 10 segundos), de autoria própria ou coletada na internet, que possam ser utilizados. Além da coleta, diversos softwares de desenho ou de animação podem ser utilizados, ou mesmo imagens capturadas por meio de dispositivos móveis ou filmadoras caseiras.
Providencie
a edição das imagens e vídeos coletados, agrupando-as em uma sequência, que pode ser aleatória ou não. Para essa
tarefa de edição poderão utilizar programas de apresentação como, por exemplo,
Microsoft PowerPoint, Windows Media
Player, Windows Live
Movie Maker ou similares.
1. Abrir o programa Movie Maker (obs.: ele apresenta duas versões – a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?).
Clicar em adicionar vídeos e
fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas. Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível mudar
a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local
em que ela deverá ficar.
Caso queira repetir
a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, basta clicar na foto e
clicar em apagar. Porém, é importante que todas
as imagens, sons e vídeos
que for utilizar
neste projeto estejam
na mesma pasta.
No ícone iniciar, clicar em título
e créditos, para adicionar as informações do projeto. Caso queira mudar a cor de fundo,
letra ou fonte,
também é possível… No ícone Ferramentas de vídeo, é possível marcar
o tempo de passagem da foto, assim como a forma como o texto vai
aparecer – tanto no início,
legenda ou créditos
– se vai surgir pela lateral, vai
deslizar na tela
etc. (eu uso o tempo entre 3 a 4 segundos… depende do que se quer mostrar). Caso tenha texto,
a imagem e o texto devem ter o mesmo tempo;
para isso, no ícone Ferramentas de texto, você terá as opções para adequar o tempo também.
Para colocar música, clicar em adicionar
uma música e escolher um arquivo de música da sua pasta. No ícone Ferramentas de música, você encontra opções
de definição de quando a música
começa ou termina,
por exemplo, ou mesmo de adicionar fade in ou fade out para definir como a música começa ou termina.
No ícone Animações, é possível adicionar como um slide passa para o outro
– tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em “aplicar a todos”.
No ícone Efeitos
Visuais é possível
brincar com as cores e o brilho das fotos.
No ícone Projeto, é possível realçar
música, narração, entre outras coisas.
No ícone Exibir, é apresentado formas de zoom da
tela e layout das
ondas da música.
Ao iniciar um projeto,
clicar em Salvar projeto
– dessa forma
você pode mexer
no vídeo à vontade.
Ao terminar, clicar em Salvar
filme. A partir
desse momento, não será possível mexer nesse novo arquivo,
pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar
no YouTube, por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato Movie Maker, esse sim, você poderá
mudar quantas vezes quiser.
Após o filme pronto, salvo na
sua pasta do computador, entrar na sua conta do Gmail e clicar em Google Apps, depois em YouTube – Meu canal – Enviar
ou Upload.
Selecione o arquivo de vídeo do
filme (obs.: cuidado para não confundir com o arquivo salvo em formato Movie Maker).
Faça o upload,
coloque nome e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é só clicar Em “Publicar” e
divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.
O resultado dessa edição será um único vídeo, que será utilizado para o
momento da projeção, criando a cenografia virtual. Esta será
a experiência dos videoartistas.
Lembre se estudante-ator que você possuem todos os instrumentos possíveis em seu
próprio corpo para improvisar. Deste modo, podem usar a voz, a expressão
facial, os braços, podem se movimentar pular, deitar-se, realizar cenas
inteiras ou momentos e expressões, trabalhar movimentos em concordância ou não com o ritmo das imagens
e dos sons apresentados.
Podem trabalhar num ritmo lentíssimo, refazendo gestos do cotidiano em câmera
lenta, entendendo cada
gesto que normalmente fazem automaticamente. Use a criatividade.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Entender o que é um projeto e seus elementos básicos. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Entender o que é um projeto e seus elementos básicos. |
Metodologia: |
Orientações sobre as atividades. Leitura do texto; mídias digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto de hibridismo; Atividade 3: Ação Expressiva..Assista ao vídeo e aprecie as imagens:FORD KA – Dirija Minha História – Fernanda Paes Leme; Reportagem – O que é Projeção Mapeada? Após a apreciação dos vídeos, planejar o que irá produzir a partir do tema e das ideias; Leia as orientações. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve;
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve;
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
FORD KA – Dirija Minha História – Fernanda
Paes Leme. https://www.youtube.com/watch?v=2xgYHyb0R2E. Reportagem – O que é Projeção Mapeada: https://www.youtube.com/watch?v=EgPnYwJSxZ4. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário