ATIVIDADES
DIDÁTICAS – CONTEÚDOS:
×
Sistema Sol-Terra-Lua;
×
Clima;
×
Etnoastronomia.
ATIVIDADES
AUTODIDÁTICAS:
×
Produção de textos baseados no conteúdo abordado
tanto nas aulas do CMSP, Blog da escola e outros conteúdos disponibilizados em
rede social (portfólios-atividade somativa);
×
Resolução de exercícios de fixação do caderno do
aluno, ou de exercícios disponibilizados no whatsapp e no blog da escola;
×
Leitura e comparação de textos imagéticos;
×
Assistir as aulas do CMSP (durante período de
afastamento social).
ATIVIDADES
DIDÁTICO-COOPERATIVAS:
×
Participação nos chats do CMSP ou na rede social
whatsapp, durante as aulas do CMSP ou em momentos oportunos;
×
Participação de “lives” que possam ser ofertadas
aos alunos.
OBJETIVOS
INSTITUCIONAIS GERAIS:
Compreender a fase em que possa estar e associar os estudos
às mudanças que estão vivendo ou que já tenham vivido, para poderem transformar
suas realidades e construam um projeto de vida consciente da fase que está
vivendo.
HABILIDADES:
Essenciais
(EF08CI12)
Construir modelos em diferentes meios, incluindo ferramentas digitais, com base
na observação da Lua no céu, para explicar a ocorrência das fases da Lua e dos
eclipses, e nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
(EF08CI13)
Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e
analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua
órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos
tridimensionais
(EF08CI14)
Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica,
bem como ao aquecimento desigual em decorrência da forma e dos movimentos da
Terra
(EF08CI15)
Identificar variáveis envolvidas na previsão do tempo, simular situações nas
quais elas possam ser medidas, a partir de análise de dados como temperatura,
umidade e pressão.
Habilidade de Língua Portuguesa: Localizar informação explícita em um texto; estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de
referenciação.
TEMAS TRANSVERSAIS: economia, cultura, tecnologia, gravidez
precoce, reprodução.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: textos e vídeos on-line, visita a
websites, análise de imagens (gráficos, infográficos).
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO:
·
Análise de produções textuais individuais (argumentação);
·
Interpretação de gráficos;
·
Pesquisa individual;
·
Realização de exercícios (caderno do aluno e formulário google);
·
Estudo Dirigido.
VALORES: ética; cidadania; respeito e consciência ambiental.
FONTES DE REFERÊNCIA:
-PARA O PROFESSOR
. Secretaria de educação do estado de São Paulo. Currículo
Paulista - Ciências - Área De Ciências da natureza. Habilidades do currículo.
Disponível em:
Acesso em: 22 de Outubro de 2020
SP FAZESCOLA CADERNO DO PROFESSOR
CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL. SEE. Disponível em:
˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EF_PR_CI_VOL4_VP.pdf˃Acesso
em: 22 de Outubro de 2020.
SARESP 2008: Matrizes de Referências para a Avaliação:
Ciências Humanas; Geografia E História; ensino fundamental emédio/Secretaria da
Educação; coordenação feral; Maria Inês Fini – São Paulo: SEE; 2009.
Secretaria de educação do estado de São Paulo. Currículo
Paulista - Ciências - Área De Ciências da natureza. Habilidades essenciais.
Disponível em:
Acesso em: 22 de outubro de 2020
-PARA O ESTUDANTE
8ºANO CADERNO DO ALUNO vol-4 Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%208%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO_APROVADO.pdf˃
Acesso em: 22 de Outubro de 2020
HELERBROCK, Rafael. "História da Astronomia";
Brasil Escola. Disponível em:
˂https://brasilescola.uol.com.br/fisica/historia-astronomia.htm˃.
Acesso em 22 de outubro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário