segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Filosofia - Semana de Estudos Intensivos

Olá Alunos!
Atividades de 07 a 18/12/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades essenciais: Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre justiça social. Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Identificar e discutir problemas do Estado Brasileiro.

Roteiro de estudos:

O que é justiça social?

Um dos pensadores que melhor definiu e delineou os principais elementos para alcançar esse princípio foi John Rawls. Nos seus estudos teóricos sobre a temática, esse autor estabeleceu três pontos para alcançar um princípio de equidade:

1- garantia das liberdades fundamentais para todos;
2- igualdade de oportunidades;
3- manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

Dessa forma, a ideia de justiça social tem como um dos seus principais objetivos promover o crescimento de um país para além das questões econômicas.

Desigualdade social e ideológica

Antes de terem sido inventados os sinais representativos da riqueza, estas só podiam consistir em terras e em animais, os únicos bens reais que os homens poderiam possuir. Ora, quando as herdades foram crescendo em número e em extensão, a ponto de cobrirem o solo inteiro e se tocarem todas, umas não puderam mais crescer senão à custa de outras, e os extranumerários, que a fraqueza ou a indolência tinham impedido de adquiri-las por sua vez, tornados pobres sem ter perdido nadaporque, tudo mudando em torno deles, só eles não tinham mudadoforam obrigados a receber ou a roubar a subsistência das mãos dos ricos; e, daí, começaram a nascer, segundo os diversos caracteres de uns e de outros, a dominação e a servidão, ou a violência e as rapinas.

Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens.

J.J. Rousseau




Atividades:

1) O que o pensador John Rawls estabeleceu para alcançar a equidade?
2) No texto de J.J. Rousseau, ele afirma que a partir do momento que as posses do homem foram crescendo, elas tiveram que crescer senão à custa de outras. Explique essa afirmação a partir do seu entendimento sobre a desigualdade entre os homens?
3) Segundo o texto, "As várias dimensões da pobreza", o que significa pobreza multidimensional?
4) O que ainda é considerado frágil na estrutura social apresentada no texto?
5) O que é necessário fazer democraticamente para diminuir as diferenças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário