Prof Denny - ARTE
Estudante, Você apreciou as imagens e assistiu atentamente os vídeos sobre algumas danças folclóricas . Essas danças folclóricas foram criadas a partir da fusão das várias culturas presentes aqui no Brasil - indígena, africana e europeia, e normalmente vemos suas apresentações em festas populares, sejam religiosas ou não. Suas características também são bem particulares, como podemos ver nos figurinos, por exemplo, das imagens apresentadas anteriormente.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Movimento - lambe-lambe |
Objetivo geral |
Explorar elementos constitutivos do
movimento dançado e apreciar e analisar lambe-lambe para ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais |
Elementos da dança
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Movimento corporal
Na dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:
• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
• Movimento liberado: são
movimentos realizados com o corpo no espaço;
• Famílias de movimentos: os
diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências,
locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Espaço
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Dentro do espaço são estudada as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Tempo
Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
ATIVIDADE - RESPONDA A QUESTÃO
O que você entende por espaço e tempo na dança?
ATIVIDADE– AÇÃO EXPRESSIVA
Assistir aos vídeos
Agora você ira assistir a dois vídeos e
responder a pergunta : Em quais níveis os dançarinos se apresentam nessa
coreografia?
Observe a dança e identifique os fatores do movimento : o espaço e o tempo
Machete Maculele
Carimbó - Grupo Sarandeiros - Espetáculo Dança Brasil!
Dança de "São Gonçalo" ACESP
ATIVIDADE – APRECIAÇÃO
desenho
Em seguida, com todas as informações em mãos, organize um um cartaz, contendo um resumo das informações estudadas até aqui (cultura, localidade, movimentos e espaços utilizados) e imagens (impressas, recortadas ou desenhadas).
Gravura
Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.
O Brasil conhece uma série de artistas, de
distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura,
como Oswaldo
Goeldi (1895-1961), Lívio
Abramo (1903-1992), Marcelo
Grassmann (1925), Evandro
Carlos Jardim (1935), Carlos
Oswald (1882-1971),
entre outros. Lasar Segall (1891-1957), responsável
por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da
gravura. Além disso, a gravura aparece como meio de expressão privilegiado
em contextos precisos: no Clube de Gravura de Porto
Alegre,
dirigido por Carlos
Scliar (1920-2001) -
em que a técnica é exercitada a partir de temáticas sociais e políticas - e no Ateliê Coletivo, criado e dirigido
pelo escultor Abelardo
da Hora (1924),
em Recife, que produz, sobretudo, xilogravuras, inspiradas diretamente na
cultura popular nordestina.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos
do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras,
abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em
sua história tradicional e contemporânea. |
Metodologia: |
Sondagem - Estudantes vamos retomar nossa atividade.Você sabe quais os Elementos que compõem a coreografia?Leia o texto: RUDOLF LABAN, os fatores do movimento, 1. Movimento corporal: Espaço; Atividade 1 - Assistir aos vídeos e responder a pergunta; Vamos continuar leia o texto: DANÇAS FOLCLÓRICAS – leitura de imagem; Clipe Instituto Brincante.Apreciação - ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO, Maculele do bastão - Machete Maculele; responda o que já conhece sobre dança popular, folclórica paulista e brasileira, assim como, os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço), Mao na massa: faça um desenho que represente as dança popular brasileira; Para ampliação de seu repertório, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento da atividade. Leia o texto: Lambe-lambe; Vídeo - Lambe-lambe recortado. Lembre se de registrar a sua atividade e guardar. Se possível envie uma Foto do seu desenho para o professor. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Carimbo - Grupo Sarandeiros - Espetáculo
Dança Brasil! https://www.youtube.com/watch?v=AobQLBLuWyQ Clipe Instituto Brincante https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2gA Maculele do bastão - Machete Maculele https://www.youtube.com/watch?v=Ae1GzcU67fM SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário