segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Eletrônica não é só putz putz

 Prof Denny - Tecnologia e INovação

Ao desenvolver essas atividades, temos como objetivo, realizar experiências que levem você,  estudante, a construir ou desenhar , na prática, pequenos circuitos com componentes elétricos e eletrônicos simples, tornando familiar o manuseio com componentes e materiais básicos para a construção de artefatos elétrico-eletrônicos no decorrer de nossos estudos.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Eletrônica não é só putz putz

 

Objetivo geral

Realizar experiências que leve o estudante a construir ou desenhar, na prática, pequenos circuitos com componentes elétricos e eletrônicos simples.

 ATIVIDADE 1 – POLARIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO 8º ano – Caderno do Aluno página 47

Na atividade “mão na massa”, vamos apresentar o conceito de polaridade, considerando a experiência dos estudantes em relação à atividade anterior.

É importante que compreenda que, ao identificarmos a polaridade, utilizamos o sinal positivo (+) ou sinal negativo (−) como uma maneira de se distinguir uma fonte de tensão. Existem duas fontes de tensão: a corrente contínua e a corrente alternada. Pilhas, baterias, carregadores de celulares são exemplos de fontes de tensão de corrente contínua. Nela, os polos positivo e negativo não mudam nunca, eles “continuam” sempre iguais. Já na corrente alternada (as tomadas de nossas casas, por exemplo), alteram continuadamente seus polos: em um momento, um polo do fio é negativo, noutro é positivo. Por isso chama-se corrente alternada.

 DICA: Em um LED a perna mais comprida é o polo positivo (+), a menor é o polo negativo (–).

DESENHE EM SEU CADERNO LED A PERNA MAIS COMPRIDA É O POLO POSITIVO (+), A MENOR É O POLO NEGATIVO (–).

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elétron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.

Tal observação iniciou o estudo de uma nova ciência derivada dessa atração.

Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert, que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.

Sugestão: Canal TecMundo. A história da eletricidade.  


INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E ELETRÔNICA II,52 CADERNO DO ALUNO

Na próxima atividade, você será apresentado ao mundo da eletricidade e da eletrônica. Iremos realizar atividades para você se familiarizar com alguns componentes elétricos e eletrônicos básicos que lhe possibilitarão, no decorrer das aulas, construir, controlar e projetar artefatos como sensores, atuadores, motores e micro-controladores.

CIRCUITO ELÉTRICO OU CIRCUITO ELETRÔNICO?

Você saberia explicar a diferença entre circuito elétrico e circuito eletrônico?

Bem, a diferença principal é que em um circuito eletrônico é possível controlar a intensidade da corrente elétrica. Já em um circuito elétrico, isso não é possível. Pense em uma lâmpada comum e em um ventilador. Em qual deles está embarcado um circuito eletrônico?

 

Você deve ter pensado em um ventilador, pois neste eletrodoméstico nós conseguimos alterar a sua velocidade, aumentando ou diminuindo a intensidade da corrente elétrica, o que não é possível com uma lâmpada comum, que apenas acende.

 ATIVIDADE 1Polaridade: uma investigação

Já vimos que em circuitos eletrônicos é possível controlar a intensidade da corrente elétrica. Contudo, esses circuitos dependem também da polaridade correta para que funcionem. Construa um circuito para descobrirmos como funciona, na prática, a polaridade em um circuito eletrônico. Ao final, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO.

Componentes e Materiais

1 LED

2 pilhas AA 1.5 volts com suporte

30 cm cabo flexível/fita crepe ou adesivo transparente/tesoura

 A construção de um interruptor

O interruptor é um dispositivo simples, porém muito importante. Ele é usado para abrir ou fechar circuitos elétricos ou eletrônicos. Você utiliza diferentes tipos dele em seu dia a dia: ao acender ou apagar uma lâmpada, chamar o elevador, fazer funcionar um eletrodoméstico ou ligar seu smartphone, entre tantas outras coisas.

Vamos construir um interruptor com materiais simples para usarmos no circuito feito na atividade Polaridade: uma investigação.

 REALIZE A LEITURA DO TEXTO APRESENTADO NO CADERNO DO ALUNO

Figura 1 – Exemplo de Esquema de Ligação.

DESENHE EM SEU CADERNO EXEMPLO DE ESQUEMA DE LIGAÇÃO.

ATIVIDADE 28º ano – Caderno do Aluno página 53

CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM INTERRUPTOR SE POSSÍVEL 

O interruptor é um dispositivo simples, porém muito importante. Ele é usado para abrir ou fechar circuitos elétricos ou eletrônicos. Você utiliza diferentes tipos dele em seu dia a dia: ao acender ou apagar uma lâmpada, chamar o elevador, fazer funcionar um eletrodoméstico ou ligar seu smartphone entre tantas outras coisas.

Vamos construir um interruptor tipo Chave de Toque que, também, é conhecido como Push Button para inserirmos no circuito da atividade: Polaridade: uma investigação. Diferente de um interruptor comum, ele entra em ação somente quando o mantemos pressionado.

NO CADERNO DO ALUNO, TEM A INDICAÇÃO DO MODO DE FAZER assim como a lista de materiais necessários para essa construção. Caso apresente dificuldade, use a fita crepe para ao mesmo tempo isolar o fio e prender o clip no papelão.

Faça a atividade número 2 para descobrirmos como acionar ou interromper a corrente elétrica de nosso circuito. AO FINAL, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO.

Componentes e Materiais

Quadrado de papelão (10 cm x 10 cm)

Grampeador

1 clip de metal – Tam. 4/0

20 cm cabo flexível

Fita crepe ou adesivo transparente

Fonte: SPFE, 2020

Após a construção dos interruptores, organize um espaço para que possam testar suas experiências, contando quais caminhos utilizaram e o que aprenderam com essa atividade.

O vídeo, a seguir, apresenta a construção do interruptor para que possam realizar a experiência. SE POSSÍVEL.

Canal Youtube. Interruptor caseiro.



Acesse o vídeo, a seguir, para acompanhar a montagem do circuito. Se achar necessário.

Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro.



 

Habilidade socioemocional:

Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

EF89TEC25 Integrar e utilizar os sensores e atuadores a outros elementos para o desenvolvimento de atividades robóticas, como objetos que se movem ou que acende leds. 

 Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

EF89TEC25 Integrar e utilizar os sensores e atuadores a outros elementos para o desenvolvimento de atividades robóticas, como objetos que se movem ou que acende leds.

 

 

 

 

 

 

Metodologia:

INVESTIGAÇÃO - tornando familiar o manuseio com componentes e materiais básicos para a construção de artefatos elétrico-eletrônicos no decorrer de nossos estudos.ATIVIDADE 1 – POLARIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO8º ano – Caderno do Aluno página 47 o conceito de polaridade; apreciação de imagem: Em um LED a perna mais comprida é o polo positivo (+), a menor é o polo negativo (–). DESENHE EM SEU CADERNO LED A PERNA MAIS COMPRIDA É O POLO POSITIVO (+), A MENOR É O POLO NEGATIVO (–);leitura do texto : historia da eletricidade; Sugestão: assistir ao vídeo Canal TecMundo. A história da eletricidade.  TecMundo.INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E ELETRÔNICA II, pagina 52 CADERNO DO ALUNO; CIRCUITO ELÉTRICO OU CIRCUITO ELETRÔNICO? Apreciação de imagens; ATIVIDADE 1 – Polaridade: uma investigação; DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO; REALIZE A LEITURA DO TEXTO APRESENTADO NO CADERNO DO ALUNO.Figura 1 – Exemplo de Esquema de Ligação. DESENHE EM SEU CADERNO EXEMPLO DE ESQUEMA DE LIGAÇÃO.ATIVIDADE 2 – CONSTRUÇÃO E INSTALAÇAO DE UM INTERRUPTORSE POSSIVEL, 8º ano – Caderno do Aluno página 53, AO FINAL, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO. O vídeo, a seguir, apresenta a construção do interruptor para que possam realizar a experiência. SE POSSIVEL. Canal Youtube. Interruptor caseiro. Acesse o vídeo, a seguir, para acompanhar a montagem do circuito. Se achar necessário. Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro.É importante que você realize os desenhos.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 06/11/2020); Recorte do caderno do aluno.

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

Canal TecMundo. A história da eletricidade.  TecMundo.

Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6w7Z-pyiDFo

Canal Youtube. Interruptor caseiro.

Disponível em <https://youtu.be/YvTZ6FcAD-Y

Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro.

Disponível em <https://youtu.be/UTk2Hubsqgg

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação,Caderno do professor tecnologia e Inovação,BNCC

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

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