segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Movimento - lambe-lambe

 Prof Denny - ARTE

Estudante, Você  apreciou  as imagens e assistiu atentamente os vídeos sobre algumas danças folclóricas . Essas danças folclóricas foram criadas a partir da fusão das várias culturas presentes aqui no Brasil - indígena, africana e europeia, e normalmente vemos suas apresentações em festas populares, sejam religiosas ou não. Suas características também são bem particulares, como podemos ver nos figurinos, por exemplo, das imagens apresentadas anteriormente.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Movimento - lambe-lambe

Objetivo geral

Explorar elementos constitutivos do movimento dançado e apreciar e analisar lambe-lambe para ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais

Elementos da dança 

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Movimento corporal 

Na dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:

• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;

• Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço; 

• Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.

Espaço

Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.

Dentro do espaço são estudada as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).

Tempo

Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.

ATIVIDADE - RESPONDA A QUESTÃO

O que você  entende por espaço e tempo na dança?

ATIVIDADE– AÇÃO EXPRESSIVA

Assistir aos vídeos

Agora você  ira assistir a dois vídeos e responder a pergunta : Em quais níveis os dançarinos se apresentam nessa coreografia?

Observe a dança e identifique os fatores do movimento : o espaço e o tempo

Machete Maculele


Carimbó - Grupo Sarandeiros - Espetáculo Dança Brasil!


Dança de "São Gonçalo" ACESP


ATIVIDADE  – APRECIAÇÃO

desenho

Em seguida, com todas as informações em mãos, organize um um cartaz, contendo um resumo das informações estudadas até aqui (cultura, localidade, movimentos e espaços utilizados) e imagens (impressas, recortadas ou desenhadas).

Gravura

Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografiagravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.

O Brasil conhece uma série de artistas, de distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura, como Oswaldo Goeldi (1895-1961)Lívio Abramo (1903-1992)Marcelo Grassmann (1925)Evandro Carlos Jardim (1935)Carlos Oswald (1882-1971), entre outros. Lasar Segall (1891-1957), responsável por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da gravura. Além disso, a gravura aparece como meio de expressão privilegiado em contextos precisos: no Clube de Gravura de Porto Alegre, dirigido por Carlos Scliar (1920-2001) - em que a técnica é exercitada a partir de temáticas sociais e políticas - e no Ateliê Coletivo, criado e dirigido pelo escultor Abelardo da Hora (1924), em Recife, que produz, sobretudo, xilogravuras, inspiradas diretamente na cultura popular nordestina.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Metodologia:

Sondagem - Estudantes vamos retomar nossa atividade.Você sabe quais os Elementos que compõem a coreografia?Leia o texto: RUDOLF LABAN, os fatores do movimento, 1. Movimento corporal: Espaço; Atividade 1 - Assistir aos vídeos e responder a pergunta; Vamos continuar leia o texto: DANÇAS FOLCLÓRICAS – leitura de imagem; Clipe Instituto Brincante.Apreciação - ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO, Maculele do bastão - Machete Maculele; responda o que já conhece sobre dança popular, folclórica paulista e brasileira, assim como, os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço), Mao na massa: faça um desenho que represente as dança popular brasileira; Para ampliação de seu repertório, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento da atividade. Leia o texto: Lambe-lambe; Vídeo - Lambe-lambe recortado. Lembre se de registrar a sua atividade e guardar. Se possível envie uma Foto do seu desenho para o professor.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

Carimbo - Grupo Sarandeiros - Espetáculo Dança Brasil!

https://www.youtube.com/watch?v=AobQLBLuWyQ

Clipe Instituto Brincante

https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2gA

Maculele do bastão - Machete Maculele

https://www.youtube.com/watch?v=Ae1GzcU67fM

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 


 

 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário