segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Modalidades da arte pública

 Prof Denny - Arte

Estudante, nesta Situação de Aprendizagem você vai estudar sobre fotografia, grafite, escultura e intervenção e alguns estilos dessas modalidades artísticas. É importante que você acompanhe o desenvolvimento das atividades, realizando observações e registros.

É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação recupere seus registros.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Modalidades da arte pública

Objetivo geral

Apreciar e analisar arte pública contemporânea, ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

escultura alegórica

A seguir, para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das atividades: 

Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônico-digitais.  A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê o que acontece nos espaços urbanos.

Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.

Intervenção artística: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia - chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art - prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quantas aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

Atividade 1 – Sondagem

Estudante, várias produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, como por exemplo: pinturas, esculturas, murais, monumentos, apresentações teatrais e de dança ao ar livre, performances, instalações, intervenções e outros tipos de produções que geralmente não percebemos. Qualquer linguagem artística pode ocupar o espaço de forma efêmera (temporariamente) ou fixa e que, na maioria das vezes, é uma iniciativa de pessoas ligadas à arte.  A paisagem urbana da cidade na qual moramos não é construída somente por formas materiais, mas também por significados e que os ambientes urbanos influenciam as nossas vidas e exerce um fascínio criador para arquitetos, pintores, fotógrafos e artistas.

Após essa reflexão, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.

1.    Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.

2.    Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?

3.    exemplos de artistas que você conhece ou estudou que utilizam o grafite.

4.    Quais estilos de grafite você conhece, viu e consegue diferenciar?

5.    O que é uma escultura e com quais materiais ela pode ser feita?

6.    exemplos de alguma escultura que existe na sua cidade (escola, praça etc.).

7.    O que é intervenção artística? Dê exemplos.

8.    Existe alguma intervenção artística na sua cidade (escola, praça etc.)?

9.    Como você define a Arte Pública Contemporânea?

10. Dê exemplos de outras modalidades de arte pública, que existem na sua cidade (escola, praça etc.).

Para saber mais:

QR Code: O que é e como usar.


Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Metodologia:

Estudante, nesta Situação de Aprendizagem você vai estudar sobre fotografia, grafite, escultura e intervenção e alguns estilos dessas modalidades artísticas. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros; apreciação de imagem: escultura alegórica; A seguir, para ampliação de seu repertório, leia alguns conceitos importantes sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das atividades: apreciação de imagem; Atividade 1 – Sondagem- Estudante, várias produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, leia o texto e após essa reflexão, responda os questionamentos indicados, em seus cadernos.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

QR Code: O que é e como usar.https://youtu.be/DJA7U32kjN8

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

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