segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Sociologia - Semana de Estudos Intensivos

Olá Alunos! →→→Reta Final 
Atividades da semana de 14 a 23/12/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades Essenciais: Compreender o que é violência em suas diferentes dimensões / Desenvolver uma noção inicial do fenômeno da violência contra o jovem, tomando-se como base os índices de mortalidade juvenil por causas externas.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Refletir criticamente a respeito da produção em massa.

Roteiro de estudos:

Dimensões da violência na contemporaneidade

Violência subjetivaaquela que é “diretamente visível, exercida por um agente claramente identificável”, mas também as violências objetivas, referidas como simbólica e sistêmica.

Na chamada violência subjetiva, que é exercida pelos diversos atores sociais e pelo próprio Estado, aquela violência mais visível e que desvia o olhar para não proporcionar a análise de outro tipo de violência, muitas vezes mais nociva, que é a violência objetiva, em suas formas simbólica e sistêmica.

A violência simbólica, portanto, evidencia a dominação cultural hegemônica. É violência que se verifica quando uma classe dominante impõe sua cultura às classes dominadas. É a violência perpetrada na linguagem. Uma violência “invisível” – é que o dominado não se opõe ao dominador, pois não percebe esse processo de violência e não se sente vítima de violência.

O que é violência?

Afinal, é impossível combater o que a gente não conhece. Precisamos entender que nem toda violência é visível.

A ONU define violência como:

o uso intencional de força física ou poder, por ameaça ou ação, contra si mesmo, outra pessoa ou um grupo ou comunidade, que resulta ou tem alta probabilidade de resultar em ferimento, morte, sofrimento psicológico, mal desenvolvimento ou privação”.

Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social.

A questão da violência contra jovens é uma das mais delicadas e dolorosas fraturas da vida social no Brasil.

Quando falamos de jovens, devemos considerar a sua pluralidade – pois não há uma juventude, mas juventudes no plural. As juventudes são plurais.

As violências cometidas contra os jovens são lidas socialmente por uma tendência de criminalização da juventude. Os jovens são percebidos por certos discursos que alimentam tais percepções como “infratores”, “criminosos”, e essas criminalizações muitas vezes não correspondem à realidade dos fatos.

Em sete anos, 43 mil adolescentes devem ser vítimas de homicídio no País. Por dia, a média deve ser de 16 assassinados (com idades de 12 a 18 anos) entre 2015 e 2021 se mantidos os atuais índices de violência.

Homens, mostram as estatísticas, têm 13,5 mais risco de serem vítimas do que mulheres.
O perigo para jovens negros é 2,8 vezes maior na comparação com brancos. 
O Nordeste é a região mais violenta para a faixa etária.

 Atividades:

1) Qual a principal diferença entre Violência Subjetiva e Objetiva?

2) Qual definição da ONU para “Violência”?

3) Por que a violência contra os jovens é um problema social?

4) Como o discurso da sociedade piora a situação de violência contra o jovem?

 


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