segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Tendências de tecnologia e inovação

 Prof Denny - tecnologia e Inovação

Estudante, O uso da tecnologia está presente a todo o momento, desde a hora que acordamos até quando vamos dormir. Graças a ela, podemos verificar e-mails, conferir mensagens de WhatsApp, curtir uma música ou mesmo engatar uma meditação enquanto escutamos um áudio relaxante.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

 tendências de tecnologia e inovação

 Objetivo geral

Realizar experiências que leve o estudante a construir ou desenhar, na prática, pequenos circuitos com componentes elétricos e eletrônicos simples.

Muitos – como eu – já acordam de olho no celular, espiando a agenda para programar o dia, checando a previsão do trânsito e do clima para decidir quando e como sair de casa, e acessando mensageiros e serviços de e-mail para ficar por dentro das novidades. Claro que tudo Isso facilita muito para que possamos ter uma vida digital mais flexível.

Ainda que esse cenário seja rotina para muitos, o mundo precisa que a tecnologia ajude com muito mais. Afinal, como podemos nós, seres humanos, com o uso da tecnologia, fazer a diferença para a sociedade e de forma exponencial?

Vamos retomar o que você desenhou na atividade anterior: ATIVIDADE 1 – Polaridade: uma investigação.Já vimos que em circuitos eletrônicos é possível controlar a intensidade da corrente elétrica. Contudo, esses circuitos dependem também da polaridade correta para que funcionem. Construa um circuito para descobrirmos como funciona, na prática, a polaridade em um circuito eletrônico. Ao final, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO.ATIVIDADE 2 para descobrirmos como acionar ou interromper a corrente elétrica de nosso circuito. AO FINAL, DESENHE EM SEU CADERNO UM ESQUEMA DA LIGAÇÃO, NÃO SE ESQUECENDO DE NOMEAR TODOS OS COMPONENTES DO CIRCUITO.

Leia o texto:

Vem aí a eletrônica dos nós

Tecnologia dos nós

Toda a eletrônica que dá suporte à nossa tecnologia depende fundamentalmente de fenômenos que ocorrem na interface entre materiais semicondutores, isolantes e metálicos.

Indo além, a próxima geração da tecnologia eletrônica envolverá os chamados "materiais topológicos" - ou isolantes topológicos -, materiais nos quais tudo acontece na sua superfície, e não no seu interior, abrindo caminho para computações mais rápidas, gastando menos energia e alcançando novos patamares de miniaturização - até um sucessor do transistor já foi criado usando essa nova tecnologia.

Mas acaba de entrar no circuito um participante inusitado: Um nó.

Pesquisadores da Alemanha, Cingapura e China acabam de demonstrar que dar nó nos materiais tipicamente usados na eletrônica permite um novo patamar de controle e eficiência na realização de computações.

"A comunidade científica já percorreu um longo caminho na descoberta de fases exóticas da matéria. Mais de uma década atrás, o primeiro isolante topológico foi sintetizado, marcando a primeira vez que fenômenos robustos protegidos topologicamente foram detectados em um material real. Hoje, nós não apenas projetamos um sistema topológico sofisticado baseado em estruturas com nós, como também o produzimos com componentes elétricos onipresentes e de baixo custo," disse o professor Ching Lee, da Universidade Nacional de Cingapura.

Assista aos vídeos:

O que podemos esperar da tecnologia nos próximos 50 anos?


4 tendências de tecnologia e inovação para 2020


5 novas tecnologias que podem revolucionar o mundo em breve – TecMundo


ATIVIDADE

Responda as questões no seu caderno e guarde.

  •  De que modo à tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor?
  • Como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas?

 

 

Habilidade socioemocional:

Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

EF89TEC25 Integrar e utilizar os sensores e atuadores a outros elementos para o desenvolvimento de atividades robóticas, como objetos que se movem ou que acende leds.

 Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

EF89TEC25 Integrar e utilizar os sensores e atuadores a outros elementos para o desenvolvimento de atividades robóticas, como objetos que se movem ou que acende leds.

 

 

 

 

 

 

Metodologia:

Leitura do texto: O uso da tecnologia, retomada: ATIVIDADE 1 – Polaridade: uma investigação. Já vimos que em circuitos eletrônicos é possível controlar a intensidade da corrente elétrica. Contudo, esses circuitos dependem também da polaridade correta para que funcionem. Construa um circuito para descobrirmos como funciona, na prática, a polaridade em um circuito eletrônico. Ao final, desenhe em seu caderno um esquema da ligação, não se esquecendo de nomear todos os componentes do circuito; atividade 2 para descobrirmos como acionar ou interromper a corrente elétrica de nosso circuito. Ao final, desenhe em seu caderno um esquema da ligação, não se esquecendo de nomear todos os componentes do circuito; leitura do texto: Vem aí a eletrônica dos nós; Assista aos vídeos: O que podemos esperar da tecnologia nos próximos 50 anos; 4 tendências de tecnologia e inovação para 2020; 5 novas tecnologias que podem revolucionar o mundo em breve – TecMundo; ATIVIDADE- Responda as questões no seu caderno e guarde.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 06/11/2020); Recorte do caderno do aluno.

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

Referências

O que podemos esperar da tecnologia nos próximos 50 anos?https://youtu.be/8whECSL5tuQ4 tendências de tecnologia e inovação para 2020 https://youtu.be/gkJ14s2LiQg5 novas tecnologias que podem revolucionar o mundo em breve – TecMundo https://youtu.be/gQ0kJU_F9ggCanal TecMundo. A história da eletricidade.  TecMundo.Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6w7Z-pyiDFo

Canal Youtube. Interruptor caseiro. <https://youtu.be/YvTZ6FcAD-Y

Canal Youtube. Teste- interruptor caseiro. <https://youtu.be/UTk2Hubsqgg

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação, Caderno do professor tecnologia e Inovação; BNCC.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 


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