quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 1 MEDIO – 4.º bimestre/2020

 


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

GUIA DE APRENDIZAGEM - 1 MEDIO – 4.º bimestre/2020

Professor: Adenilson Jesus Furlan Componente curricular: ARTE

Justificativa da unidade: Para a série do Ensino Médio apresenta um pensamento curricular em Arte, que se move em diferentes direções de estudo, com trânsito por entre as linguagens da arte, articulando diferentes campos de conhecimento, nomeados como: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais. Desse modo, partindo da combinação dos diferentes caminhos possíveis, abrem-se possibilidades para o mergulho em conceitos, conteúdos e experiências estéticas.

Objetivos institucionais gerais: promover o desenvolvimento das habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, dos modos de documentação em Arte e com a performance contemporânea brasileira. Articular três eixos metodológicos: Criação/produção em arte – o fazer artístico, Fruição estética. Esses três eixos metodológicos, articulam-se com a fundamentação filosófica da proposta com a concepção dos territórios de Arte e Cultura. Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo.

 Atividades didáticas-

TEMA: IN [TER] VENÇÃO: INSTANTÂNEOS POÉTICOS NA ESCOLA

Conteúdos:A intervenção e seu registro como documentação.,Modos de documentação em Arte.,Conceitos, procedimentos     e conteúdos investigados durante o ano.,A performance contemporânea brasileira e o trabalho de Hélio Oiticica.,Batalhas na dança, Breakdance e Hip Hop dance.,Sonoplastia corporal, registro sonoro           e o Tropicalismo.,Material dramatúrgico: diálogos roteirizados, leitura dramática e o Teatro do Absurdo.,Atividade 1: Apreciação,Atividade 2: Ação Expressiva I,O que eu aprendi?

Habilidades cognitivas: recuperação e aprofundamento

Identificar, com base em registros escritos ou imagens, os processos       realizados para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.,Compreender a relação entre o projeto e a realização artística e entre a obra e seu registro.;Elaborar, realizar e documentar intervenções          na escola.; Reconhecer    o desenvolvimento das poéticas pessoais em intervenções cênicas, coreográficas, sonoras e visuais.

 Habilidades cognitivas: essenciais

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.;Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.;Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.;Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na cidade

Atividades autodidáticas:

As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor

Atividades didático-cooperativas:

Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.

Atividades complementares:

Localizar informações explícitas em um texto.;Inferir uma informação implícita em um texto.;Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Critérios de avaliação:

É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.

Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.

Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.

Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural

 Habilidade de Língua Portuguesa:

Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa – ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.

Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.

 Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência          crítica  e responsabilidade.

 Fontes de referência (Professor)

ANUNCIAÇÃO, Aldri. Namíbia, não! Salvador: EDUFBA, 2012. CARDOSO, Ivan. HO. Rio de Janeiro: 1979. Experimental, 13min;FERREIRA, Solange dos Santos Utuari Por toda parte: volume único / Solange dos Santos-Utuari Ferrari... (ET al.). 1. Ed. São Paulo: FTD, 2013. (pg. 272 a 294);MEIA, Beá Percursos da arte: volume único: ensino médio: arte/Beá Meira, Silva Soter, Rafael Presto. –1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2016.;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009. Caderno do Professor - 1ª série do Ensino Médio.;SOUSA, Natália Gonçalves. Em sua monografia a autora escreve O Break Dance no Brasil e na França: uma proposta de definição e tradução de seus principais elementos. Monografia apresentada ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução como requisito obrigatório para a aprovação na disciplina Estágio de Bacharel em francês. Universidade de Brasília UnB. Brasília: 2017. Disponível no link http://bdm.unb.br/handle/10483/19479

Base Nacional Comum Curricular Brasília: Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br. PAN.

 Fontes de referência (Estudante)

Hélio    Oiticica  https://www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww.;Hélio    Oiticica  https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM.;A         História           de        Hélio    Oiticica.          https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8.;As        obras   de        Hélio    Oiticica.                      https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U.;Museu Vivo:    https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ.;Museu Vivo:    https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo.;Metaesquema.           http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4866/metaesquema.;Break-dance   Battle   - https://www.youtube.com/watch?v=9tG-xwv0kw0.;Bruce Almighty VS Neguin | Quarterfinals | Red Bull BC One World Final 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4t-XMblzfGo. Batalha de        'break  dance' em SP. Danças Urbanas: uma história a ser narrada. http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_09.pdf.;Break  Dance,            mas     afinal,  o          que      é isso?;https://www.itu.com.br/cultura/noticia/break-dance;Caetano  Veloso em       detalhes.              http://caetanoendetalle.blogspot.com/2017/11/2017-alexandrino.html. ;Quando a música é também poesia –;“Construção”, de Chico Buarque. http://artecult.com/musica-poesia-construcao/;Letra da música Alexandrino.https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/alexandrino/;Stomp faz música com objetos inusitados e conquista reconhecimento internacional.;https://entretenimento.r7.com/musica/videos/stomp-faz-musica-com;Baianá - Barbatuques | Corpo do Som. https://www.youtube.com/watch?v=KHyzrYBACcg.;Namíbia, Não! https://www.youtube.com/watch?v=Bx1Olkh8JXY;Espetáculo      Namíbia,         Não! https://www.youtube.com/watch?v=i9UiPo0WQYQ.  https://www.youtube.com/watch?v=cNc66UtUuPM .;Materiais de pesquisa disponíveis em casa, Caderno do aluno , Centro de mídias SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário