sexta-feira, 20 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 8º ano B de ensino fundamental - 4º Bimestre/ 2020


JUSTIFICATIVA DA UNIDADE: Para o quarto bimestre o tema será a astronomia, sendo mais específico sobre o sistema Terra-Sol-Lua e de outros corpos celestes, envolvendo a construção de descrições e explicações sobre suas dimensões, composição, localização e movimentos e forças que atuam entre e sobre eles. Prevê o desenvolvimento de habilidades associadas ao estudo do céu, do planeta Terra e dos fenômenos celestes e da manutenção da vida nas zonas habitáveis. Valoriza os conhecimentos que várias culturas construíram sobre a Terra e o céu, reconhecendo outras formas de conceber o mundo, de modo a valorizar a pluralidade de conhecimentos.

 

ATIVIDADES DIDÁTICAS – CONTEÚDOS:

×          Sistema Sol-Terra-Lua;

×          Clima;

×          Etnoastronomia.

 

ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS:

×          Produção de textos baseados no conteúdo abordado tanto nas aulas do CMSP, Blog da escola e outros conteúdos disponibilizados em rede social (portfólios-atividade somativa);

×          Resolução de exercícios de fixação do caderno do aluno, ou de exercícios disponibilizados no whatsapp e no blog da escola;

×          Leitura e comparação de textos imagéticos;

×          Assistir as aulas do CMSP (durante período de afastamento social).

 

ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS:

×          Participação nos chats do CMSP ou na rede social whatsapp, durante as aulas do CMSP ou em momentos oportunos;

×          Participação de “lives” que possam ser ofertadas aos alunos.

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS GERAIS:

Compreender a fase em que possa estar e associar os estudos às mudanças que estão vivendo ou que já tenham vivido, para poderem transformar suas realidades e construam um projeto de vida consciente da fase que está vivendo. 

HABILIDADES:

Essenciais

(EF08CI12) Construir modelos em diferentes meios, incluindo ferramentas digitais, com base na observação da Lua no céu, para explicar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, e nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

(EF08CI13) Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica, bem como ao aquecimento desigual em decorrência da forma e dos movimentos da Terra

(EF08CI15) Identificar variáveis envolvidas na previsão do tempo, simular situações nas quais elas possam ser medidas, a partir de análise de dados como temperatura, umidade e pressão.

 

Habilidade de Língua Portuguesa: Localizar informação explícita em um texto; estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

 

TEMAS TRANSVERSAIS: economia, cultura, tecnologia, gravidez precoce, reprodução.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: textos e vídeos on-line, visita a websites, análise de imagens (gráficos, infográficos).

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

·         Análise de produções textuais individuais (argumentação);

·         Interpretação de gráficos;

·         Pesquisa individual;

·         Realização de exercícios (caderno do aluno e formulário google);

·         Estudo Dirigido.

 

VALORES: ética; cidadania; respeito e consciência ambiental.

 

FONTES DE REFERÊNCIA:

-PARA O PROFESSOR

. Secretaria de educação do estado de São Paulo. Currículo Paulista - Ciências - Área De Ciências da natureza. Habilidades do currículo. Disponível em:

˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Cie%CC%82ncias.pdf˃

Acesso em: 22 de Outubro de 2020

SP FAZESCOLA CADERNO DO PROFESSOR CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL. SEE. Disponível em:

˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EF_PR_CI_VOL4_VP.pdf˃Acesso em: 22 de Outubro de 2020.

SARESP 2008: Matrizes de Referências para a Avaliação: Ciências Humanas; Geografia E História; ensino fundamental emédio/Secretaria da Educação; coordenação feral; Maria Inês Fini – São Paulo: SEE; 2009.

Secretaria de educação do estado de São Paulo. Currículo Paulista - Ciências - Área De Ciências da natureza. Habilidades essenciais. Disponível em:

˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/habilidades-essenciais-anos-finais/Habilidades%20essenciais%20_%20Anos%20Finais_Cie%CC%82ncias_1%C2%BA%2C2%C2%BA%2C3%C2%BAbi..pdf˃

Acesso em: 22 de outubro de 2020

 

-PARA O ESTUDANTE

 

8ºANO CADERNO DO ALUNO vol-4 Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%208%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO_APROVADO.pdf˃ Acesso em: 22 de Outubro de 2020

 

HELERBROCK, Rafael. "História da Astronomia"; Brasil Escola. Disponível em:

˂https://brasilescola.uol.com.br/fisica/historia-astronomia.htm˃. Acesso em 22 de outubro de 2020.




Nenhum comentário:

Postar um comentário