segunda-feira, 16 de novembro de 2020

GEO - Biodiversidade Brasileira

 Olá Alunos!
Atividades da semana de 16 a 27/11/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades Essenciais: (EF07GE12) Descrever a organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), comparar os tipos de Unidades de Conservação e discutir as práticas de conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.
Competências Socioemocionais: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: (EF07GE23) Avaliar a importância da distribuição dos recursos naturais e da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros.

Roteiro de estudos:

Assista o videoaula em:

*Para retomada do assunto e sondagem, assistir o videoaula.



Assista o vídeo: O Valor das Unidades de Conservação para a Sociedade Brasileira




Objetivos do SNUC:

 

Há quatro finalidades principais das unidades de conservação: conservação da natureza, aproveitamento público, pesquisa científica e uso econômico sustentável.

Segundo o Art. 4 da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, O SNUC objetiva a conservação da natureza no Brasil. Especificamente, fornece mecanismos legais às esferas governamentais federal, estadual e municipal e à iniciativa privada:

Art. 4º O SNUC tem os seguintes objetivos:

- contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais;

- proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional;

- contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;

- promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;

- promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento;

- proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica;

- proteger as características de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, paleontológica e cultural;

- proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos;

- recuperar ou restaurar ecossistemas degradados;

- proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;

- valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica;

- favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico;

- proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

As unidades de conservação podem ser:

- Públicas ou Privadas: A grande maioria das UC são públicas, mas podem ser privadas, como as RPPN;

- Federais, Estaduais ou Municipais;

- De preservação (proibição de uso econômico direto) ou de conservação (possibilidade de uso econômico direto).

As 12 categorias de unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas de manejo e tipos de uso: as unidades de proteção integral e as unidades de uso sustentável.


Unidades de Uso Sustentável

Área de Proteção Ambiental (APA): área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos naturais, estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações.

Área de Relevante Interesse Ecológico: área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana e com características naturais singulares, cujo objetivo é manter ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas.

Floresta: área com cobertura florestal onde predominam espécies nativas, cujo principal objetivo é o uso sustentável e diversificado dos recursos florestais e a pesquisa científica.

Reserva Extrativista: área natural com o objetivo principal de proteger os meios, a vida e a cultura de populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, ao mesmo tempo, assegurar o uso sustentável dos recursos naturais existentes.

Reserva de Fauna: área com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, onde são incentivados estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável dos recursos faunísticos.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável: área natural onde vivem populações tradicionais que se baseiam em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.

Reserva Particular do Patrimônio Natural: área privada criada para proteger a biodiversidade a partir de iniciativa do proprietário.

Refúgio de Vida Silvestre: ambiente natural onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Permite a existência de propriedades privadas em seu interior.


Atividades:

1) Qual a importância dos Sistemas Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a natureza?

2) Que informações o Mapa 1 representa?

3) Em quais estados brasileiros há maior concentração de florestas nacionais?

4) Há alguma das Unidade de Uso Sustentável próximo de onde você mora? Se sim, qual? Se não, qual você gostaria que tivesse?

5) Segundo o objetivo “promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento”, é possível nos dias atuais promover essas ações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário