Prof Denny - Tecnologia e INovação
Ao desenvolver essas atividades, temos como objetivo, realizar experiências que levem você, estudante, a construir ou desenhar , na prática, pequenos circuitos com componentes elétricos e eletrônicos simples, tornando familiar o manuseio com componentes e materiais básicos para a construção de artefatos elétrico-eletrônicos no decorrer de nossos estudos.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Eletrônica não é só putz putz |
Objetivo geral |
Realizar experiências que leve o estudante
a construir ou desenhar, na prática, pequenos circuitos com componentes
elétricos e eletrônicos simples. |
Na atividade “mão na massa”, vamos apresentar o conceito de polaridade, considerando a experiência dos estudantes em relação à atividade anterior.
É importante que compreenda que, ao
identificarmos a polaridade, utilizamos o sinal positivo (+) ou sinal negativo
(−) como uma maneira de se distinguir uma fonte de tensão. Existem duas fontes
de tensão: a corrente contínua e a corrente alternada. Pilhas, baterias,
carregadores de celulares são exemplos de fontes de tensão de corrente
contínua. Nela, os polos positivo e negativo não mudam nunca, eles “continuam”
sempre iguais. Já na corrente alternada (as tomadas de nossas casas, por
exemplo), alteram continuadamente seus polos: em um momento, um polo do fio é
negativo, noutro é positivo. Por isso chama-se corrente alternada.
DESENHE EM SEU CADERNO LED A PERNA MAIS COMPRIDA É O POLO POSITIVO (+), A MENOR É O POLO NEGATIVO (–).
A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elétron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.
Tal observação iniciou o estudo de uma nova ciência derivada dessa atração.
Os estudos de Thales foram continuados por
diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert,
que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.
Sugestão: Canal TecMundo. A história da eletricidade.
INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E
ELETRÔNICA II,
Na próxima atividade, você será apresentado ao mundo da eletricidade e da eletrônica. Iremos realizar atividades para você se familiarizar com alguns componentes elétricos e eletrônicos básicos que lhe possibilitarão, no decorrer das aulas, construir, controlar e projetar artefatos como sensores, atuadores, motores e micro-controladores.
CIRCUITO ELÉTRICO OU CIRCUITO ELETRÔNICO?
Você saberia explicar a diferença entre circuito elétrico e circuito eletrônico?
Bem, a diferença principal é que em um circuito eletrônico é possível controlar a intensidade da corrente elétrica. Já em um circuito elétrico, isso não é possível. Pense em uma lâmpada comum e em um ventilador. Em qual deles está embarcado um circuito eletrônico?
Você deve ter pensado em um ventilador, pois neste eletrodoméstico nós conseguimos alterar a sua velocidade, aumentando ou diminuindo a intensidade da corrente elétrica, o que não é possível com uma lâmpada comum, que apenas acende.
Já vimos que em circuitos eletrônicos é
possível controlar a intensidade da corrente elétrica. Contudo, esses circuitos
dependem também da polaridade correta para que funcionem. Construa um circuito
para descobrirmos como funciona, na prática, a polaridade em um circuito
eletrônico. Ao final, DESENHE
EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS
COMPONENTES DO CIRCUITO.
Componentes e Materiais
1 LED
2 pilhas AA 1.5 volts com suporte
30 cm cabo flexível/fita crepe ou adesivo
transparente/tesoura
O interruptor é um dispositivo simples, porém muito importante. Ele é usado para abrir ou fechar circuitos elétricos ou eletrônicos. Você utiliza diferentes tipos dele em seu dia a dia: ao acender ou apagar uma lâmpada, chamar o elevador, fazer funcionar um eletrodoméstico ou ligar seu smartphone, entre tantas outras coisas.
Vamos construir um interruptor com materiais simples para usarmos no circuito feito na atividade Polaridade: uma investigação.
Figura 1 – Exemplo de Esquema de Ligação.
DESENHE EM SEU CADERNO EXEMPLO DE ESQUEMA DE LIGAÇÃO.
ATIVIDADE 2 –8º ano – Caderno do Aluno página 53
CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM INTERRUPTOR SE POSSÍVEL
O interruptor é um dispositivo simples, porém
muito importante. Ele é usado para abrir ou fechar circuitos elétricos ou
eletrônicos. Você utiliza diferentes tipos dele em seu dia a dia: ao acender ou
apagar uma lâmpada, chamar o elevador, fazer funcionar um eletrodoméstico ou
ligar seu smartphone entre tantas outras coisas.
Vamos construir um interruptor tipo Chave de Toque que, também, é conhecido como Push Button para inserirmos no circuito da atividade: Polaridade: uma investigação. Diferente de um interruptor comum, ele entra em ação somente quando o mantemos pressionado.
NO CADERNO DO ALUNO, TEM A INDICAÇÃO DO MODO DE FAZER assim como a lista de materiais necessários para essa construção. Caso apresente dificuldade, use a fita crepe para ao mesmo tempo isolar o fio e prender o clip no papelão.
Faça a atividade número 2 para descobrirmos como acionar ou interromper a corrente elétrica de nosso circuito. AO FINAL, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO.
Componentes e Materiais
Quadrado de papelão (10 cm x 10 cm)
Grampeador
1 clip de metal – Tam. 4/0
20 cm cabo flexível
Fita crepe ou adesivo transparente
Fonte: SPFE, 2020
Após a construção dos interruptores, organize um espaço para que possam testar suas experiências, contando quais caminhos utilizaram e o que aprenderam com essa atividade.
O vídeo, a seguir, apresenta a construção do interruptor para que possam realizar a experiência. SE POSSÍVEL.
Canal Youtube. Interruptor caseiro.
Acesse o vídeo, a seguir, para acompanhar a montagem do circuito. Se achar necessário.
Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro.
Habilidade socioemocional: |
Cultura Digital: Compreender, utilizar
e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
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EF89TEC25 Integrar e utilizar os sensores e atuadores a outros elementos para o desenvolvimento de atividades robóticas, como objetos que se movem ou que acende leds. |
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EF89TEC25 Integrar e utilizar os sensores e atuadores a outros elementos para o desenvolvimento de atividades robóticas, como objetos que se movem ou que acende leds. |
Metodologia: |
INVESTIGAÇÃO - tornando familiar o manuseio com componentes e materiais básicos para a construção de artefatos elétrico-eletrônicos no decorrer de nossos estudos.ATIVIDADE 1 – POLARIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO8º ano – Caderno do Aluno página 47 o conceito de polaridade; apreciação de imagem: Em um LED a perna mais comprida é o polo positivo (+), a menor é o polo negativo (–). DESENHE EM SEU CADERNO LED A PERNA MAIS COMPRIDA É O POLO POSITIVO (+), A MENOR É O POLO NEGATIVO (–);leitura do texto : historia da eletricidade; Sugestão: assistir ao vídeo Canal TecMundo. A história da eletricidade. TecMundo.INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E ELETRÔNICA II, pagina 52 CADERNO DO ALUNO; CIRCUITO ELÉTRICO OU CIRCUITO ELETRÔNICO? Apreciação de imagens; ATIVIDADE 1 – Polaridade: uma investigação; DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO; REALIZE A LEITURA DO TEXTO APRESENTADO NO CADERNO DO ALUNO.Figura 1 – Exemplo de Esquema de Ligação. DESENHE EM SEU CADERNO EXEMPLO DE ESQUEMA DE LIGAÇÃO.ATIVIDADE 2 – CONSTRUÇÃO E INSTALAÇAO DE UM INTERRUPTORSE POSSIVEL, 8º ano – Caderno do Aluno página 53, AO FINAL, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO. O vídeo, a seguir, apresenta a construção do interruptor para que possam realizar a experiência. SE POSSIVEL. Canal Youtube. Interruptor caseiro. Acesse o vídeo, a seguir, para acompanhar a montagem do circuito. Se achar necessário. Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro.É importante que você realize os desenhos. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 06/11/2020);
Recorte do caderno do aluno. |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
Canal TecMundo. A história da
eletricidade. TecMundo. Disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v=6w7Z-pyiDFo Canal Youtube. Interruptor caseiro. Disponível em <https://youtu.be/YvTZ6FcAD-Y Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro. Disponível em
<https://youtu.be/UTk2Hubsqgg Caderno do aluno Tecnologia e Inovação,Caderno do professor tecnologia e Inovação,BNCC |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
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