segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Matriz indígena e africana

Prof Denny - ARTE

Estudantes, A música indígena reflete todo o espírito de um povo, existem músicas tradicionais outras de autoria de músicos de diferentes etnias. Bandas indígenas e cantores estão espalhados por todo o Brasil, mas pouco conhecidos no cenário nacional.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Matriz indígena e africana

Objetivo geral

Analisar instrumentos de matriz indígena e africana e os elementos constitutivos das diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas


Músicas compostas em línguas indígenas outras em português. Algumas contam historias, falam da cultura e também sobre sentimentos, pensamentos. Existem cantos e rezas específicos para invocações rituais que acompanham também as danças tradicionais dos povos.Para avaliação/recuperação recupere seus registros

Três TIPOS DE CHOCALHO INDÍGENA QUE VOCÊ PRECISA SABER

Responda as Questões

            a) Qual a opinião de vocês sobre a música indígena?

            b) Elas são parecidas com as nossas?

            c) Vocês conhecem o idioma cantado por esses índios?

            d) Quais temáticas são abordadas nessas músicas?

            e) Por que os índios cantam?

            f) A música é importante para os índios? Por quê?


Estudante,
vamos levantar os conhecimentos prévios, ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas. Você vai entrar em contato com obras de diferentes épocas e ampliar experiências com diferentes contextos e práticas artísticos- visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório imagético. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação recupere seus registros

Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Desenho - Técnica de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. É composta por criar formas com linhas, pontos, etc.

Pintura - técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede.

Modelagem - Técnica baseada em moldar manualmente materiais flexíveis e modeláveis, dando-lhes forma tridimensional.

Esculturas - Objetos tridimensionais, obtidos por meio da manipulação e utilização de ferramentas e manipulação de materiais sólidos, rígidos, maleáveis e/ou moldáveis.

Elementos Constitutivos: ponto, linha, forma, textura, volume, escala e cor. É o que dá significado ao trabalho do artista.

ATIVIDADE – escreva em seu caderno.

FALE SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS E MODELAGENS SIMBOLIZANDO A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA.

ATIVIDADE - APRECIAÇÃO

Estudante analise os vídeos. Esta atividade tem como foco apreciar e analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades, em diferentes contextos e práticas artístico-visuais, realizadas pelas culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.

Para ampliar as experiências com esses contextos, suas práticas e cultivar a percepção de simbolizar os repertórios imagéticos assistam aos vídeos: Arte Indígena e Arte africana.

DURANTE A APRECIAÇÃO É IMPORTANTE QUE FAÇA ANOTAÇÕES.

Sugiro as seguintes observações:

Os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades;

Os contextos e práticas artístico-visuais;

A época;

A capacidade dos povos em simbolizar imagens.

Na sequência, escreva em seu caderno, quais as observações mais relevantes, em relação às especificidades das modalidades das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas e o que elas têm em comum.

Arte Indígena 



Arte africana 


Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF08AR04) Analisar os elementos constitutivos das diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Metodologia:

Retomada: leitura de imagem e leitura de texto; Musica indígena e instrumentos musicais; assistir ao vídeo: três TIPOS DE CHOCALHO INDÍGENA QUE VOCÊ PRECISA SABER; responder as questões no seu caderno faça o registro; Estudante vai levantar os conhecimentos prévios, ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação e análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação recupere seus registros Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Atividade: escreva em seu caderno, FALE SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS E MODELAGENS SIMBOLIZANDO A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA.Atividade - Apreciação- analise os vídeos: 

Arte Indígena e Arte africana.

DURANTE A APRECIAÇÃO É IMPORTANTE QUE FAÇA ANOTAÇÕES. Sugestão de observações; Na sequência, escreva em seu caderno, quais as observações mais relevantes, em relação às especificidades das modalidades das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas e o que elas têm em comum.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

 

 

 

Três TIPOS DE CHOCALHO INDÍGENA QUE VOCÊ PRECISA SABERhttps://www.youtube.com/watch?v=pcpbx67XmCU

Arte Indígena - Disponível em: https://youtu.be/s-0fgq2IIj0

Arte africana - Disponível em: https://youtu.be/BIqBFZPze90

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/


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