sexta-feira, 10 de julho de 2020

Guia de Aprendizagem - 2.º bimestre

***Folks, NÃO é para copiar, NÃO é atividade. Isto é um documento que vocês precisam ler a fim de saber o que está sendo trabalhado durante o bimestre corrente, é uma forma de ficar informados.***


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” - DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

ProfessoraPriscila Moço Hatsuno

Componente curricular: Inglês

Justificativa da unidade
O conhecimento da língua inglesa tornou-se imprescindível, principalmente por ser a língua franca contemporânea, condição que foi consolidada pelo advento da Internet e das tecnologias digitais. Assim, muitos aspectos culturais são influenciados por países anglofônicos, sobretudo pelos Estados Unidos, como o consumo de cultura (livros, filmes, eletroeletrônicos...). demonstra que o ensino-aprendizagem do Inglês acompanha os interesses dos estudantes não nativos, a fim de colaborarem significativamente à formação cidadã deles, promovendo inúmeras reflexões sobre estereótipos, preconceitos, meio ambiente e consumo. Dessa forma, os alunos sentem-se apropriados de conhecimentos que lhes proporcionarão aproximar-se de outras culturas e, consequentemente, que lhes propiciarão a efetiva integração ao mundo globalizado.

Objetivos institucionais gerais
Contribuir para a construção do aluno competente, solidário e autônomo e do cidadão crítico

Atividades didáticas – Conteúdos:
Propaganda e consumo
• Relações entre cultura e consumo
• Mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e não verbal)
• Identificação de propagandas de produtos implícitas em filmes
• Inferência de informações, ponto de vista e intenções do autor
• O uso dos graus dos adjetivos nas propagandas
• O uso do imperativo
Textos para leitura e escrita
• Propagandas publicitárias, roteiros e entrevistas
Produção
• Roteiro de anúncio publicitário e/ou propaganda



Habilidades cognitivas
• Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas publicitárias,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais;
• Reconhecer diferentes objetivos das propagandas;
• Reconhecer e analisar os recursos linguísticos presentes em uma propaganda para que ela atinja seus objetivos;
• Reconhecer e analisar a organização textual de um roteiro de propaganda para TV;
• Reconhecer a diferença entre propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação;
• Reconhecer mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e
não verbal);
• Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais;
• Reconhecer e usar os graus do adjetivo;
• Identificar diferentes usos do imperativo;
• Elaborar um breve roteiro de anúncio publicitário para TV, compreendendo a produção
como um processo em etapas de elaboração e reelaboração.

Atividades autodidáticas
- Leitura e análise de diversos gêneros textuais.
- Pesquisa dirigida;
- Todas as atividades serão propostas aos alunos por meio de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola e no WhatsApp da turma;
- A interação com o aluno será feita via WhatsApp (de modo individual ou coletivo);
- Será utilizado também formulários on-line para viabilizar a devolutiva das atividades aos alunos;
- Videoaulas serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades;
- As videoaulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelos alunos e pela professora;
- Outros apoios como YouTube, Classroom, chat do CMSP e outras plataformas indicadas pela SEE poderão ser empregadas conforme a demanda do momento.

Atividades didático-cooperativasInteração pelas ferramentas tecnológicas digitais utilizadas pela Unidade escolar: postagem no Blogger da UE e WhatsApp da turma/sala.

Atividades complementares
atividades associadas a outras disciplinasindicações de filmes/livros e sítios eletrônicos para aprofundar conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.

Critérios de avaliação
As participações serão realizadas a partir de observação diária da interação do aluno no WhatsApp;
- O formulário é o meio virtual principal para a realização, devolutiva e avaliação das atividades;
- A recuperação será contínua durante as realizações das atividades da disciplina que também proporcionará as habilidades de Língua Portuguesa propostas no PAN e na AAP;
- Aos alunos que não conseguirem participar de forma virtual, a avaliação e a recuperação serão realizadas na entrega dos materiais impressos no retorno às aulas presenciais.

Temas transversaisPluralidade cultural; Meio ambiente; Ética; Trabalho e Consumo.

ValoresResponsabilidade, autonomia, empatiaética, solidariedade, amizade.

Habilidade de Língua Portuguesa (PAN): 
-Reconhecer recursos prosódicos e expressivos frequentes em texto poético (rima, ritmo, assonância, aliteração), estabelecendo relações entre eles e o tema do poema.
-Identificar o valor expressivo da metáfora e da metonímia na construção coesiva de um texto.

Habilidades socioemocionaisConhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural;  Comunicação; Argumentação; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.

Fontes de referência (Professor): Documentos Oficiais: Caderno do Aluno e do Professor (Apostila); BNCC; Currículo PaulistaLivrosAround the world; Gramática Inglesa para leigos; Essential Grammar in Use.

Fontes de referência (Estudante): YouTube: English in Brazil; Inglês Winner; SmallAdvantages; Aplicativos: LinguaLeo; Babbel; Duolingo; Wlingua; Mondly; Sites: udemy.com; inglesgratuito.com.br; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário