segunda-feira, 9 de novembro de 2020

TEMA: IN [TER] VENÇÃO: INSTANTÂNEOS POÉTICOS

 Prof Denny - Arte

Estudantes, vamos retomar um pouco nossa conversa  sobre as Transformações na Cultura Urbana das grandes metrópoles

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

 IN [TER] VENÇÃO: INSTANTÂNEOS POÉTICOS

Objetivo geral

Conhecer as obras e o processo de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.

.Observe o mural 

Kobra cria mural de grafite em homenagem a vítimas da corona vírus e fará leilão de obras para ajudar sem-teto de SP

É bastante comum, em depoimentos de moradores de bairros que passaram por processos de rápida transformação, principalmente nas grandes cidades, a evocação nostálgica de um tempo em que era costume colocar cadeiras na calçada em frente da casa, para apreciar o movimento da rua do fim de tarde. Não se trata apenas de recordação, são costumes que vemos que foram transmitidos de pais para filhos em determinadas culturas.

As cidades continuam em transformação cultural, atualmente, o grafite é um tipo de arte urbana caracterizada pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.

É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

Atividade- Pesquisa

Durante o período que estamos vivendo de pandemia, a arte urbana continua presente em nossa cidade e em outros países. Faça uma pesquisa de Como os artistas contemporâneos estão retratando as suas obras no período de pandemia

Tema da pesquisa: Arte de rua retrata a pandemia de corona vírus pelo mundo

Artistas fazem homenagens as profissionais de saúde, alertas para os cuidados e críticas às posturas de alguns líderes políticos.

 


Estudantes, as atividades indicadas a seguir, promovem o desenvolvimento das habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, dos modos de documentação em Arte e com a performance contemporânea brasileira. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre em seu caderno, o que e como aprendeu , descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Intervenção artística: Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as instalações.

Modos de documentação em Arte: A Arte pode ser documentada por meio de registros em documentos em papel, impressões, fotocópias, digitalização das obras, textos, desenhos, fotografias, vídeos, além da inscrição das obras junto à Biblioteca Nacional.

PerformanceTem como principal característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o próprio corpo em criativas evoluções e possibilitando fundir elementos das diversas linguagens (música dança teatro e artes visuais).

Parangolé: São objetos artísticos (capas coloridas) produzidas pelo artista plástico Hélio Oiticica, a partir da experiência de exploração de cores, formas, sons e movimentos. Este conjunto de obras nasceu, como diz o artista, de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão, afirmando a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra ao participador dançarino. Dissolvendo, assim, as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador, provocando o hibridismo entre as linguagens da dança, música e artes visuais.

Parangolé.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole.

 O que foram os Parangolés?

Disponível em: https://arteref.com/gente-de-arte/o-que- foram-os-parangoles/.

 

Metaesquemas: é a célula original da obra do artista plástico Hélio Oiticica. Pinturas produzidas do final dos anos 50, como uma obra concretista, de forma que representou uma evolução do abstracionismo, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”, para o qual ele utilizou técnicas de pintura 3D. Elas representam um período de pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura, o espaço tridimensional.

 Metaesquema,        metaforma,  metaobra.·.Disponível    em: 

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000200063.


 Atividade 1: Apreciação

Por que é importante o registro e a documentação de intervenções, performances e outras manifestações artísticas?

Para iniciar esta investigação, responder a esse questionamento e ampliar o conhecimento assista a seguir, propiciando um momento de apreciação e reflexão sobre a obra de Hélio Oiticica  brasileiro, artista plástico, pintor, escultor, performático e revolucionário no mundo da Arte.

“Programa - Ciência e Letras - Hélio Oiticica”, leia a frase do artista, citada no início do programa. Faça uma reflexão sobre a importância de documentar, registrar e preservar arte.

Finalize esta parte da atividade  respondendo, no caderno, as questões indicadas.


Frase de Hélio Oiticica citada no vídeo. Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica”

Indicado a seguir

[...] a sucessão de obras é para fazer inteligível o que sou, eu passo a me conhecer através do que faço, na realidade eu não sei o que eu sou, porque se é invenção eu não posso saber. Se eu  soubesse o que seria essas coisas, elas  não seriam mais invenção. Se elas são invenção, a existência delas é que possibilita a concreção da invenção.

responda: 

Quem foi Hélio Oiticica?

Em qual linguagem foi proposta a apresentação das obras de Hélio Oiticica?

Ele usava registros durante o processo de criação? Quais?

assista ao video : Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica”. 

 

Em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos. Assista aos vídeos indicados a seguir, para um segundo momento de apreciação e reflexão. Finalize, respondendo no caderno, as questões indicadas.

responda :

Qual seria a melhor forma de preservar um acervo como esse, e qual foi à escolha da família de Hélio Oiticica?

 Hélio Oiticica realizava projetos? Quais?

 As obras de Hélio Oiticica são híbridas?

 Quais são as linguagens exploradas em seus trabalhos?

 Qual a importância da música no processo de criação de Hélio Oiticica?

 Fale sobre porque a arte de Hélio Oiticica é movimento, corpo e cores?

 Como as obras dele interferem na moda e na publicidade?

 Se as performances são trabalhos que dura o tempo de sua apresentação, como se faz a divulgação dessas obras? De que modo elas podem permanecer em uma exposição ou em um museu?

Para você, por que seria importante o registro de instalações, intervenções e performances?

Link:

Os vídeos do Programa Start da Globo News apresentam relatos sobre a obra de Hélio Oiticica e a importância da preservação de acervos, restauros e registros.

 Hélio  Oiticica          -           Primeira         Parte.·.

Disponível    em: https://www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww.

