segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Super Mario Odyssey – musica e artes visuais

 

 Prof Denny

Vamos iniciar retomando um pouco sobre o que é Musica, o uso e função da Musica, o estilo e o gênero musical relacionando às diferentes dimensões da vida. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Super Mario Odyssey – musica e artes visuais

Objetivo geral

Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

 O que é Musica?

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NOS INÚMEROS ESTILOS MUSICAIS DIFERENTES EXISTENTES?  

 Ritmos Musicais do Brasil



Saiba que são muitos e para os mais variados gostos. Historiadores encontraram nas cavernas muitas pinturas rupestres que davam uma ideia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos, os homens das cavernas já emitiam os primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os atuais tambores e xilofone.
Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país, bem como também são direcionados para diversas faixas etárias e diferentes grupos de indivíduos. Veja abaixo os ritmos mais conhecidos e que obtém maior sucesso em todo o mundo:

- Música Pop – Gênero musical apreciado por crianças, jovens, adolescentes e também adultos. Surgiu nos anos 60 e as músicas se traduzem em ritmos melódicos e por vezes ritmos ‘acelerados’, um som bom de ouvir e bom para dançar. Shakira, Back Stree Boys, Britney Spears são exemplos de artistas POP.

- Fado – Ritmo tipicamente português  geralmente cantado por uma pessoa que é acompanhada por músicos que tocam instrumentos como a guitarra portuguesa e outros. Mariza, Amália e Ana Moura são grandes exemplos de fadistas.

- Hip Hop – Despontou nos anos 70, é um gênero de música americana que nasceu com o objetivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos favorecidas e seus conflitos pessoais. Grandes nomes do Hip Hop Boss Ac e Da Weasel.

- Rock and Roll – Surgiu na década de 50 nos Estados Unidos, tem como forte característica ritmo acelerado favorecendo a dança. Tem como precursor Elvis Presley e Os Beatles, certamente um gênero de música que seus pais devem gostar muito.

- Música Popular Brasileira – Grandes nomes deste gênero musical Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda e outros. Tem como fortes características falar de amor, da vida, das desilusões, e de contar história em forma de música.

- Samba - Ritmo típico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu ‘berço’ a população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho e outros.

- Jazz – Gênero elitista e apreciado por intelectuais, teve sua origem entre os afro-americanos. Usa instrumentos como o piano, trompete e é um ritmo muito bom de ouvir em momentos de descontração. Grandes nomes Louis Armstrong, e hoje temos como ícone Diana Krall.

- Blues - é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

- Funk - é um gênero musical que se originou na segunda metade da década de 60 quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e R&B, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O Funk tira a ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Nos anos 70 o funk foi influência para músicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris entre outros).

- Tango – Ritmo Argentino, suas músicas narram paixões e desventuras de casais apaixonados. Um dos grandes nomes do tango foi Carlos Gardel.

- Música Clássica – Um dos gêneros mais apreciados por todo o mundo, surgiu por volta de 1500, pode ser tocado por muitos instrumentos como violino, cravo, piano, violoncelo, viola e outros. A música clássica pode ser subdividida em sinfonias, sonatas, operas operetas, ensaios, etc. Grandes nomes da música clássica Chopin, Mozart, Strauss, Bach, etc.

- Salsa - é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha, e a rumba cubana. A salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana, foram eles que criaram o nome Salsa, Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. 

- Reggae – Ritmo tipicamente Jamaicano, teve sua origem também na cultura afro-americana. Tendo como seu ‘berço’ a cultura Jamaicana, Bob Marley foi um dos grandes nomes do Reggae.

- Country – Teve origem nos anos 40 nos Estados Unidos, suas músicas são melodiosas e contam histórias de amores e desamores de casais enamorados, ou relatam histórias de vida no campo. Grandes nomes Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.

- Música sertaneja ou sertaneja - é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.

- New Age – Estilo de música calma, futurista, quase sempre instrumental; embora Enya, Lorena Mackneth e outras cantoras tenham se firmado no gênero new age com grande sucesso dando suas vozes a grandes músicas.

- Eletrônico – É sempre o mesmo ritmo, como o nome diz é eletrônico podendo ser gerada por computadores e tendo como marca principal a ‘mesma batida repetitiva’. Faz muito sucesso nas discotecas e entre jovens de todo o mundo.

- Axé Music – Um gênero de música que se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e é enfatizada no carnaval pelos ‘trios-electricos’ tendo como nomes de relevância Luis Caldas, Ivete Sangalo e outros.

- Ópera – Gênero de música apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado com música por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (barítonos, tenor, contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo-soprano). Geralmente cantada no idioma italiano. Grandes nomes Luciano Pavarotti, Plácido Domingos, Jose Carreras.

- Música gospel ou música evangélica - é um gênero musical composto e produzido para expressar a crença, individual ou comunitária, cristã. A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial. No entanto, um tema de música gospel é louvor, adoração ou graças a Deus, Cristo ou o Espírito Santo.

- Música eletrônica ou eletrônica - é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônico, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o Techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.

Que gênero Musical você costuma ouvir?

Estudantes, para esta Situação de Aprendizagem vamos conversar para levantar os conhecimentos prévios sobre o que você sabe a respeito de linguagens artísticas e modalidades das artes visuais, jogos eletrônicos e design digital, suas relações e aplicações no dia a dia, propiciando análise e posterior exploração desses objetos de conhecimento.

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento da atividade.

EVOLUÇÃO DA TRILHA SONORA DE JOGOS.

O áudio nos jogos digitais começou com um efeito sonoro, no jogo Pong, do Atari. “Isso já foi revolucionário para a época. E então começaram a aparecer às primeiras trilhas musicais, usando apenas os chips de áudio presentes nos consoles de vídeo game”, conta Marcos Mello. O pesquisador explica que, na época, não era possível produzir para jogos músicas mais elaboradas. Com limitações na tecnologia, ficaram famosos os sons característicos dos jogos de oito bits.

O uso de CDs para vídeo games, caso do Playstation 1, lançado em 1994, tornou possível reproduzir sons mais complexos, de orquestras, corais, guitarras e canto. A qualidade, entretanto, ainda não era ideal. “Até você chegar agora, ao nível do cinema, que não existe limitação. A qualidade do som muitas vezes é melhor nos jogos digitais”, afirma Marcos. Uma tecnologia muito utilizada e que ajuda a causar imersão no jogo são os sistemas de surround, que dividem os sons por canais, em diferentes direções.

A seguir, os conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem:

DESIGN DIGITAL: Está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais, valendo-se de formas, estética, textos e criação de objetos para atender uma demanda, tais como jogos, animações, aplicativos, sites, interfaces de smartphones, editoração eletrônica, comércio eletrônico etc. Portanto, configura-se como uma área multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia e da Arte.

JOGOS ELETRÔNICOS: são jogos desenvolvidos para plataformas computacionais como videogames, fliperamas, consoles de jogos pessoais, computadores e smartphones. Tais jogos utilizam tecnologia computacional para permitir seu funcionamento. Podem ser jogados por uma única pessoa ou coletivamente, presencialmente ou à distância.

Projeto temático: sistematização de uma ação com público-alvo e detalhamento, abordando uma temática específica. Sendo assim, todas as ações planejadas devem gravitar em torno do tema eleito.

Relações processuais: nesta habilidade, tratam-se da investigação, pesquisa e análise das possibilidades de criação e utilização de produções artísticas, das diferentes modalidades e linguagens artísticas (danças, músicas, encenações, desenhos, pinturas etc), durante a realização de projetos temáticos.

IMERSÃO E INTERATIVIDADE

Em jogos digitais, a música interage com o jogador como guia. A trilha sonora ajuda a explicar o que está acontecendo na tela. “Há jogos como Tomb Raider e Uncharted, em que a partir do momento em que o jogador é descoberto por inimigos, à trilha sonora muda e fica mais tensa e agitada. É um indicador de que o jogador precisa lutar. Quando a luta acaba, a trilha sonora acaba também, mostrando que o jogador pode ficar mais tranquilo”, exemplifica Marcos Mello. Segundo o pesquisador, outro fator importante é a interação por ação do jogador. Ao mudar de cenário, por exemplo, ocorrem mudanças no estilo da trilha sonora.

Além de permitir interação, a trilha produz e reforça a dramaticidade da narrativa. Em um jogo de suspense, a música gera mais tensão, por exemplo. Além disso, ajuda a contextualizar cenários e criar ambientação. E, segundo Marcos Mello, a trilha produz efeitos de imersão, que passam pelas fases de comprometimento, absorção e imersão total do jogador. O comprometimento ajuda a apresentar a ideia do jogo. A absorção, a manter o jogador focado e imerso. “Por fim, há a suspensão da descrença, quando você faz o jogador perder a noção de onde está. Ele esquece que está em um sofá, jogando vídeo game, com um controle na mão. É quando você consegue a imersão total”, explica.

 ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Estudante, para iniciar esta atividade, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos. 

  • Conforme estudado, anteriormente, nas aulas de Arte, quais são as linguagens artísticas?
  • Na linguagem das Artes Visuais, cite alguns exemplos de modalidades e, pelo menos um elemento de cada uma delas, entre as que você conhece e/ou estudou.

  • O que é design digital? Explique.

  • exemplos de onde o design digital se faz presente. Em quais objetos do nosso dia a dia eles aparecem?

  • De que forma o design digital está inserido na criação de personagens e paisagens, dos jogos eletrônicos? Dê exemplos.

  • Quais linguagens artísticas, além das artes visuais, aparecem nos jogos eletrônicos?

 

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Para este momento de apreciação e análise, veja as imagens e os vídeos.

A sequência de imagens a seguir, presentes nas modalidades das artes visuais que se evidenciam no trabalho do design digital, como o desenho, o uso das cores, os volumes, as perspectivas etc. observe as diferentes opções estéticas escolhidas para os jogos eletrônicos, desde o grafismo geométrico dos games antigos até os graus elevados de realismo dos games atuais.

É importante que faça anotações.

Mario é um dos personagens mais reconhecidos em todo o mundo desde sua estreia, nos anos 80, como o rival de Donkey Kong. O encanador italiano se tornou o rosto da companhia japonesa Nintendo e estrelou vários dos principais games da empresa. Além de sua série principal de aventuras com Super Mario Bros. , o mascote também dá suas voltas em jogos como Super Mario KartMario Party, entre outros. Porém, a maior surpresa é quando ele aparece até mesmo em jogos que não são dele.

Super Mario Odyssey


ATIVIDADE

  •  Na modalidade das artes visuais que se evidenciam no trabalho do design digital, o que você observou sobre como é o desenho, o uso das cores, os volumes, as perspectivas.
  • Na modalidade da musica: quais os sons que você conseguiu identificar? Como é a musica?

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF09AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao design digital e aos jogos eletrônicos.(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

Metodologia:

Retomada: O que é Musica?Que gênero Musical você costuma ouvir?Na aula do CMSP, você conversou um pouco sobre o que é Musica o sistema simbólico, o uso e função da Musica, o estilo e o gênero musical relacionando às diferentes dimensões da vida. Você já parou para pensar nos inúmeros estilos musicais diferentes existentes?  Leitura do texto: ritmos mais conhecidos e que obtém maior sucesso em todo o mundo;
Situação de Aprendizagem II - sondagem inicial - Evolução da trilha sonora de jogos; A seguir, conceitos sobre os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem: Design digital, Jogos eletrônicos, Projeto temático, Relações processuais; leitura do texto. Imersão e interatividade; Atividade 1 – Sondagem - Responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos; Atividade 2 – Apreciação - Para este momento de apreciação e análise veja as imagens e o vídeo Super Mario Odyssey;
É importante que você faça anotações: na modalidade das artes visuais que se evidenciam no trabalho do design digital, o que você observou sobre como é o desenho, o uso das cores, os volumes, as perspectivas.Na modalidade da musica: quais os sons que você conseguiu identificar? Como é a musica?

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

Referências:


https://minasfazciencia.com.br/2018/10/26/15326/

https://www.techtudo.com.br/listas/2019/03/veja-os-jogos-mais-inusitados-que-contam-com-a-participacao-de-mario.ghtml

https://youtu.be/5kcdRBHM7kM

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 


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