segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Socio - Diferenças e desigualdades – parte II

Olá Alunos!
Atividades da semana de 16 a 27/11/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades Essenciais: Apreender o que é classe e o que são classes sociais.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Identificar as características da cultura.

Roteiro de estudos:



A princípio pode parecer difícil se enquadrar numa classe social específica.
Você consegue compreender o porquê disso?

Na verdade, são diversos parâmetros sociais que devem ser considerados para o enquadramento de uma pessoa, uma família ou um grupo em determinada classe social, como por exemplo, fatores culturais, educacionais, artísticos, econômicos, entre outros.

As diferenças no padrão de vida apontam também as desigualdades entre os grupos, mas o fator econômico é o mais emblemático. Pois é dele que decorre as possibilidades de uma educação de qualidade, acesso às artes em um amplo espectro e contato com variadas culturas, além das condições anteriores a eles, como, por exemplo, moradia digna e alimentação.

 Mobilidade social


A mobilidade social é um fenômeno da sociedade moderna, hierarquizada em classes, por sua vez definidas pela condição financeira e profissional. A mobilidade consiste na mudança de posição de uma classe para outra.

Conforme a definição do sociólogo Anthony Giddens, mobilidade social é o “deslocamento de indivíduos e grupos entre posições socioeconômicas diferentes”.

A promoção da mobilidade social requer o esforço conjunto de governos e empresas. Os governos têm uma função equalizadora de oferecer acesso a oportunidades a todos os cidadãos.

Mobilidade ascendente: tem como principal caminho a ampliação do tempo de estudo formal, que permite a indivíduos oriundos de famílias pobres conseguirem profissões mais bem remuneradas que seus antepassados.

Mobilidade descendente: tem como principal caminho a perda de renda, é um processo típico de crises econômicas em que o empobrecimento leva famílias a migrarem para classes sociais com piores posições na pirâmide social.

Histórias de superação são muito recorrentes na mídia. Sempre apresentam “a empregada doméstica que comprou uma casa própria, um carro e ainda formou os filhos no ensino superior” ou “o migrante que chegou sem dinheiro em São Paulo e se tornou dono de um império”, como estereótipos de pessoas que “venceram na vida”, pois conseguiram, por meio do trabalho com afinco, ascender socialmente. O problema é que essas pautas não refletem a regra, mas a exceção.

...mesmo objetivo: obter conhecimento e, ao final do percurso, concluírem o Ensino Médio. Porém, olhando atentamente, é possível enxergar quesitos que os diferenciam: gênero, etnia, idade, entre outros.

A estratificação social é estruturada com base em múltiplas variáveis. As principais são renda e ocupação, mas, como apontou Max Weber, além do fator econômico, o status (prestígio) e o poder (capacidade de influência) também compõem esse arranjo e contribuem na hierarquização das posições. Outros fatores que incidem no rendimento afetam a mobilidade social, tais como gênero, idade, etnia, escolaridade.

A desigualdade é o grande empecilho para a mobilidade social. Conforme pesquisa de Wilkinson e Pickett (2009), quanto maior for a desigualdade social em um país, menor será a mobilidade social.

As sociedades modernas, que se desenvolveram com o capitalismo industrial e a formação dos Estados burocráticos, são estruturadas em estratos, isto é, classes sociais. Nelas a mudança de posição socioeconômica é possível. A hierarquia social existe e é rígida, porém, não é imutável.

 
Atividades:

1) Tomando os elementos acima, procure definir, nas linhas abaixo, a que classe social você acredita pertencer, ou outra pessoa, caso não queria usar a si mesmo como objeto de análise?

2) Observe como a pirâmide é a figura geométrica que mais se adequa na representação gráfica de uma sociedade estratificada. Por quê?

3) O que são “classes sociais”?

4) O que é a “estratificação social”?

5) O que é a “mobilidade social”? Conhece alguma história de alguém que “venceu na vida” para me contar?

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