segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

MOSTRA CULTURAL – MEDIAÇÃO CULTURAL

Prof Denny - ARTE

Estudante, para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.



Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

MOSTRA CULTURAL – MEDIAÇÃO CULTURAL

Objetivo geral

Analisar a mediação cultural.


Curador
O que é o que faz e como ser um curador de arte

O curador de arte é a peça-chave de toda exposição. Do latim “tutor”, a palavra curador é definida como alguém que zela por algo. No entanto, no cenário artístico, essa expressão remete a um significado muito mais importante.  Afinal, esse profissional faz com que as obras dos artistas apresentem relevância e consigam ser assimiladas por seu público.

O papel do curador de arte abrange mais atividades do que muita gente imagina. Isso porque, além de ser o responsável pela concepção das peças de uma mostra, ele também desenvolve e gerencia a exposição. Esse profissional também atua na produção e revisão do registro da mostra.

A figura do curador de arte evoluiu muito nos últimos anos. Uma prova disso é que muitos desses profissionais não apresentam vínculos com os lugares em que trabalham. Assim, atuam de forma mais independente.

MOSTRA CULTURAL – MEDIAÇÃO CULTURAL

A mediação cultural pode ser realizada em todo contexto de produção e disseminação de informação, como museus, lugares históricos, parques, galerias de arte, zoológicosaquáriosjardins botânicos, reservas naturais e uma série de outros patrimônios culturais. As estratégias de mediação podem ser extremamente variadas podendo incluir caminhadas guiadas, palestrasteatro, mostras, placas, etiquetas, obras de arte, folhetos, montagens interativas, audioguias e meios audiovisuais.

Importante salientar o ponto comum entre as diversas estratégias de mediação cultural, que é a promoção do senso crítico e da assimilação da informação como meio de construção do conhecimento.

Festivais de Dança: são eventos em que os dançarinos mostram sua arte para um público. Os eventos ficam conhecidos também por reunir diversas atrações além das apresentações de dança, como seminários, cursos, oficinas e outras atividades.

Festivais universitários e mostras estudantis de dança: a programação, além dos números de dança, é composta por oficinas, rodas de conversa, apresentações de videodança, palestras e números com convidados. A elaboração das mostras universitárias e estudantis tem como foco projetos de grupos ou de artistas que desenvolvam trabalhos dentro dos ambientes escolares, inseridos ou não na grade curricular. Geralmente não têm caráter competitivo; ao contrário, surgem como espaço de promoção e encontro dos artistas e têm como principais objetivos evidenciar, fomentar e fortalecer a rede de grupos, companhias, coletiva e performers.

ATIVIDADE

Faça a produção do cartaz de divulgação por meio impresso e/ou digital abuse da criatividade para divulgar a Mostra Cultural. Lembre se de algumas informações são imprescindíveis data, local, nome da Mostra, horário.

Festival de dança – Para planejar o festival de dança, além de retomar os aspectos trabalhados ao longo do ano letivo, é preciso que os estudantes considerem alguns tópicos que, em geral, fazem parte de festivais:

Inscrições: os participantes, individualmente ou em grupos, devem se inscrever para apresentar suas criações no festival. É interessante que cada grupo participante, dupla ou solista registre-se com um nome, indique o tempo de duração da apresentação e informe as necessidades especiais para a apresentação (som, piso etc.). Para isso, você deve anunciar a realização do festival por meio de cartazes, site e outros meios possíveis para a divulgação, indicando o período para inscrições, local e data do evento, bem como outros dados que a classe julgar importantes.

Comissão organizadora. Essa comissão será responsável pelo planejamento da inscrição, da divulgação, da administração, da organização e pela realização do festival, como também pela distribuição de tarefas entre os alunos.

Apresentações de dança: neste caso, a comissão organizadora e você precisam definir onde será realizado o festival. Na escola, no pátio, em um palco montado em um auditório, no ginásio de esportes ou em outro local? Que tipos de dança serão apresentados? Querem convidar grupos de dança da comunidade ou serão apenas grupos da própria escola? Se a você quiser definir um tema geral para as coreografias que serão apresentadas no festival, deve determinar o estilo específico de música e o tempo para cada número de dança.


O melhor festival de dança do mundo!



Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança. SEI

Metodologia:

Retomada: Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Curador; MOSTRA CULTURAL – MEDIAÇÃO CULTURAL; Festivais de Dança; Festivais universitários e mostras estudantis de dança; ATIVIDADE - Faça a produção do cartaz de divulgação por meio impresso e/ou digital abuse da criatividade para divulgar a Mostra Cultural; Apreciação: O melhor festival de dança do mundo!

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

https://laart.art.br/blog/curador-de-arte/

O melhor festival de dança do mundo!

https://youtu.be/cLT8WXDkuH8

O melhor festival de dança do mundo!

https://youtu.be/cLT8WXDkuH8

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

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