Prof Denny - Arte
Estudante, para avaliação/recuperação – recupere seus registros. Leia o texto abaixo para retomar o que estudamos.Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandonando as posições dos braços, das pernas e dos pés, e buscando também o chão como espaço de atuação.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Movimento dançado |
Objetivo geral |
Analisar situações nas quais as modalidades
das artes visuais se integram à linguagem musical |
Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico de mulher e de temas. Em geração antecedente, Isadora Duncan foi exemplo de outra vertente em que se buscou a espontaneidade de movimentos e formas – um corpo mais livre, tanto da rigidez acadêmica da dança clássica quanto da restrição de movimentos imposta por roupas (corpetes e espartilhos) e calçados (sapatilhas de ponta), que inibiam a movimentação e a livre expressão do corpo. São artistas visionários da dança moderna: Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis, Louie Füller, Rudolf Von Laban, Mary Wigman, Martha Graham. Algumas palavras-chave da dança moderna: corpo do dançarino, mitos, uso do chão, liberdade de movimento, plexo solar, mobilidade do tronco etc.
Assista ao vídeo:Grupo Corpo - Parabelo | 1997
Estudantes vamos retomar nossa atividade.Responda a pergunta:
Você sabe quais os Elementos que compõem a coreografia?
Agora, Leia o texto:
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino,
coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do
movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento
em quatro categorias, a qual irá comentar na sequência.
ESPAÇO – É no espaço onde a
dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço
e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos
movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento
contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades
dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças
utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à
verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Assista ao vídeo:Passos Básicos do Balé
CARACTERÍSTICAS DOS BALLETS ROMÂNTICOS
O romantismo foi um movimento artístico que perdurou na Europa, estando presente, não só em artes – como na música e na literatura -, mas também no ballet. Se foi um momento que a sociedade europeia estava vivenciando, o ballet não poderia deixa-lo de fora dos seus espetáculos.
VALORIZAÇÃO DA
NATUREZA
Característica bastante marcante nas outras
artes do período, também o será no ballet. Podemos ver, então, que muitas vezes
a história do ballet será contada em campos e florestas, como Giselle, e ela
será fundamental para contar essa história. Afinal, não faria tanto sentido um
ballet com seres que têm asas se não se passasse numa floresta, como La
Sylphide!
Assista ao vídeo:
A dança de um modo geral pode levar ao ser humano a um estado de profundo prazer e relaxamento. Algumas modalidades de dança, entretanto, podem nos levar a outros mundos ou épocas distintas, além da nossa vida cotidiana. Assim, o Balé Clássico é uma dessas modalidades que encantam quem assiste, sem que se precise da linguagem verbal para ser claro e compreensível a qualquer ser humano e encantam quem dança ao despertar sentimentos profundos, ao proporcionar um contato íntimo com a arte.
O Balé Clássico é uma modalidade de dança que
requer muita habilidade, técnica e treinamento, pois possui um vocabulário próprio
e metódico. Os fundamentos básicos do Balé Clássico consistem em: postura
ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentos circulares dos
membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e
simetria.
O Lago dos Cisnes
Odette, a princesa transformada em cisne.
Encenada em quatro atos, a peça conta a
história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo
feiticeiro Von Rothbart. Vivendo no entorno de um lago formado pelas lágrimas
de sua mãe, durante o dia, Odette se mantém em condição animal, se revelando
humana somente por algumas horas da noite.
Para se libertar dessa condição, ela precisa
que um jovem admirador virgem lhe declare amor e fidelidade. E, caso seja
traída, Odette permanecerá para sempre como cisne.
Assista ao vídeo:
ATIVIDADE – responda as questões
1. Como são os
movimentos? Quais adjetivos podemos dar a eles? Leves, alegres, pesados e tristes?
Por quê?
2. Quanto aos figurinos,
quais são as diferenças percebidas por você?
3. Sobre a utilização do espaço, quais níveis espaciais são utilizados? Altos, médios ou baixos?
Quando falamos em figurinos,
essa relação fica ainda mais evidente. Já parou para pensar como as roupas tem
um papel fundamental no cinema ou em espetáculos de teatro e dança? Ali a moda
complementa um enredo, cria um personagem e conta uma história. Ela também
desenvolve estilos e define épocas.
E o figurino de “O Lago dos Cisnes” exige uma pesquisa ainda mais especial, já que, em um dos atos, é necessário usar roupas típicas, de época, que remetam à Rússia e Espanha.
Assista ao vídeo:
O LAGO DOS CISNES // TEASER 03 // Figurinos (Atos I & III)
Estudante analise as modalidades de artes visuais que se integram com a linguagem musical, à coreografia, ao design de moda e de figurino. É importante que você, faça registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros
Figurinos: é a vestimenta utilizada por atores e dançarinos.
Coreografia: Roteiro de movimentos e suas sequências que definem a execução de uma dança.
ATIVIDADE responda as questões
Cite exemplos no qual a modalidade de artes visuais
se integra com a de figurinos.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF08AR03) Analisar situações nas quais as
modalidades das artes visuais se integram à linguagem musical, à coreografia
e ao design de moda e de figurinos. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF07AR10) Explorar elementos constitutivos
do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e
moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história
tradicional e contemporânea. SEI |
Metodologia: |
Retomada: DANÇA MODERNA-Estudante, para avaliação/recuperação – recupere seus registros. Leia o texto; apreciação do vídeo: Grupo Corpo - Parabelo | 1997; responda a questão; Leia o texto: RUDOLF LABAN (ESPAÇO –FLUÊNCIA – PESO – TEMPO); apreciação do vídeo: Passos Básicos do Balé; leitura do texto: CARACTERÍSTICAS DOS BALLETS ROMÂNTICOS, VALORIZAÇÃO DA NATUREZA, apreciação de vídeo; leitura do texto e apreciação de imagem: Balé Clássico; O Lago dos Cisnes; Ler o resumo e assistir: Odette, a princesa transformada em cisne.ATIVIDADE – responda as questões; assistir ao vídeo: O LAGO DOS CISNES // TEASER 03 // Figurinos (Atos I & III).Estudante analise as modalidades de artes visuais que se integram com a linguagem musical, à coreografia, ao design de moda e de figurino. É importante que você, faça registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros; Figurinos, Coreografia; ATIVIDADE-responda as questões. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 16/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Odette, a princesa
transformada em cisne. https://youtu.be/QK7Luq6_jYE https://fashionistando.uai.com.br/figurino-o-lago-dos-cisnes/ O LAGO DOS CISNES // TEASER 03 // Figurinos
(Atos I & III) https://youtu.be/u5ZzntxUi8E;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário