GUIA DE APRENDIZAGEM - 1 MEDIO – 4.º bimestre/2020
Professor: Adenilson Jesus Furlan Componente curricular: ARTE
Justificativa da unidade: Para a 1ª série do Ensino Médio apresenta um pensamento curricular em Arte, que se move em diferentes direções de estudo, com trânsito por entre as linguagens da arte, articulando diferentes campos de conhecimento, nomeados como: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais. Desse modo, partindo da combinação dos diferentes caminhos possíveis, abrem-se possibilidades para o mergulho em conceitos, conteúdos e experiências estéticas.
Objetivos
institucionais gerais: promover o desenvolvimento das habilidades
propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, dos modos de documentação em Arte e com a performance
contemporânea brasileira. Articular três eixos metodológicos:
Criação/produção em arte – o fazer artístico, Fruição estética. Esses três
eixos metodológicos, articulam-se com a fundamentação filosófica da proposta
com a concepção dos territórios de Arte e Cultura.
Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o
ano letivo.
TEMA:
IN [TER] VENÇÃO: INSTANTÂNEOS POÉTICOS NA ESCOLA
Conteúdos:A intervenção e seu registro como documentação.,Modos de documentação em Arte.,Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano.,A performance contemporânea brasileira e o trabalho de Hélio Oiticica.,Batalhas na dança, Breakdance e Hip Hop dance.,Sonoplastia corporal, registro sonoro e o Tropicalismo.,Material dramatúrgico: diálogos roteirizados, leitura dramática e o Teatro do Absurdo.,Atividade 1: Apreciação,Atividade 2: Ação Expressiva I,O que eu aprendi?
Habilidades cognitivas: recuperação e aprofundamento
Identificar, com base em registros escritos ou imagens, os processos já realizados para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.,Compreender a relação entre o projeto e a realização artística e entre a obra e seu registro.;Elaborar, realizar e documentar intervenções na escola.; Reconhecer o desenvolvimento das poéticas pessoais em intervenções cênicas, coreográficas, sonoras e visuais.
Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.;Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.;Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.;Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na cidade
Atividades
autodidáticas:
As
atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas
no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook
profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para
tirar suas dúvidas. As aulas propostas
pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor.
Atividades complementares:
Localizar informações explícitas em um texto.;Inferir uma informação implícita em um texto.;Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação:
É
importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das
atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final
de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o
que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção
de um portfólio com toda produção artística.
A
avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e
continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir
diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através
das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e
Facebook profissional do professor.
Recuperação
em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de
comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os
objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da
disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no
PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para
propor soluções.
Para
os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega
no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material
impresso aos estudantes.
Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural
Analisar
textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não
verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa
– ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.
Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.
ANUNCIAÇÃO, Aldri. Namíbia, não! Salvador: EDUFBA, 2012. CARDOSO, Ivan. HO. Rio de Janeiro: 1979. Experimental, 13min;FERREIRA, Solange dos Santos Utuari – Por toda parte: volume único / Solange dos Santos-Utuari Ferrari... (ET al.). – 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2013. (pg. 272 a 294);MEIA, Beá – Percursos da arte: volume único: ensino médio: arte/Beá Meira, Silva Soter, Rafael Presto. –1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2016.;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009. Caderno do Professor - 1ª série do Ensino Médio.;SOUSA, Natália Gonçalves. Em sua monografia a autora escreve O Break Dance no Brasil e na França: uma proposta de definição e tradução de seus principais elementos. Monografia apresentada ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução como requisito obrigatório para a aprovação na disciplina Estágio de Bacharel em francês. Universidade de Brasília – UnB. Brasília: 2017. Disponível no link http://bdm.unb.br/handle/10483/19479
Base Nacional Comum Curricular Brasília: Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br. PAN.
Hélio Oiticica https://www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww.;Hélio Oiticica https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM.;A História de Hélio Oiticica. https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8.;As obras de Hélio Oiticica. https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U.;Museu Vivo: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ.;Museu Vivo: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo.;Metaesquema. http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4866/metaesquema.;Break-dance Battle - https://www.youtube.com/watch?v=9tG-xwv0kw0.;Bruce Almighty VS Neguin | Quarterfinals | Red Bull BC One World Final 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4t-XMblzfGo. Batalha de 'break dance' em SP. Danças Urbanas: uma história a ser narrada. http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_09.pdf.;Break Dance, mas afinal, o que é isso?;https://www.itu.com.br/cultura/noticia/break-dance;Caetano Veloso em detalhes. http://caetanoendetalle.blogspot.com/2017/11/2017-alexandrino.html. ;Quando a música é também poesia –;“Construção”, de Chico Buarque. http://artecult.com/musica-poesia-construcao/;Letra da música Alexandrino.https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/alexandrino/;Stomp faz música com objetos inusitados e conquista reconhecimento internacional.;https://entretenimento.r7.com/musica/videos/stomp-faz-musica-com;Baianá - Barbatuques | Corpo do Som. https://www.youtube.com/watch?v=KHyzrYBACcg.;Namíbia, Não! https://www.youtube.com/watch?v=Bx1Olkh8JXY;Espetáculo Namíbia, Não! https://www.youtube.com/watch?v=i9UiPo0WQYQ. https://www.youtube.com/watch?v=cNc66UtUuPM .;Materiais de pesquisa disponíveis em casa, Caderno do aluno , Centro de mídias SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário