sexta-feira, 20 de novembro de 2020

GUIA DE APRENDIZAGEM 9º ano B de ensino fundamental - 4º Bimestre/ 2020

 

JUSTIFICATIVA DA UNIDADE: Para o último bimestre do ano o tema será Terra e o Universo, assunto que já foi abordado em outros anos e agora volta para tratar sobre a composição da nossa estrela Sol e do sistema que o orbita, estabelecer conhecimentos sobre a etnoastronomia que é o estudo da astronomia desenvolvida por povos de diferentes culturas e localizações geográficas, onde iremos abordar sobre a astronomia dos povos originários das américas com especial atenção aos povos que viveram onde hoje é o Brasil. E por fim realizar um exercício de elencar argumentos sobre a possibilidade da vida humana fora do planeta Terra considerando as necessidades básicas para sustento da vida e motivos para realizar tal façanha.

 

ATIVIDADES DIDÁTICAS – CONTEÚDOS:

  • Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo;
  •  Astronomia e cultura;
  •  Vida humana fora da Terra;
  •  Evolução estelar.

 

ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS:

§  Produção de textos baseados no conteúdo abordado tanto nas aulas do CMSP, Blog da escola e outros conteúdos disponibilizados em rede social (portfólios-atividade somativa);

§  Resolução de exercícios de fixação do caderno do aluno, ou do google formulário ou exercícios disponibilizados no whatsapp;

§  Leitura e comparação de textos imagéticos;

§  Assistir as aulas do CMSP (durante período de afastamento social).

 

ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS:

  • Participação nos chats do CMSP ou na rede social whatsapp, durante as aulas do CMSP ou em momentos oportunos;
  • Participação de “lives” que posam ser ofertadas aos alunos.

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS GERAIS: Observar as contribuições científicas realizadas por inúmeros cientistas ao longa da história da humanidade e reconhecer a importância das espécies existentes em nosso planeta bem como a delicada relação das interações dessas diversas espécies.

 

HABILIDADES:

  • (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
  • (EF09CI15) Identificar e relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, entre outras).
  • (EF09CI16) Pesquisar e selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas, nas distâncias e tempo envolvido em viagens interplanetárias e interestelares.
  • (EF09CI17) Descrever o ciclo evolutivo do Sol – nascimento, vida e morte - com base no conhecimento das etapas de evolução de estrelas e analisar possíveis efeitos desse processo em nosso planeta.

 

Habilidade de Língua Portuguesa: Localizar informação explícita em um texto; estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

TEMAS TRANSVERSAIS: economia, cultura, tecnologia e saúde.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: acesso e textos on-line, visita a websites, análise de imagens (gráficos, infográficos).

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

§  Análise de produções textuais individuais (argumentação);

§   Interpretação de gráficos;

§  Pesquisa individual;

§  Realização de exercícios (caderno do aluno e formulário google);

§  Estudo Dirigido.

 

VALORES: ética; cidadania; respeito e saúde

 

FONTES DE REFERÊNCIA:

 

-PARA O PROFESSOR

 

9º ANO CADERNO DO PROFESSOR Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EF_PR_CI_VOL4_VP.pdf˃

Acesso em: 20 de Outubro de 2020

SARESP 2008: Matrizes de Referências para a Avaliação: Ciências Humanas; Geografia E História; ensino fundamental emédio/Secretaria da Educação; coordenação feral; Maria Inês Fini – São Paulo: SEE; 2009.

CURRÍCULO PAULISTA - CIÊNCIAS - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ANATUREZA Disponível em: ˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Cie%CC%82ncias.pdf˃ Acesso em: 20 de Outubro de 2020

 

-PARA O ESTUDANTE

 

9ºANO CADERNO DO ALUNO Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%209%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_APROVADO.pdf˃ Acesso em: 19 de Junho de 2020

 

Comparação do tamanho das estrelas. Canal do YOUTUBE-Luc Andersen. Disponível em:

˂https://www.youtube.com/watch?v=Wk7-IDzwmY4&ab_channel=LucAnderssen˃ Acesso em: 20 de Outubro de 2020

 

Construindo bases lunares | Nerdologia. Publicado em: 10 de outubro de 2019. Disponível em: ˂https://www.youtube.com/watch?v=Bh7Dq5b5Xi8&ab_channel=Nerdologia˃ Acesso em: 20 de Outubro de 2020

 

O Céu dos Índios | ZiS Boa noite|. Publicado em: 19 de Abril de 2018. Disponível em:

˂https://www.youtube.com/watch?v=5pMYBIHf2VE&ab_channel=ZiS%C3%A9oCanal˃ Acesso em: 20 de outubro de 2020.

 

O CÉU DOS INDÍGENAS. Espaço Ciências. Publicado em: 15 de Abril de 2020. Disponível em:

˂http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=16103&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-ceu-dos-indigenas˃ Acesso em: 20 de Outubro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário