JUSTIFICATIVA DA
UNIDADE: Para o último bimestre do ano o tema será Terra e o Universo,
assunto que já foi abordado em outros anos e agora volta para tratar sobre a
composição da nossa estrela Sol e do sistema que o orbita, estabelecer
conhecimentos sobre a etnoastronomia que é o estudo da astronomia desenvolvida
por povos de diferentes culturas e localizações geográficas, onde iremos
abordar sobre a astronomia dos povos originários das américas com especial
atenção aos povos que viveram onde hoje é o Brasil. E por fim realizar um
exercício de elencar argumentos sobre a possibilidade da vida humana fora do
planeta Terra considerando as necessidades básicas para sustento da vida e
motivos para realizar tal façanha.
ATIVIDADES DIDÁTICAS –
CONTEÚDOS:
- Composição,
estrutura e localização do Sistema Solar no Universo;
- Astronomia e cultura;
- Vida humana fora da Terra;
- Evolução estelar.
ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS:
§ Produção de textos baseados no
conteúdo abordado tanto nas aulas do CMSP, Blog da escola e outros conteúdos
disponibilizados em rede social (portfólios-atividade somativa);
§ Resolução de exercícios de
fixação do caderno do aluno, ou do google formulário ou exercícios
disponibilizados no whatsapp;
§ Leitura e comparação de textos
imagéticos;
§ Assistir as aulas do CMSP
(durante período de afastamento social).
ATIVIDADES
DIDÁTICO-COOPERATIVAS:
- Participação
nos chats do CMSP ou na rede social whatsapp, durante as aulas do CMSP ou
em momentos oportunos;
- Participação
de “lives” que posam ser ofertadas aos alunos.
OBJETIVOS INSTITUCIONAIS GERAIS: Observar as contribuições
científicas realizadas por inúmeros cientistas ao longa da história da
humanidade e reconhecer a importância das espécies existentes em nosso planeta
bem como a delicada relação das interações dessas diversas espécies.
HABILIDADES:
- (EF09CI14) Descrever a composição
e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes
gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na
nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre
bilhões).
- (EF09CI15) Identificar e
relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da
Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas
(agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, entre outras).
- (EF09CI16) Pesquisar e selecionar
argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com
base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas,
nas distâncias e tempo envolvido em viagens interplanetárias e interestelares.
- (EF09CI17) Descrever o ciclo
evolutivo do Sol – nascimento, vida e morte - com base no conhecimento das
etapas de evolução de estrelas e analisar possíveis efeitos desse processo
em nosso planeta.
Habilidade de Língua
Portuguesa: Localizar informação explícita em um texto; estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.
TEMAS TRANSVERSAIS: economia, cultura, tecnologia e
saúde.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: acesso e textos on-line, visita
a websites, análise de imagens (gráficos, infográficos).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
§
Análise de produções
textuais individuais (argumentação);
§
Interpretação de gráficos;
§
Pesquisa individual;
§
Realização de exercícios
(caderno do aluno e formulário google);
§
Estudo Dirigido.
VALORES: ética; cidadania; respeito e saúde
FONTES DE REFERÊNCIA:
-PARA O PROFESSOR
9º ANO CADERNO DO PROFESSOR Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EF_PR_CI_VOL4_VP.pdf˃
Acesso em: 20 de Outubro de 2020
SARESP
2008: Matrizes de Referências para a Avaliação: Ciências Humanas; Geografia E
História; ensino fundamental emédio/Secretaria da Educação; coordenação feral;
Maria Inês Fini – São Paulo: SEE; 2009.
CURRÍCULO
PAULISTA - CIÊNCIAS - ÁREA DE CIÊNCIAS DA ANATUREZA Disponível em: ˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Cie%CC%82ncias.pdf˃
Acesso em: 20 de Outubro de 2020
-PARA O ESTUDANTE
9ºANO
CADERNO DO ALUNO Disponível em:˂https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%209%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_APROVADO.pdf˃
Acesso em: 19 de Junho de 2020
Comparação
do tamanho das estrelas. Canal do YOUTUBE-Luc Andersen. Disponível em:
˂https://www.youtube.com/watch?v=Wk7-IDzwmY4&ab_channel=LucAnderssen˃
Acesso em: 20 de Outubro de 2020
Construindo
bases lunares | Nerdologia. Publicado em: 10 de outubro de 2019. Disponível em:
˂https://www.youtube.com/watch?v=Bh7Dq5b5Xi8&ab_channel=Nerdologia˃
Acesso em: 20 de Outubro de 2020
O Céu
dos Índios | ZiS Boa noite|. Publicado em: 19 de Abril de 2018. Disponível em:
˂https://www.youtube.com/watch?v=5pMYBIHf2VE&ab_channel=ZiS%C3%A9oCanal˃
Acesso em: 20 de outubro de 2020.
O CÉU
DOS INDÍGENAS. Espaço Ciências. Publicado em: 15 de Abril de 2020. Disponível
em:
˂http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=16103&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-ceu-dos-indigenas˃
Acesso em: 20 de Outubro de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário