Prof Denny - Arte
O que é um mapa conceitual?
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Mapa conceitual |
Objetivo geral |
Criar o seu mapa conceitual de estudo |
O que você quer fazer com mapas conceituais?
Este guia cobre tudo o que você precisa saber
sobre mapas conceituais, de definições e funcionalidades importantes a casos de
uso e histórico.
CONCEITO DE MAPA
CONCEITUAL
Um mapa conceitual é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias. A maioria dos mapas conceituais descreve ideias, como caixas ou círculos (também chamados de nós), que são estruturados hierarquicamente e conectados com linhas ou setas (também chamados de arcos). Essas linhas são rotuladas com palavras e frases de ligação que ajudam a explicar as conexões entre os conceitos.
Este guia cobre tudo o que você precisa saber sobre mapas conceituais, de
definições e funcionalidades importantes a casos de uso e histórico.
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Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.
Conceito de mapa conceitual
Um mapa conceitual é um diagrama ou
ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e
ideias. A maioria dos mapas conceituais descreve ideias, como caixas ou círculos
(também chamados de nós), que são estruturados hierarquicamente e conectados
com linhas ou setas (também chamados de arcos). Essas linhas são rotuladas com
palavras e frases de ligação que ajudam a explicar as conexões entre os
conceitos.
Principais características de mapas
conceituais
Os mapas conceituais também são chamados de
diagramas conceituais. Embora outros tipos de diagramas possam parecer
semelhantes, os mapas conceituais têm características específicas que os
diferenciam de outras ferramentas visuais.
CONCEITOS
Os conceitos são definidos como
"regularidades ou padrões percebidos em eventos ou objetos, ou registros
de eventos ou objetos, designados por um rótulo" e são representados como
formas no diagrama.
Palavras/frases de ligação
Palavras ou frases de ligação estão
localizadas nas linhas que conectam objetos em um mapa conceitual, e essas
palavras descrevem a relação entre dois conceitos. Elas são tão concisas quanto
possível e normalmente contêm um verbo. Exemplos incluem "causas",
" "inclui" e "requer".
QUESTÃO
CENTRAL
Uma questão central define a questão ou o problema que o mapa conceitual precisa resolver. Desenvolver uma questão central permite que você tenha um contexto em mente e, assim, ajude a orientar e a manter a direção do mapa conceitual. Dentro da estrutura hierárquica, a questão central deve estar no topo do mapa conceitual e servir como um ponto de referência.
Para que serve um mapa conceitual?
O cérebro processa imagens 60.000 vezes mais
rápido do que processa texto. Concebido como uma ferramenta para organizar e
representar o conhecimento, o mapeamento de conceitos pode ajudar você a
visualizar as relações entre vários conceitos e testar sua compreensão de
assuntos complexos. Pensar e representar visualmente as relações entre as
ideias cria conexões mentais que permitem uma melhor retenção do conhecimento.
Este diagrama é uma forma popular de captar a compreensão de um tópico para o
trabalho, escola ou estudo pessoal. É usado com mais frequência em ambientes
acadêmicos, mas o processo pode ser facilmente aplicado a outros campos.
O mapeamento de conceitos oferece benefícios
para qualquer processo de aprendizado:
Facilita a compreensão com seu formato visual
Sintetiza
informações, integrando conceitos novos e antigos para melhor compreender a
ideia geral
Incentiva
discussões e pensamentos de alto nível
Fomenta
a descoberta de novos conceitos e suas conexões
Oferece
uma comunicação clara de ideias complexas
Promove
o aprendizado colaborativo
Difunde
a criatividade
Demonstra
o seu conhecimento atual para avaliar a compreensão
Identifica
áreas que precisam de mais conhecimento ou análise
ATIVIDADE
Crie o seu mapa
conceitual sobre o que você estudou durante esse ano.
Escolha o tema e
BOM TRABALHO
Lembre se de
enviar uma foto para o seu professor se possível!
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Investigar a arte e as práticas culturais
como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Identificar o patrimônio cultural, a
memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais. |
Metodologia: |
O QUE EU APRENDI? Escreva o que você
aprendeu. Assistir ao vídeo: Como Fazer um Mapa Conceitual; ler o
texto: O
que é um mapa conceitual, Para criar um mapa conceitual eficaz, dinâmico e
intuitivo, é importante levar em consideração alguns elementos básicos.
Confira; O que eu aprendi? Crie o seu mapa conceitual de estudo com o
conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e
gráficos interligados de forma estratégica ou cronológica sobre o que você
estudou durante esse ano. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual Como Fazer um Mapa Conceitual https://youtu.be/F54SWctP7-ESÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
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