segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Filosofia - Filosofia e Literatura

Olá Alunos!
Atividades de 23/11 a 04/12/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidade Essenciais: Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade.

Roteiro de estudos:

Acesse a videoaula no CMSP para revisão:

https://www.youtube.com/watch?v=4kMvlfbFie8


Das relações entre filosofia e literatura podemos considerar que por vezes a produção literária empenha-se na reflexão filosófica e, por vezes, a reflexão filosófica é apresentada na produção literária. Há ainda, casos em que filósofos buscam na literatura elementos, matéria para a reflexão filosófica, pois a literatura, por vezes, ilustra conceitos filosóficos. Voltaire, no “dicionário filosófico”, procura refletir sobre questões da vida comum trazendo uma linguagem pedagógica acessível. O verbete “amor-próprio”, por exemplo, tem o sentido de mostrar a dificuldade de definir elementos da subjetividade.

Faça a leitura, pg. 89:


O conto “O enfermeiro” de Machado de Assis apresenta questões acerca da moralidade e de como as nossas convicções podem ser flexíveis quando se trata de sobrevivência.


Leia nas páginas 90,91 e 92 do caderno do aluno ou assista:


Agora, leia o fragmento da obra “O príncipe” de Maquiavel, que apresenta a política como “cenário” privilegiado para a manifestação da astúcia.

Atividades:

1) Realize a leitura do fragmento de “Amor Próprio” e reflita o que se entende por “amor próprio” e em que sentido o exemplo do mendigo e do faquir apresentam potencial para revelar elementos capazes de contribuir para o entendimento sobre o tema. Registre os principais pontos da discussão.

2) No conto “O enfermeiro” de Machado de Assis, o enfermeiro se defende e, neste percurso de auto proteger-se, revela uma condição humana? Explique.

3) A partir destas leituras, escreva um comentário sobre aspectos relativos ao comportamento humano no fragmento de texto de Maquiavel e no conto de Machado de Assis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário