quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 6 ANO – 4.º bimestre/2020

 

E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”

DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU GUIA DE APRENDIZAGEM 6 ANO – 4.º bimestre/2020

Professor: Adenilson Jesus Furlan Componente curricular: ARTE

Justificativa da unidade. Enquanto linguagem, o que se pretende, em artes visuais é desenvolver nos estudantes as habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos não verbais em suas diferentes modalidades. Considerando que nossos objetos de estudo são desenho, pintura, escultura, modelagem, gravura, fotografia, histórias em quadrinhos, colagem, animação e vídeo, instrumentos musicais não convencionais, elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas, os fatores de movimento, relação entre as linguagens teatral e circense, existe a necessidade de exploração e reconhecimento dos signos visuais reais e da ficção, presentes em ambientes reais ou virtuais que ocupam nosso cotidiano, que interferem e ampliam nossa sensibilidade, enquanto percebemos e conhecemos a nós mesmos, ao outro e ao mundo.

Objetivos institucionais gerais: possibilitar diferentes processos cognitivos relacionados aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e seus modificadores. O foco principal das atividades é o desenvolvimento de habilidades, ou seja, aquilo que se espera que o estudante aprenda nesta etapa de ensino.  . O bimestre é constituído por Situações de Aprendizagem com atividades analisadas pelo docente, na perspectiva de uma abordagem investigativa, visando Investigar em Arte durante o ano nas Linguagens das Artes Visuais Dança Música e Teatro. Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo.

Atividades didáticas – Conteúdos: Situação de Aprendizagem I; Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas; Dobradura; Gravura; Lambe-lambe; Animação; Objetos de conhecimento: contextos e Práticas; Estilos visuais da dobradura; Estilos visuais da gravura; Estilos visuais do lambe-lambe; Estilos visuais da animação; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação - dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Atividade 4 - Ação Expressiva 2; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem II; Objetos de conhecimento: Contextos e Práticas; Situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.); Objetos de conhecimento; Materialidade; Lambe-lambe; Animação; Atividade 1 – Sondagem- - linguagens teatral e circense; Atividade 2 – Apreciação – - comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Atividade 4 - Ação Expressiva 2.Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem III; Objetos de conhecimento: Elementos da Linguagem; Elementos constitutivos da dobradura.

Elementos constitutivos do lambe-lambe; Elementos constitutivos da animação.

Objetos de Conhecimento: Processos de Criação; Processos de criação em artes visuais; Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia; Diferentes tecnologias e recursos digitais; Atividade 1 – Sondagem- paisagem sonora; Atividade 2 –; Apreciação - fatores de movimento; Atividade 3 - Ação Expressiva I -; Atividade 4 - Ação Expressiva II; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem IV; Objetos de conhecimento: Contextos e Práticas; Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística; Narrativas eurocêntricas; Categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Atividade 1 – Sondagem - sons corporais; Atividade 2 – Apreciação - elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas; Atividade 3 - Ação Expressiva; Avaliação e recuperação.

Habilidades cognitivas: recuperação e aprofundamento

(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe- lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF06AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da dobradura, da gravura, do lambe-lambe e da animação, contextualizando-os no tempo e no espaço.(EF06AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.).(EF06AR04) Analisar os elementos constitutivos da dobradura, do lambe- lambe e da animação na apreciação de diferentes produções artísticas.(EF06AR05) Experimentar e analisar lambe-lambe e animação como modalidades das artes visuais.(EF06AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos       e            recursos convencionais, alternativos e digitais.

Habilidades cognitivas: essenciais

(EF06AR21) Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros.(EF06AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.(EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.(EF06AR25) Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.(EF06AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF06AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da dobradura, da gravura, do lambe-lambe e da animação, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Atividades autodidáticas: As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor

Atividades didático-cooperativas: Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.

Atividades complementares: Localizar informações explícitas em um texto; Inferir uma informação implícita em um texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Critérios de avaliação: É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.

Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural

Habilidade de Língua Portuguesa: Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa – ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.

Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.

Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência         crítica e responsabilidade.

Fontes de referência (professor)

ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Martin Claret, 2003. CANTELE, Bruna R. Arte, etc e tal..., São Paulo. IBEP, 1990; CARLINI, Álvaro L. R. S., Projeto escola e cidadania para todos, São Paulo: Editora do Brasil, 2005.COELHO, Teixeira e Setúbal, Olavo Egídio. Coleção Itaú Moderno: Arte no Brasil, 1911- 1980. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. 388 p. MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e prática de ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010; NEWBERY, Elizabeth. Como e por que se faz arte. Ática, 2003. PROENÇA, Graça. História da arte. Editora ática, 2002; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2010.            Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini, São Paulo: SEE, 2009. Links:Design        -Guia do         Estudante. https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/design/.O que é design e como ele influencia na rotina de uma empresa - SEBRAE. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosInovacao/o-que-e-design-e-o-que-ele-pode-fazer-pela-sua-.

Fontes de referência (aluno)

Vídeo 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections. Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami - pop up). Imagem 1 - Exemplo de lambe-lambe. Imagem de Peggy und Marco Lachmann- Anke/Pixabay. Coletivo de fotografia ensina alunos de escola   de SP a criar lambe-lambes          -           ·. 1. Um desenho animado feito com dobraduras; Mundo de papel. Curta metragem de animação 3DOrigami          Stop    Motion           -           Henri  Origami.         StopMotion - Aplicativo para computador com plataforma Windows. História      da       Arte     -           Linha do       tempo.            Arte efêmera - Instalações, performances e happenings. Disponível em: Breve história da arte linha do tempo | Fonte de Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário