E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE
MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU -GUIA DE APRENDIZAGEM
7 ANO – 4.º bimestre/2020 - Professor: Adenilson Jesus Furlan Componente curricular: ARTE
Justificativa da unidade: Enquanto linguagem, o que se pretende, em artes visuais é desenvolver nos estudantes as habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos não verbais em suas diferentes modalidades. Para isso, é preciso familiarizá-los com seus elementos, conceitos, procedimentos técnicos e expressivos convencionais e não convencionais transformações históricas, matrizes estéticas e culturais associadas à arte, e esclarecer que há uma distinção entre as imagens da arte e as demais.Considerando que nossos objetos de estudo são
desenho, pintura, escultura, modelagem, gravura, fotografia, histórias em quadrinhos, colagem, animação e vídeo, existe a necessidade de exploração e reconhecimento dos
signos visuais reais
e da ficção, presentes
em ambientes reais ou virtuais que ocupam nosso
cotidiano, que interferem e ampliam nossa sensibilidade, enquanto
percebemos e conhecemos a nós mesmos,
ao outro e ao mundo.
Objetivos institucionais gerais: possibilitar
diferentes processos cognitivos relacionados aos objetos de conhecimento
(conteúdos, conceitos e processos) e seus modificadores. O foco principal das atividades é o desenvolvimento de habilidades, ou seja,
aquilo que se espera que o estudante aprenda nesta etapa de ensino, iniciando a
implementação do Currículo Paulista.
Explorar e reconhecer os signos
visuais reais e da ficção,
presentes em ambientes reais
ou virtuais que ocupam nosso
cotidiano, que interferem e ampliar a sensibilidade, enquanto percebemos e conhecemos a nós mesmos,
ao outro e ao mundo. Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o
ano letivo.
Atividades didáticas – Conteúdos; Situação de Aprendizagem I; Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas; Mosaico;/Escultura;/Muralismo;/Assemblage; Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas; Diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura do muralismo e da assemblage; Atividade 1 – Sondagem/Atividade 2 – Apreciação/Atividade 3 - Ação Expressiva I; Atividade 4 - Ação Expressiva II; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem II; Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas; Situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura, à cenografia e ao design de mobiliários; Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas; Práticas artísticas; Dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem III; Objetos de conhecimento: Elementos da Linguagem; Elementos constitutivos do Mosaico, do Muralismo e da Assemblage; Objetos de conhecimento: Elementos da Linguagem; Mosaico e assemblage como modalidades das Artes Visuais; Atividade 1 – Sondagem; Atividade 2 – Apreciação; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Atividade 4 - Ação Expressiva II; Avaliação e recuperação; Situação de Aprendizagem IV; Objetos de Conhecimento: Processos de Criação; Processos de criação; Atividade 1 - Sondagem.Atividade 2 – Apreciação; Atividade 3 - Ação Expressiva I; Atividade 4 - Ação Expressiva II; Avaliação e recuperação.
Habilidades cognitivas: recuperação e
aprofundamento
(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF07AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura do muralismo e da assemblage.(EF07AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura e à cenografia e ao design de mobiliários(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas a diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.(EF07AR04) Analisar os elementos constitutivos do mosaico, do muralismo e da assemblagena apreciação de diferentes produções artísticas.(EF07AR05) Experimentar e analisar mosaico e assemblage como modalidades das artes visuais(EF07AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
Habilidades cognitivas: essenciais
(EF07AR21) Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.(EF07AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.(EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.(EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.(EF07AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.(EF07AR25) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF07AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura, do muralismo e da assemblage, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Atividades autodidáticas: As atividades serão
propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da
escola. A interação com o aluno será feita via whatsapp, facebook profissional
e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas
dúvidas. As aulas propostas pelo CMSP
serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas: Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor.
Atividades complementares: Localizar
informações explícitas em um texto; Inferir uma informação implícita em um
texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação: É importante que o aluno realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registrar, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais. . A Unidade escolar disponibiliza material impresso aos estudantes.
Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa: Analisar
textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não
verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc. Língua Portuguesa
– ADE/2020 – habilidades defasadas: localizar informação explícita em um texto.
Valores: O
respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e
justiça.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Fontes de referência (Professor)
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann, Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992; Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Acesso em 04 abr.2020; GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.JANSON, H.W e JANSON, Anthony F. Iniciação à história da arte. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1996; MAZZOLA, Mirela. Grafiteiras, sim! Um papo com Nina Pandolfo e Criola. Géledes, 2017. MONTENEGRO, Ricardo. Guia de História do Mobiliário. Lisboa: Editorial Presença, 1995. MOUTINHO, Stella, PRADO, Rúbia Bueno, LONDRES, Ruth. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. Ed – São Paulo: Perspectiva, 2008; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2010.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretaria da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009; STRICKLAND, Carol. A Arte Comentada - Da Pré-história ao Pós-Moderno. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 1999; TUPYNAMBÁ, Yara. Muralismo. Belo Horizonte: Adi Edições. 2013.
Fontes de referência (Estudante)
Rubem
Valentim. Acervo
do Museu Afro Brasil. Eduardo Kobra. Site do Artista.··; Escola de Arte Bauhaus - Cultura Genial: Tudo Sobre Arquitetura - Buildin. O Que É Cenografia? - Fósforo. História
do Mobiliário - Academia. ; Imagem
1. La Sagrada Família - Projeto: Antoni Gaudi - Fonte: Manfred
Freitag/Pixabay: Vídeo sobre a
construção da Igreja da Sagrada de Barcelona. Click Temporada Espanha. Usar
até os 8m e 45s; Quem foi Gabriel Joaquim
dos Santos da Casa da Flor? - ET Região dos LagosIPHAN. Conheça
o cenógrafo, profissional que cria cenários de todos os tipos e gostos -
Tribunal Superior do Trabalho. Making of Castelo Rá-Tim-Bum! - TV
Cultura. ; Designers falam
sobre o processo
de criação de móveis. Canal
Casa Sul. . Tutorial: making the million tesserae Oceano mosaic
(part1) -
Nicolasalini (em inglês). Oceano, making the million tesserae mosaic
(part2) -
Nicolasalini (em inglês). ; Diego Rivera
- dá lhe México e a Revolução - TOP100Arte #73 - Patrícia de Camargo. Eduardo
Kobra - Portfólio - Eduardo Kobra. ; Sobre a Assemblage: Obras Nelson Leirner - Enciclopédia Itaú
Cultural; Art With Trista - Assemblage: Inspired by Louise Nevelson - Art
With Trista. Silvia Marcon - artista
mosaicista brasileira que
leva o mosaico para a arte urbana
através da figura icônica da
Monalisa de Leonardo da Vinci; 3º Ocupa Atibaia - Mosaico e arte
urbana. Silvia Marcon. Silvia Marcon. ; Melhores
aplicativos para criar mapas mentais. O
que são mapas conceituais? Caderno do aluno; CMSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário