segunda-feira, 9 de novembro de 2020

O MOSTRAR ANUNCIADO

Prof Denny - Arte

Estudante, vamos iniciar nossa atividade retomando o que estudou e pensar na relação entre o espaço público e a arte urbana é também uma forma de refletir sobre o excesso de informações, a ocupação das cidades e o acesso à cultura.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

O MOSTRAR ANUNCIADO: A PRODUÇÃO POÉTICA ARTES VISUAL

Objetivo geral

Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico, Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.

ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO PÚBLICO E ARTE URBANA!

Antes de tudo, é fundamental conceituar esses termos. O espaço público consiste nas ruas e áreas públicas. Ou seja, são ambientes não privados, cujo acesso é aberto às pessoas.

Já a arte urbana, por sua vez, nada mais é do que uma manifestação artística que está ligada à cidade. Uma intervenção com esculturas metálicas em uma praça ou um grafite feito em um grande muro de uma avenida, por exemplo, demonstram isso muito bem.

Como o espaço público dialoga com a comunidade?

Em uma cidade grande, existem vários recortes culturais e sociais, até mesmo bairros que podem ser confundidos com outras cidades. Dessa forma, uma arte que pretende ser urbana não pode se privar de observar as peculiaridades locais. Sendo assim, a interação entre o espaço público e a arte urbana precisa dialogar com as pessoas que frequentam essa localidade, fazendo com que reflitam sobre o cotidiano, os sentimentos e as dificuldades de existir em uma cidade.

ANIMA MUNDI: O UNIVERSO FABULOSO DA ANIMAÇÃO


Algumas das melhores produções nacionais e internacionais de animação para todas as faixas etárias podem ser conferidas maior festival, o Anima Mundi.

Durante o festival, há mostras competitivas de curtas e longas de animação dos mais diferentes gêneros, vindos de todo o mundo. Entre as atividades, também acontecem o Estúdio Aberto, com oficinas gratuitas de animação para o público; o Papo Animado, que traz grandes nomes da animação internacional; e o Anima Fórum, reunindo profissionais para debates, palestras, workshops e negócios.

“A proposta do Anima Mundi é que a pessoa se perca aqui dentro, que realmente passe o dia assistindo filmes, nas oficinas, convivendo com os animadores, aprendendo, se divertindo”

Estudantes, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações, revisão e estudos dos conceitos aprendidos, investigação e fazeres em Arte. É o momento para as mostras de arte, salões, festivais, exposições e intervenções, entre outras formas que também possam favorecer a percepção do que foi realizado. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

 Arte híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança, música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão, rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line sites, blogs e redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e transcendendo as fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

Cartaz: é um suporte, normalmente confeccionado em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua principal função é capturar a atenção do leitor para uma informação importante, divulgada visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético e artístico. Para isso, apresenta dois níveis distintos e consecutivos: leitura primária, que fornece informações básicas; e leitura secundária, que oferece informações detalhadas sobre o evento (onde, quando, preço), vistas apenas quando o observador se aproxima do cartaz. Os primeiros cartazes foram produzidos em Paris (França), em 1866, por Jules Chéret. A melhoria de procedimentos técnicos na impressão litográfica facilitou a introdução deles como um meio de comunicação visual precioso. O artista francês Toulouse-Lautrec, entusiasmado pela possibilidade de aproximar sua arte do público, estudou os procedimentos tipográficos e as questões formais necessárias, exagerando certos aspectos expressivos e intensificando a diferença entre um cartaz, uma ilustração e uma pintura. Seus cartazes superaram as expectativas de divulgação de espetáculos e passaram a ser reconhecidos em todo o mundo, exercendo grande influência na história dos cartazes, além de divulgar dançarinas como Jane Avril. O tipo de dança, o figurino, os símbolos musicais, as fontes das letras etc. nos fornecem pistas sobre o espetáculo e nos dão a sensação de movimento, especialmente pelas linhas e formas mais escuras, pela relação entre os pés da bailarina e a voluta do contrabaixo.

Mostra Cultural Escolar: é um evento em que estudantes e professores, de forma protagonista, planejam, apresentam e socializam experiências estéticas e artísticas, de conhecimentos e aprendizagens, vivenciadas em seus processos de criação, em todas as áreas da cultura (dança música, teatro e artes visuais).

Mediação Cultural: refere-se a todas as maneiras em que a informação é comunicada aos visitantes/público de um sítio educativo, natural ou de lazer, tal como um museu, um parque ou um centro de ciências.

Gêneros da Linguagem das Artes Visuais: assemblage; body art; cerâmica; colagem; desenho; escultura; fotografia; gravura (xilogravura, metal, serigrafia etc.); happening; HQ; instalação; land art; livro de artista ou livro-objeto; objeto; performance; pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico, aquarela etc.); ready-made; site specific; tapeçaria; videoarte; web art.

Gêneros das Linguagens Híbridas: happening; performance.

Gêneros das Linguagens Convergentes: arquitetura; cenografia; design; figurino; iluminação; jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria; publicidade; sons para celular; trilha sonora; videoclipe.

Portfólio: é uma coleção de todo o trabalho desenvolvido, sendo organizado, relacionado, e acomodado geralmente em pastas.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Nos bimestres anteriores, as atividades mostraram que a Arte se torna híbrida ao transitar em várias linguagens, seja na apresentação do grupo Nat Nus, no qual teatro, dança, música e artes visuais conversam entre si para criar uma mostra, um espetáculo e/ou animação, seja na fusão de diferentes mídias e formas de expressão artística, transcendendo as fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

Quais possibilidades poderiam ser exploradas para reunir, apresentar e ampliar o conhecimento sobre o que foi vivenciado ao longo do ano letivo.

Esse processo poderá ocorrer por meio da realização de uma Mostra, ou por outras formas de divulgação indicadas, utilizando o roteiro a seguir.

É importante que registre no caderno tudo o que foi conversado, além de definir quais serão suas responsabilidades dentro do processo de planejamento da Mostra.

Este exercício de reflexão contribuirá para rever as ações e nortear a montagem de uma MOSTRA CULTURAL.

O que será produzido?

Como será essa produção?

Quais espaços serão utilizados? Quando será realizada a Mostra?

Quais equipamentos e materiais cada grupo irá utilizar para essa produção?

Como será apresentada essa produção?

Essa produção será individual ou colaborativa?

Como será feita a divulgação dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis, cartazes etc.?

Como será feita a divulgação e a comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?

De que forma serão feitos os registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?

Qual será a responsabilidade de cada um?

Você já conhece o Anima Mundi?

O Festival Anima Mundi é o maior evento aberto de animação da América Latina! Criada em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, é considerado um dos festivais de animação mais importantes do Brasil e do mundo, já tendo exibido mais de 9000 filmes em, aproximadamente, 70 países, e cerca de 120 mil animações criadas durante as oficinas do evento. Seu público vai muito além de animadores! O evento conta com a participação de produtores, educadores de artes e, acima de tudo, fãs de animação.

É interessante dizer que o Anima Mundi é um dos principais meios de criar audiência para filmes, curtas e séries animadas de produção mais independente e nacional.

COMO O ANIMA MUNDI FUNCIONA?

Durante o evento estão disponíveis diversas atrações abertas ao público, como exibições de curtas e longas de animação (que estão concorrendo no festival), palestras diversas com profissionais da área, exposições e o mais interessante para o público de fora: O Estúdio Aberto, com oficinas e workshops de animação, onde o público pode produzir alguns segundo do seu próprio desenho animado!

Confira algumas das produções que já foram feitas nas oficinas no site do Anima Mundi.

O Festival, inicialmente, ocorria nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas, desde 2003 também são feitas feiras itinerantes por diversos estados do Brasil, levando uma versão reduzida do evento para cidades como Belém do Pará, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília, Capivari de Baixo e Curitiba!

CONVERSA COM OS CRIADORES DO ANIMA MUNDI


IDEIAS???????!!!!!!!

ARTES VISUAIS

Festival de desenho animado Para realizar um festival de desenho animado, alguns pontos devem constar do regulamento, como: quem pode participar o formato dos desenhos de animação, o tempo de duração dos vídeos, as principais técnicas de animação que vão utilizar (Animação de recorte, Flip Book, Stop Motion, Animação Tradicional, Animação Digital 2D e 3D, Mocap [Captura de movimento] e Fantoche), quantidade de vídeos por estudante ou grupo de estudantes, tema, premiação (mesmo que simbólica), data limite para a entrega e cessão de direitos autorais, se for o caso. Para isso, é preciso elaborar regulamentos e planejar o festival.

IDEIAS???????!!!!!!!

Como podemos fazer um festival de desenho animado? Quais são suas ideias para criarmos um festival de desenho animado? Como podemos organizar?

Envie suas ideias.

 

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte)

Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.

Metodologia:

Retomada: Estudante, pensar na relação entre o espaço público e a arte urbana, leia o texto, apreciação de imagem: ANIMA MUNDI: O UNIVERSO FABULOSO DA ANIMAÇÃO; Estudantes, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações, revisão e estudos dos conceitos aprendidos, investigação e fazeres em Arte, Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.Arte híbrida, Cartaz, Mostra Cultural Escolar, Mediação Cultural, Gêneros da Linguagem das Artes Visuais, Gêneros das Linguagens Híbridas, Gêneros das Linguagens Convergentes, Portfólio; ATIVIDADE 1 – SONDAGEM, exercício de reflexão para rever as ações e nortear a montagem de uma MOSTRA CULTURAL; sondagem: Você já conhece o Anima Mundi; leitura e apreciação de imagem, assistir ao vídeo: CONVERSA COM OS CRIADORES DO ANIMA MUNDI; Sugestão de ideias para criar um Festival de desenho animado.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

http://cultura.gov.br/conversa-com-os-criadores-do-anima-mundi/

https://revolutionnow.com.br/anima-mundi-o-maior-festival-de-animacao-da-america-latina/

CONVERSA COM OS CRIADORES DO ANIMA MUNDI

https://youtu.be/jFdOSRvO-ww

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/


  

 

 

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