Olá Alunos!
Atividades da semana de 16 a 27/11/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades Essenciais: Apreender como ocorrem processos de desumanização e coisificação do outro.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação.
Roteiro de estudos:
Acesse a videoaula no CMSP para revisão:
É desta massa que nós somos feitos,
metade de indiferença e metade de ruindade.
José Saramago
Um importante elemento para
sustentação da cidadania é a legislação, porque é por intermédio de leis que muitos direitos
são garantidos. Da mesma forma que, por meio destas, surgem deveres a serem cumpridos.
Levantemos a
questão: a lei é para quem?
Formalmente,
todos estão
sob a égide da legislação. Porém, historicamente, o Brasil traz um legado de impunidade para
as elites. Contudo, não podemos deixar de ressaltar fatos recentes, que
evidenciam a ampliação dos rigores da
lei a até essa camada da população.
Olhando
para a outra ponta, há um grupo que
também não é atingido pelas leis. Qual seja, aqueles que não existem perante à legislação porque não possuem
registro civil. Por não possuírem documentos oficiais, essas pessoas não
podem acessar diversos equipamentos públicos e privados.
Observe que, graficamente, essa é uma
representação daqueles que estão acima da lei, abaixo dela e contingenciados por ela. Não é estranho que a linha que separa aqueles que se
consideram acima da lei é intermitente? Diferentemente da linha que separa aqueles que não são enxergados pela
lei, que é continua.
Atividades:
1) “ É desta massa que nós somos feitos, metade de
indiferença e metade de ruindade”, analise essa frase?
2) Já falamos sobre ser cidadão,
certo? O que seria então, não
cidadania?
3) Depois de
pensar sobre, responda: “a lei é para quem”?
4) Observe o gráfico sobre a LEI.
Por que a linha que separa aqueles que se consideram acima da lei é
intermitente? Quem são os que se consideram acima da lei? Eles são sempre os mesmos?
Pense bem e responda.
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