quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 2 MÉDIO – 4.º bimestre/2020

 

E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”

DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

GUIA DE APRENDIZAGEM 2 MEDIO –    

4.º bimestre/2020

Professor: Adenilson Jesus Furlan

Componente curricular: ARTE

Justificativa da unidade: Para a série do Ensino Médio apresenta um pensamento curricular em Arte, que se move em diferentes direções de estudo, com trânsito por entre as linguagens da arte, articulando diferentes campos de conhecimento, nomeados como: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais. Desse modo, partindo da combinação dos diferentes caminhos possíveis, abrem-se possibilidades para o mergulho em conceitos, conteúdos e experiências estéticas.

Objetivos institucionais gerais: promover o desenvolvimento das habilidades propostas por meio de experimentações e estudos de poética pessoal investigados em Arte durante o ano nas Linguagens das Artes Visuais Dança Música e Teatro. Articular três eixos metodológicos: Criação/produção em arte – o fazer artístico, Fruição estética. Esses três eixos metodológicos, articulam-se com a fundamentação filosófica da proposta com a concepção dos territórios de Arte e Cultura. Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo.

Atividades didáticas – O MOSTRAR ANUNCIADO: A PRODUÇÃO POÉTICA NA ESCOLA ARTES VISUAL – DANÇA – MÚSICA – TEATRO Conteúdos: Mostra poética: festival, salão; Modos de divulgação em Arte: cartaz, folder, programa; Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados em Arte durante o ano nas Linguagens das Artes Visuais, Dança Música e Teatro; Suporte e registro no processo de criação – caderno de desenho; fotografia, portfólio; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Movendo a apreciação; Atividade 3 – Ação Expressiva I; Atividade 4 – Ação expressiva II – A importância do registro.

Habilidades cognitivas: recuperação e aprofundamento; Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético; Preparar a divulgação do evento e sua comunicação visual; Organizar os espaços para a apresentação das produções artísticas.

Habilidades cognitivas: essenciais Identificar espaços e formas de integração entre arte e público; Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança; Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.

Atividades autodidáticas:As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor

Atividades didático-cooperativas:Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.

Atividades complementares:Localizar informações explícitas em um texto; Inferir uma informação implícita em um texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Critérios de avaliação:É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.

Temas transversais:Ética e Pluralidade Cultural

Habilidade de Língua Portuguesa:Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa – ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.

Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.

Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência         crítica e responsabilidade.

Fontes de referência (Professor)

SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor: Arte. Secretária da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste Martins, Sayonara Pereira. São Paulo: SEE, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum CurricularBrasília: Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. PAN

Fontes de referência (Estudante)

Era digital. Disponível em: https://www.eravirtual.org/.10 Museus para visitar on line. https://exame.com/tecnologia/10-MUNIZ, Vik. Site oficial – Disponível em: http://www.vikmuniz.net.Link: https://historiadocartaz.weebly.com/origens.html.Link: https://www.xerox.com/pt-br/solucao-impressao-digital/insights/cartazes-famosos.Link: http://www.arteeblog.com/2018/11/cartazes-de-henri-de-toulouse-lautrec.html.Link: https://www.canva.com/pt_br/criar/cartaz/publicitario/.Atividade pesquisa disponíveis em casa; Caderno do aluno; Centro de mídias SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário