segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Arte e as práticas culturais

 Prof Denny - Arte

Estudante Para ampliação de seu repertório pessoal foi elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens imateriais.

Objetivo geral

Criar o seu mapa conceitual de estudo

Intervenção artística

As intervenções são manifestações organizadas por grupos de artistas com o propósito de transmitir mensagens. Elas são um tipo de arte que tem o objetivo de questionar e transformar a vida cotidiana.

A Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos.

ATIVIDADE: APRECIAÇÃO

Faça um momento de apreciação do vídeo.

Danças Urbanas: Um estilo documentado


ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA I

Quais espaços disponíveis a escola oferece para a realização da ação artística em dança (sala, quadra, pátio, escadas, corredor, jardim externo, entre outros).

Pensando em dança e, nesse registro, elencar quais danças poderiam ser mapeadas. Descrever e/ou desenhar quais danças, cada espaço que propõe para a criação coreográfica ou improvisação.

Patrimônio cultural imaterial

Patrimônio Cultural Imaterial são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Clique para ler mais no site do IPHAN.

O QUE EU APRENDI?

Escreva o que você aprendeu. Momento para uma reflexão e análise sobre esse processo de construção criativa.

Um mapa conceitual é um método de estudo que permite memorizar um conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e gráficos interligados de forma estratégica ou cronológica.

O mapa conceitual é uma técnica de estudo aplicada desde a década de 1960 e seu objetivo principal é, não só facilitar a memorização dos temas estudados, mas também trabalhá-los ativamente a fim de entender os conceitos e ter a capacidade de analisá-los.

Como fazer um mapa conceitual criativo e eficiente?

Para criar um mapa conceitual eficaz, dinâmico e intuitivo, é importante levar em consideração alguns elementos básicos. Confira a seguir!

1. Selecione o tema

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o tema sobre o qual deseja fazer seu mapa conceitual. Para isso, é necessário se perguntar qual o foco desejado. Dessa forma, é possível filtrar informações sem abrir mão das palavras-chave de seu interesse.

Aqui você pode criar uma lista. Isso ajudará a separar as ideias principais das ideias secundárias ou a classificar melhor o conteúdo que você desenvolverá ao longo do seu mapa.

2. Colete todas as informações necessárias

O processo de pesquisa e coleta de dados é essencial. Todas as informações que você puder reunir serão importantes para definir os principais conceitos a serem usados em seu mapa.

Tenha em mente que, ao fazer esse exercício de pesquisa, você já está adquirindo conhecimentos que serão úteis para você.

Acesse todas as ferramentas necessárias, consulte livros e conte com os sites de busca da Internet para encontrar informações verdadeiras e específicas. Seja um projeto pessoal, seja para gerar conteúdo ou campanhas publicitárias, este segundo passo é muito valioso.

3. Processe as informações e filtre apenas o necessário

Depois de coletar todos os dados necessários para desenvolver seu tema, é hora de dar prioridade ao que é realmente importante e que vai agregar valor ao seu trabalho.

Por exemplo, se o tema escolhido é sobre como cuidar da saúde dos dentes, você deve selecionar como ideia geral algo diretamente relacionado à saúde bucal.

O próximo passo é listar algumas práticas que podem ajudá-lo a melhorar e, a partir daí, passar do mais básico para o mais específico.

Quando você conseguir processar todos os dados coletados, colocará em prática sua capacidade de sinterização, mantendo o mais essencial de sua pesquisa. Este é o momento mais apropriado para fazer um brainstorm e modelar todas essas informações.

4. Organize e conecte os conceitos

Neste ponto, e tendo concluído as etapas anteriores, você pode começar a estabelecer as conexões de cada um dos conceitos que você deixou na sua lista.

Leve em consideração que é possível que alguns conceitos acabem ficando de fora seu mapa conceitual, mesmo depois da etapa do filtro de classificação.

A primeira caixa que você precisa preencher é o título. Sem dúvida, esse é o conceito mais importante. Assim que for definido, você pode começar a conectar, de acordo com sua lista de hierarquia, os conceitos mais importantes e o relacionamento entre cada um deles.

5. Revise e refine os detalhes

Ao terminar de criar seu mapa, faça uma etapa final de revisão. Isso permitirá refinar os detalhes.

Lembre-se de que os conceitos que você escolheu são apresentados para que você mesmo possa entender o mapa. No entanto, isso não significa que outras pessoas consigam entendê-lo.

Para isso, peça que um conhecido revise o mapa, informe suas opiniões, se entendeu ou não, e os ajustes que você pode fazer para que o conteúdo comunique claramente os detalhes mais importantes do tema que você escolheu.

O que eu aprendi?

Crie o seu mapa conceitual de estudo com o conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e gráficos interligados de forma estratégica ou cronológica sobre o que você estudou durante esse ano.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.SEI

Metodologia:

Estudante Para ampliação de seu repertório pessoal foi elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Intervenção artística; ATIVIDADE: APRECIAÇÃO; Faça um momento de apreciação do vídeo: Danças Urbanas: Um estilo documentado;ATIVIDADE – AÇÃO EXPRESSIVA I - Pensando em dança e, nesse registro, elencar quais danças poderia ser mapeada. Descrever e/ou desenhar quais danças, cada espaço que propõe para a criação coreográfica ou improvisação; Patrimônio cultural imaterial; O QUE EU APRENDI? Escreva o que você aprendeu. Como fazer um mapa conceitual criativo e eficiente?Para criar um mapa conceitual eficaz, dinâmico e intuitivo, é importante levar em consideração alguns elementos básicos. Confira; O que eu aprendi? Crie o seu mapa conceitual de estudo com o conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e gráficos interligados de forma estratégica ou cronológica sobre o que você estudou durante esse ano.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula, CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

Danças Urbanas: Um estilo documentado

https://youtu.be/a-O8-V_Q1mI

https://rockcontent.com/br/blog/mapa-conceitual/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 


 

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