Prof Denny - ARTE
Estudantes, A música indígena reflete todo
o espírito de um povo, existem músicas tradicionais outras de autoria de
músicos de diferentes etnias. Bandas indígenas e cantores estão espalhados por
todo o Brasil, mas pouco conhecidos no cenário nacional.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Matriz
indígena e africana |
Objetivo geral |
Analisar
instrumentos de matriz indígena e africana e os
elementos constitutivos das
diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas |
Três TIPOS DE CHOCALHO INDÍGENA QUE VOCÊ PRECISA SABER
Responda as Questões
a) Qual a opinião de vocês sobre a música indígena?
b) Elas são parecidas com as nossas?
c) Vocês conhecem o idioma cantado por esses índios?
d) Quais temáticas são abordadas nessas músicas?
e) Por que os índios cantam?
f) A música é importante para os índios? Por quê?
Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Desenho - Técnica de representar, ou criar formas,
utilizando materiais como
lápis, carvão, pincel. É
composta por criar formas com linhas, pontos,
etc.
Pintura - técnica de empregar pigmento
a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar
uma superfície, como papel, tela ou uma parede.
Modelagem - Técnica baseada
em moldar manualmente materiais flexíveis e modeláveis,
dando-lhes forma tridimensional.
Esculturas
-
Objetos tridimensionais, obtidos por meio da manipulação e utilização de
ferramentas e manipulação de materiais sólidos, rígidos, maleáveis e/ou
moldáveis.
Elementos Constitutivos: ponto, linha, forma, textura, volume, escala e cor. É o que dá significado ao trabalho do artista.
ATIVIDADE – escreva em seu caderno.
FALE SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS E MODELAGENS SIMBOLIZANDO A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA.
ATIVIDADE - APRECIAÇÃO
Estudante analise os vídeos. Esta atividade tem como foco apreciar e analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades, em diferentes contextos e práticas artístico-visuais, realizadas pelas culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas.
Para ampliar as experiências com esses
contextos, suas práticas e cultivar a percepção de simbolizar os repertórios
imagéticos assistam aos vídeos: Arte Indígena e Arte africana.
DURANTE A APRECIAÇÃO É IMPORTANTE QUE FAÇA ANOTAÇÕES.
Sugiro as seguintes observações:
Os elementos que constituem as modalidades do
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades;
Os contextos e práticas artístico-visuais;
A época;
A capacidade dos povos em simbolizar imagens.
Na sequência, escreva em seu caderno, quais as observações mais relevantes, em relação às especificidades das modalidades das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas e o que elas têm em comum.
Arte Indígena
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF08AR04)
Analisar os elementos constitutivos das diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos de matriz
indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação
musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais
diversos.
|
Metodologia: |
Retomada: leitura de imagem e leitura de texto; Musica indígena e instrumentos musicais; assistir ao vídeo: três TIPOS DE CHOCALHO INDÍGENA QUE VOCÊ PRECISA SABER; responder as questões no seu caderno faça o registro; Estudante vai levantar os conhecimentos prévios, ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação e análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Atividade: escreva em seu caderno, FALE SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS E MODELAGENS SIMBOLIZANDO A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA.Atividade - Apreciação- analise os vídeos:
DURANTE
A APRECIAÇÃO É IMPORTANTE QUE FAÇA ANOTAÇÕES. Sugestão de observações; Na
sequência, escreva em seu caderno, quais as observações
mais relevantes, em relação às especificidades das modalidades das culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas e o que elas
têm em comum. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
Três TIPOS DE CHOCALHO INDÍGENA QUE VOCÊ PRECISA SABERhttps://www.youtube.com/watch?v=pcpbx67XmCU
Arte africana - Disponível em: https://youtu.be/BIqBFZPze90 SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário