segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Jogos eletrônicos;

 

Estudante, vamos conversar sobre as linguagens artísticas e modalidades das artes visuais e musica, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento, instrumento musical e a “cor” do som.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Jogos eletrônicos;

Objetivo geral

Analisar elementos constitutivos da música. Desenvolver processos de criação em artes visuais


Vamos começar revisando o que você estudou sobre Musica.
Para avaliação/recuperação – recupere seus registros

Um objeto que pode ser usado para fazer música é chamado de instrumento musical. 

INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO Os instrumentos de percussão geralmente são usados para dar ritmo à música.

INSTRUMENTOS DE CORDA  Os instrumentos de corda possuem cordas esticadas que vibram quando são dedilhadas, golpeadas ou friccionadas com um arco.

INSTRUMENTOS DE SOPRO  Nos instrumentos de sopro, o som é gerado por um fluxo de ar que percorre o corpo do instrumento ou flui em volta dele.

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o SOM, conhecer alguns instrumentos musicais e seus timbres.

VOCÊ SABE O QUE É TIMBRE?

O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor.

Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual quanto às impressões digitais.

Quando escutamos um conjunto musical é possível distinguir os sons emitidos por cada instrumento que faz parte da banda, assim como também é possível distinguir o som emitido pelas vozes das pessoas com quem conversamos. A qualidade que nos faz distinguir os sons de diversas origens é definida como timbre.

Vamos ouvir alguns exemplos – Acesse o link para conhecer alguns instrumentos e seus timbres.

Instrumentos e seus Timbres -


ATIVIDADE

Leia a questão, copie e responda no seu caderno. Guarde sua anotação no caderno.

Um homem assiste a um musical dentro de um teatro que possui ótimo isolamento acústico. Ao ouvir o som de um piano, violão e violino tocando a mesma nota musical, o homem teve condição de distinguir cada um dos instrumentos. Qual é a qualidade das ondas sonoras que permitiu tal distinção?

 a) Volume

b) Nível de intensidade sonora

c) Altura

d) Amplitude

e) Timbre

 registre a resposta no seu caderno, se possível envie para o professor.

Estudante, vamos conversar sobre as linguagens artísticas e modalidades das artes visuais, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento.

A seguir, os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:

Relações processuais: nesta habilidade, tratam-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc.), durante a realização de projetos temáticos.

Design digital: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc. Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.

Jogos eletrônicos: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou à distância.

 "A depender de como você joga o jogo, você se torna melhor no que faz, e conforme você se torna melhor no que faz, fica ainda mais divertido de jogar. A alegria que você sente no início. As expressões mudam, dependendo do jogo, mas o sentimento de alegria ou tristeza está na raiz de tudo isso. Assim, não é muito diferente do sentimento de cantarolar a sua canção favorita”.

“Eu escuto muitos gêneros diferentes de música, mas sou influenciado mais pelas músicas que eu ouvia na minha adolescência. Com relação aos jogos, quando conheci o game Parappa tem Rappa, tive uma surpresa musical", contou.

O game Parappa the Rappa é um jogo musical, lançado em 1996. E foi criado por Masaya Matsuura, vocalista da banda de pop rock japonesa Psy-S.

Alguns exemplos referentes ao trabalho com design digital e jogos eletrônicos para apreciação

Parappa The Rapper Stage 1 - Chop Chop Master Onion

 

Personagem do game Witcher.  

 

The Witcher 3: Wild Hunt conclui a saga de Geralt de Rívia, um caçador de monstros profissional, que está em busca da criança da profecia. Ele se trata de um RPG de mundo aberto, ambientado em um mundo fantástico cheio de escolhas, com consequências importantes.

 assista: 


ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Estudante, para iniciar esta atividade, apresente suas ideias e colocações. Responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.

·         Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?

·         Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.

·         O que é design digital? Explique.

·         Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF09AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF09AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Metodologia:

Retomada: Vamos começar revisando o que você estudou sobre Musica. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros; apreciação de imagem e leitura do texto: INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO, INSTRUMENTOS DE CORDA, INSTRUMENTOS DE SOPRO  ; VOCÊ SABE O QUE É TIMBRE? Ouvir alguns exemplos – Acesse o link para conhecer alguns instrumentos e seus timbres; ATIVIDADE, Leia a questão, copie e responda no seu caderno. Guarde sua anotação no caderno; leitura do texto: as linguagens artísticas e modalidades das artes visuais, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento. A seguir, os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem: Relações processuais, Design digital, Jogos eletrônicos;Alguns exemplos referentes ao trabalho com design digital e jogos eletrônicos para apreciação: Parappa The Rapper Stage 1 - Chop Chop Master Onion, 

Personagem do game Witcher. 

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - para iniciar esta atividade, apresente suas ideias e colocações. Responda os questionamentos indicados, em seus cadernos. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

Instrumentos e seus Timbres -https://www.youtube.com/watch?v=XLX8ttNkr3E

Parappa The Rapper Stage 1 - Chop Chop Master Onion

https://youtu.be/RMUX6b82Zbc

https://youtu.be/WCKQcshNph0

https://canaltech.com.br/games/O-papel-da-musica-nos-jogos-eletronicos-e-a-sua-historia/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 


 

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