Hélio  Oiticica          -           Segunda       parte.·.

Disponível    em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM.

A         História         de       Hélio  Oiticica.·.

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8 

As       obras de       Hélio  Oiticica.·.

Disponível    em: https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U.

Museu           Vivo:  Hélio  Oiticica          (Parte            1).·.

Disponível    em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ.

 Museu          Vivo:  Hélio  Oiticica          (Parte            2).·.

Disponível    em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo 

Para saber mais:

Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista.

A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance  em vídeo ou fotografia  como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente.

 Quando um museu adquire os direitos de uma performance, pode atualizá-la quantas vezes quiser, dando caráter de permanência àquela proposta efêmera. Fotografias, filmes, vídeos e textos começaram a compor o acervo de muitos museus especializados em arte contemporânea após 1950, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea de San Diego, nos Estados Unidos. No Brasil, o Centro de Arte Contemporânea (Inhotim) é um museu a céu aberto que integra meio ambiente, fauna, flora e arte contemporânea. Localizado no município de Brumadinho, em Minas Gerais, tem um acervo formado por obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros criadas depois de 1960.

A relação entre o projeto e a performance, a instalação ou a intervenção  ou entre a obra e seu registro  é central para as poéticas contemporâneas e sugere o desenvolvimento de novas formas de documentar, catalogar, preservar e expor obras de arte. A obra toma a forma de registros, documentos, livros, vídeos, discos, mapas, diagramas, projetos, cartas e cartões- postais: (retirado do material da 1ª série - Caderno do professor. São Paulo Faz Escola, 2009, p 39).

Instituto Inhotim. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/blog/.  

Atividade 2: Ação Expressiva I

Após assistir aos vídeos e conhecer as obras e o processo de criação de Hélio Oiticica, é o momento de iniciar o seu processo de produção artística e do registro documental dessas ações, tendo como referência a poética desse artista. Para organizar o trabalho a ser desenvolvido, utilize o roteiro indicado a seguir.

Roteiro

Todo o processo de criação pode ser registrado no caderno com textos, imagens, desenhos, colagens etc.

O ponto de partida do trabalho seja a observação dos “metaesquemas” (célula original da obra de Oiticica) ou, também, podem pensar no processo de criação dos Parangolés.

Você precisa pensar sobre os processos vivenciados nos bimestres anteriores, buscando referências do que foi mais significativo na produção artística;

O planejamento de trabalho pode ser feito por meio da produção de um mapa conceitual, que precisa conter:

Atividade

Escolhas das manifestações artísticas (intervenção, instalação e/ou. (Performance);

Reconhecimento do espaço escolar e possibilidades de utilização;

Esquemas    de       utilização      de       luz      (iluminação)            e          som    (aparelhos, equipamentos); serão usados;

Descrição de materiais plásticos que serão necessários (papel, tecido, tinta etc.).

Croqui para confecção de cenários e figurinos;

Indicação de equipamentos disponíveis para o registro/documentação (espaciais, cênicos (as) ou sonoros (as));

 

O que eu aprendi? Estudante, estando concluída a documentação de todo o processo criativo, registre o que você aprendeu sobre A intervenção e seu registro como documentação.


Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana

Metodologia:

Retomada: Estudantes, vamos conversar um pouco sobre as Transformações na Cultura Urbana das grandes metrópoles. Leia o texto e aprecie a imagem: Kobra cria mural de grafite em homenagem a vítimas da corona vírus e fará leilão de obras para ajudar sem-teto de SP; Atividade- Pesquisa: Tema da pesquisa: Arte de rua retrata a pandemia de corona vírus pelo mundo Artistas fazem homenagens as profissionais de saúde, alertas para os cuidados e críticas às posturas de alguns líderes políticos; Estudantes, as atividades indicadas a seguir, promovem o desenvolvimento das habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, dos modos de documentação em Arte e com a performance contemporânea brasileira. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, Intervenção artística, Modos de documentação em Arte, Performance, Parangolé, Metaesquemas; aprecie as imagens;Atividade 1: Apreciação; Finalize esta parte da atividade respondendo, no caderno, as questões indicadas; Assista aos vídeos indicados, para um segundo momento de apreciação e reflexão. Finalize, respondendo no caderno, as questões indicadas; Para saber mais, leia o texto: Hélio Oiticica; Atividade 2: Ação Expressiva I.Após assistir aos vídeos e conhecer as obras e o processo de criação de Hélio Oiticica, é o momento de iniciar o seu processo de produção artística e do registro documental dessas ações; leia o roteiro;O que eu aprendi? Estudante, estando concluída a documentação de todo o processo criativo, registre o que você aprendeu sobre A intervenção e seu registro como documentação.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica”. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4.

Hélio    Oiticica            -           Primeira            Parte.·.

Disponível        em: https://www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww.

Hélio    Oiticica -           Segunda          parte.·.

Disponível        em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM.

A          História            de        Hélio    Oiticica.·.

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8.  

As        obras   de        Hélio    Oiticica.·.

Disponível        em: https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U.

Museu  Vivo:    Hélio    Oiticica (Parte  1).·.

Disponível        em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ.

 Museu Vivo:    Hélio    Oiticica (Parte  2).·.

Disponível        em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo.  

https://istoe.com.br/48878_COMO+RECONHECER+UM+METAESQUEMA+/. Metaesquema. Disponível        em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4866/metaesquema.

Metaesquema, metaforma,      metaobra.·.

Disponível        em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000200063.

Parangolé.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole.

O que foram os Parangolés?

Disponível em: https://arteref.com/gente-de-arte/o-que- foram-os-parangoles/.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. 

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário