segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Filosofia - Comparação do discurso filosófico com a produção literária

Olá Alunos!
Atividades da semana de 09 a 20/11/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidade Essenciais: Ler, compreender e interpretar textos filosóficos.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade.

Roteiro de estudos:


Se, de um lado,
a Filosofia não é uma ciência, ao menos não no sentido em que se usa a palavra para designar tradições empíricas de pesquisa voltadas para a construção de modelos abstratos dos fenômenos, e se não é, também, uma das belas artes, no sentido poético de ser uma atividade voltada especificamente para a criação de objetos concretos, de outro lado, a Filosofia sempre teve conexões íntimas e duradouras com os resultados das ciências e das artes e, no esforço de pensar seus fundamentos, muitas vezes foi além delas, abrindo campos para novos saberes e novas experiências (...). Ademais, dada a sua materialização como escrita, muitas vezes de beleza e vigor poéticos incomparáveis, não chega a ser inédito que alguns a aproximem da Literatura...
Conhecimentos de Filosofia PCN – Ensino Médio

Fragmento 1: “(...) - Vai entender. Os fatos explicarão melhor os sentimentos: os fatos são tudo. A melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada.”

Fonte: Machado de Assis. O espelho. Disponível em:

 

Fragmento 2: “Todos os objetos da razão ou da investigação humanas podem dividir-se naturalmente em dois gêneros, a saber: relações de ideias e de fatos.

Ao primeiro pertencem as ciências da geometria, da álgebra e da aritmética e, numa palavra, toda afirmação que é intuitivamente ou demonstrativamente certa.

Que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos dois lados, é uma proposição que exprime uma relação entre estas figuras. Que três vezes cinco é igual à metade de trinta exprime uma relação entre estes números. As proposições deste gênero podem descobrir-se pela simples operação do pensamento e não dependem de algo existente em alguma parte do universo. (...) Os fatos, que são os segundos objetos da razão humana, não são determinados da mesma maneira, (...) O contrário de um fato qualquer é sempre possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com a realidade. Que o sol não nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais contradição do que a afirmação que ele nascerá.”

Fonte: Ensaio Sobre o Entendimento Humano. Autor: David Hum. Homepage do grupo: http://br.egroups.com/group/acro- polis/

Atividades:
1) Faça uma análise da imagem. O que o livro representa? O que podemos contar através dos livros? O que é contado em livro fica no livro? Perguntas para te ajudar a analisar.
2) No Fragmento 1, quem é o autor? Já escutou falar dele? Partindo desse fragmento, poderíamos dizer que se trata de uma obra literária ou filosófica?
3) No Fragmento 2, quem é o autor? Já escutou falar dele? Partindo desse fragmento, poderíamos dizer que se trata de uma obra literária ou filosófica?
4) Ainda, observando o Fragmento 2, o autor compara os objetos da razão com quais elementos? Seria elementos da natureza ou da matemática? Explique.


Links dos sites acessados para essa aula:

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