Prof Denny - Arte
Estudante Para ampliação de seu repertório pessoal foi elencados, a seguir, alguns conceitos importantes
para o desenvolvimento das atividades.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Investigar a arte e as práticas culturais
como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Identificar o
patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens imateriais. |
Objetivo geral |
Criar o seu mapa conceitual de estudo |
Intervenção artística
As intervenções são manifestações
organizadas por grupos de artistas com o propósito de transmitir
mensagens. Elas são um tipo de arte que tem o objetivo de questionar e
transformar a vida cotidiana.
A Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos.
ATIVIDADE: APRECIAÇÃO
Faça um momento de apreciação do vídeo.
Danças Urbanas: Um estilo
documentado
ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA I
Quais espaços disponíveis a escola oferece para a realização da ação artística em dança (sala, quadra, pátio, escadas, corredor, jardim externo, entre outros).
Pensando em dança e, nesse registro, elencar quais danças poderiam ser mapeadas. Descrever e/ou desenhar quais danças, cada espaço que propõe para a criação coreográfica ou improvisação.
Patrimônio cultural imaterial
Patrimônio Cultural Imaterial são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Clique para ler mais no site do IPHAN.
O QUE
EU APRENDI?
Escreva o que você aprendeu. Momento para uma reflexão e análise sobre esse processo de construção criativa.
Um mapa conceitual é um método de
estudo que permite memorizar um conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do
uso de palavras-chave e gráficos interligados de forma estratégica ou
cronológica.
O mapa conceitual é uma
técnica de estudo aplicada desde a década de 1960 e seu objetivo principal é,
não só facilitar a memorização dos temas estudados, mas também trabalhá-los
ativamente a fim de entender os conceitos e ter a capacidade de analisá-los.
Como fazer um mapa conceitual criativo e eficiente?
Para criar um mapa conceitual eficaz,
dinâmico e intuitivo, é importante levar em consideração alguns elementos
básicos. Confira a seguir!
1. Selecione o tema
A primeira coisa que você deve fazer é
escolher o tema sobre o qual deseja fazer seu mapa conceitual. Para isso, é
necessário se perguntar qual o foco desejado. Dessa forma, é possível filtrar
informações sem abrir mão das palavras-chave de seu
interesse.
Aqui você pode criar
uma lista.
Isso ajudará a separar as ideias principais das ideias secundárias ou a
classificar melhor o conteúdo que você desenvolverá ao longo do seu mapa.
2. Colete todas as informações
necessárias
O processo de pesquisa e coleta
de dados é
essencial. Todas as informações que você puder reunir serão importantes para
definir os principais conceitos a serem usados em seu mapa.
Tenha em mente que, ao fazer esse exercício de pesquisa,
você já está adquirindo conhecimentos que serão úteis para você.
Acesse todas as ferramentas necessárias,
consulte livros e conte com os sites de busca da Internet
para encontrar informações verdadeiras e específicas. Seja um projeto pessoal,
seja para gerar conteúdo ou campanhas publicitárias, este segundo passo é muito
valioso.
3. Processe as informações e filtre
apenas o necessário
Depois de coletar todos os dados necessários
para desenvolver seu tema, é hora de dar prioridade ao que é realmente
importante e que vai agregar valor ao seu trabalho.
Por exemplo, se o tema escolhido é sobre como
cuidar da saúde dos dentes, você deve selecionar como ideia geral algo
diretamente relacionado à saúde bucal.
O próximo passo é listar algumas práticas que podem
ajudá-lo a melhorar e, a partir daí, passar do mais básico para o mais
específico.
Quando você conseguir processar todos os
dados coletados, colocará em prática sua capacidade de sinterização, mantendo o
mais essencial de sua pesquisa. Este é o momento mais apropriado para fazer
um brainstorm e
modelar todas essas informações.
4. Organize e conecte os conceitos
Neste ponto, e tendo concluído as etapas
anteriores, você pode começar a estabelecer as conexões de cada um dos
conceitos que você deixou na sua lista.
Leve em consideração
que é possível que alguns conceitos acabem ficando de fora seu mapa conceitual, mesmo depois da
etapa do filtro de classificação.
A primeira caixa que você precisa preencher é
o título. Sem dúvida, esse é o conceito mais importante. Assim que for
definido, você pode começar a conectar, de acordo com sua lista de hierarquia,
os conceitos mais importantes e o relacionamento entre cada um deles.
5. Revise e refine os detalhes
Ao terminar de criar seu mapa, faça uma etapa
final de revisão. Isso permitirá refinar os detalhes.
Lembre-se de que os conceitos que você escolheu são
apresentados para que você mesmo possa entender o mapa. No
entanto, isso não significa que outras pessoas consigam entendê-lo.
Para isso, peça que um conhecido revise o mapa, informe suas opiniões, se entendeu ou não, e os ajustes que você pode fazer para que o conteúdo comunique claramente os detalhes mais importantes do tema que você escolheu.
O que eu aprendi?
Crie o
seu mapa conceitual de estudo com o
conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e gráficos
interligados de forma estratégica ou cronológica sobre o que você estudou
durante esse ano.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Investigar a arte e as práticas culturais
como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Identificar o patrimônio cultural, a
memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.SEI |
Metodologia: |
Estudante Para ampliação de seu repertório
pessoal foi elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades. Intervenção artística; ATIVIDADE: APRECIAÇÃO;
Faça um momento de apreciação do vídeo: Danças Urbanas: Um estilo documentado;ATIVIDADE
– AÇÃO EXPRESSIVA I - Pensando em dança e, nesse registro, elencar quais
danças poderia ser mapeada. Descrever e/ou desenhar quais danças, cada espaço
que propõe para a criação coreográfica ou improvisação; Patrimônio cultural
imaterial; O QUE EU APRENDI? Escreva o que você aprendeu. Como fazer um mapa
conceitual criativo e eficiente?Para criar um mapa conceitual eficaz,
dinâmico e intuitivo, é importante levar em consideração alguns elementos
básicos. Confira; O que eu aprendi? Crie o seu mapa conceitual de estudo com
o conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e
gráficos interligados de forma estratégica ou cronológica sobre o que você
estudou durante esse ano. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula, CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Danças Urbanas: Um estilo documentado https://rockcontent.com/br/blog/mapa-conceitual/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário