Estudante, vamos conversar sobre as linguagens artísticas e modalidades das artes visuais e musica, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento, instrumento musical e a “cor” do som.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Jogos eletrônicos; |
Objetivo geral |
Analisar elementos constitutivos da música.
Desenvolver processos de criação em artes visuais |

Vamos
começar revisando o que você estudou sobre Musica. Para
avaliação/recuperação – recupere seus registros
Um objeto que pode ser usado para fazer música é chamado de instrumento musical.
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO Os instrumentos de percussão geralmente são usados para dar ritmo à música.
INSTRUMENTOS DE CORDA Os instrumentos de corda possuem cordas esticadas que vibram quando são dedilhadas, golpeadas ou friccionadas com um arco.
INSTRUMENTOS DE SOPRO Nos instrumentos de sopro, o som é gerado por um fluxo de ar que percorre o corpo do instrumento ou flui em volta dele.
Hoje vamos
aprender um pouco mais sobre o SOM, conhecer alguns instrumentos musicais e seus timbres.
VOCÊ SABE O QUE É TIMBRE?
O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor.
Cada objeto ou material possui um timbre que é
único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual
quanto às impressões digitais.
Quando
escutamos um conjunto musical é possível distinguir os sons emitidos por cada
instrumento que faz parte da banda, assim como também é possível distinguir o
som emitido pelas vozes das pessoas com quem conversamos. A qualidade que nos
faz distinguir os sons de diversas origens é definida como timbre.
Vamos ouvir alguns exemplos – Acesse o link para conhecer alguns instrumentos e seus timbres.
ATIVIDADE
Leia a questão, copie e responda no seu caderno. Guarde sua anotação no
caderno.
Um homem assiste a um musical dentro de um teatro que possui ótimo isolamento acústico. Ao ouvir o som de um piano, violão e violino tocando a mesma nota musical, o homem teve condição de distinguir cada um dos instrumentos. Qual é a qualidade das ondas sonoras que permitiu tal distinção?
b) Nível de
intensidade sonora
c) Altura
d) Amplitude
e) Timbre
Estudante, vamos conversar sobre as linguagens artísticas e modalidades das artes visuais, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento.
A seguir, os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:
Relações processuais: nesta habilidade, tratam-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc.), durante a realização de projetos temáticos.
Design digital: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc. Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.
Jogos eletrônicos: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou à distância.
“Eu escuto muitos gêneros diferentes de música, mas sou influenciado mais pelas músicas que eu ouvia na minha adolescência. Com relação aos jogos, quando conheci o game Parappa tem Rappa, tive uma surpresa musical", contou.
O game Parappa the
Rappa é um jogo musical, lançado em 1996. E foi criado por Masaya Matsuura,
vocalista da banda de pop rock japonesa Psy-S.
Alguns exemplos referentes ao trabalho com design digital e jogos eletrônicos para apreciação
Parappa The Rapper Stage 1 - Chop Chop Master Onion
Personagem do game Witcher.
The Witcher 3: Wild Hunt conclui a saga de Geralt de Rívia, um caçador de monstros profissional, que está em busca da criança da profecia. Ele se trata de um RPG de mundo aberto, ambientado em um mundo fantástico cheio de escolhas, com consequências importantes.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Estudante, para iniciar esta atividade, apresente suas ideias e colocações. Responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.
·
Conforme
estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?
· Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.
· O que é design digital? Explique.
· Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF09AR06) Desenvolver processos de criação
em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual,
coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF09AR20) Explorar e analisar elementos
constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.),
por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos,
canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais. |
Metodologia: |
Retomada: Vamos começar revisando o que você estudou sobre Musica. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros; apreciação de imagem e leitura do texto: INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO, INSTRUMENTOS DE CORDA, INSTRUMENTOS DE SOPRO ; VOCÊ SABE O QUE É TIMBRE? Ouvir alguns exemplos – Acesse o link para conhecer alguns instrumentos e seus timbres; ATIVIDADE, Leia a questão, copie e responda no seu caderno. Guarde sua anotação no caderno; leitura do texto: as linguagens artísticas e modalidades das artes visuais, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento. A seguir, os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem: Relações processuais, Design digital, Jogos eletrônicos;Alguns exemplos referentes ao trabalho com design digital e jogos eletrônicos para apreciação: Parappa The Rapper Stage 1 - Chop Chop Master Onion,
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - para iniciar esta
atividade, apresente suas ideias e colocações. Responda os questionamentos indicados,
em seus cadernos. É importante que você realize registros durante o
desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus
registros. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Instrumentos e
seus Timbres -https://www.youtube.com/watch?v=XLX8ttNkr3E Parappa The Rapper Stage 1 - Chop Chop
Master Onion https://canaltech.com.br/games/O-papel-da-musica-nos-jogos-eletronicos-e-a-sua-historia/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
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