segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Sociologia - Semana de Estudos Intensivos

Olá Alunos! →→→Reta Final 
Atividades da semana de 14 a 23/12/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades Essenciais: Apreender como ocorrem processos de desumanização e coisificação do outro / Produzir reflexões críticas sobre a realidade social brasileira, a partir de uma compreensão sociológica de fenômenos sociais.
Competências Socioemocionais: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação.

Roteiro de estudos:

Conceito de desumanização e coisificação do outro

A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano, tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.

A coisificação é tratar ou transformar um ser humano como "coisa" é quando um individuo na sua vida social perde o valor essencial e passa a ser tratado apenas como coisa. O valor moral é substituído pelo valor material.

Um importante elemento para sustentação da cidadania é a legislação, porque é por intermédio de leis que muitos direitos são garantidos. Da mesma forma que, por meio destas, surgem deveres a serem cumpridos.

há um grupo que também não é atingido pelas leis. Qual seja, aqueles que não existem perante à legislação porque não possuem registro civil. Isso as mantêm à margem dos direitos e deveres em um movimento circularmente vicioso.

Vulnerabilidade Social

“Vulnerabilidade social é o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos. (…) As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que estão perdendo sua representatividade na sociedade, e geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência”

Ou seja, a situação de vulnerabilidade social está relacionada com a exclusão de cidadãos e falta de representatividade e oportunidades. Além disso, é um conceito multifatorial, ou seja, pode ocorrer por questões de moradia, renda, escolaridade, entre outros.

Grupos: vulnerabilidade juvenil, vulnerabilidade na área da saúde, marginalização e exclusão, e vulnerabilidade territorial.

 Atividades:

1) O que é desumanização e coisificação?

2) Depois de ler e refletir sobre, responda: “a lei é para quem”?

3) O que é vulnerabilidade social?


Nenhum comentário:

Postar um comentário