Prof Denny - Arte
Estudante,
nesta Situação de Aprendizagem você vai estudar sobre fotografia,
grafite, escultura e intervenção e alguns estilos
dessas modalidades artísticas. É importante que você acompanhe o desenvolvimento das atividades, realizando observações e registros.
É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Modalidades da arte pública |
Objetivo geral |
Apreciar e analisar arte pública
contemporânea, ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas
artístico-visuais. |
escultura
alegórica
A seguir, para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das atividades:
Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada
em papel (ou outros materiais), por meio de agentes
químicos. É também,
o nome do processo pelo
qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos
mecânicos/eletrônico-digitais. A
fotografia
possui vários estilos,
dentre eles a fotografia
documental em que o artista,
por meio de imagens
objetivas, busca destacar
um tema que pode estar
relacionado a questões
sociais, científicas,
históricas, entre outras,
e a fotografia do cotidiano em
que o artista registra exatamente o que vê o que acontece nos espaços urbanos.
Escultura: Objetos artísticos
com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e
altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura
abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência
simbólica original e a escultura
alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou
atributos da humanidade.
Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou
pintura, surgida em Nova
York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem
urbana, utilizando suportes
originalmente não criados
para esta finalidade. A arte do grafite
possui vários estilos, dentre eles
o estêncil (termo inglês:
stencil) que é uma técnica usada
para estampar, aplicar desenho
por meio de um molde,
preenchendo com tinta
o desenho vazado, criando o elemento desejado
(figura, desenho, número,
letras etc.) e o grafite 3D,
técnica utilizada pelos artistas
para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam
abismos, penhascos etc.
Intervenção artística: Esta prática
artística que se espraia pela
arte pública, urbana
e a Land Art têm
como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar
uma reação, seja ela sentida,
pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria
dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe.
O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.
Outras
modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia - chafarizes que utilizam
águas que se movimentam, luzes,
música e projeções, para criar uma apresentação para o
público e a Land Art - prática artística realizada diretamente na natureza,
utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes
formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.
Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quantas aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).
Atividade 1 – Sondagem
Estudante, várias produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, como por exemplo: pinturas, esculturas, murais, monumentos, apresentações teatrais e de dança ao ar livre, performances, instalações, intervenções e outros tipos de produções que geralmente não percebemos. Qualquer linguagem artística pode ocupar o espaço de forma efêmera (temporariamente) ou fixa e que, na maioria das vezes, é uma iniciativa de pessoas ligadas à arte. A paisagem urbana da cidade na qual moramos não é construída somente por formas materiais, mas também por significados e que os ambientes urbanos influenciam as nossas vidas e exerce um fascínio criador para arquitetos, pintores, fotógrafos e artistas.
Após essa reflexão, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.
1.
Quais
diferenças existem nos estilos de fotografar?
Explique.
2.
Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?
3.
Dê exemplos
de artistas que você conhece
ou estudou que utilizam o grafite.
4.
Quais estilos
de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?
5.
O que é uma escultura e com quais
materiais ela pode ser feita?
6.
Dê exemplos
de alguma escultura
que existe na sua cidade
(escola, praça etc.).
7.
O
que é intervenção artística? Dê exemplos.
8.
Existe alguma
intervenção artística na sua cidade
(escola, praça etc.)?
9.
Como
você define a Arte Pública Contemporânea?
10. Dê exemplos de outras modalidades de arte pública, que existem na sua cidade (escola, praça etc.).
Para saber mais:
QR Code: O que é e como usar.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte
pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública
contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
Metodologia: |
Estudante, nesta Situação de Aprendizagem
você vai estudar sobre fotografia, grafite, escultura e intervenção e alguns
estilos dessas modalidades artísticas. É importante que você, realize
registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação
– recupere seus registros; apreciação de imagem: escultura alegórica; A
seguir, para ampliação de seu repertório, leia alguns conceitos importantes
sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das
atividades: apreciação de imagem; Atividade 1 – Sondagem- Estudante, várias
produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, leia o
texto e após essa reflexão, responda os questionamentos indicados, em seus
cadernos. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
QR Code: O que é e como usar.https://youtu.be/DJA7U32kjN8 SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário