segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Arte pública

 

Prof Denny

Estudantes, antes de iniciar a atividade de hoje, vamos recordar o que você fez na atividade anterior : ATIVIDADE Desafio - Criou um vídeo trabalhando, experimentação, tecnologia, improvisa e teatro.


A seguir, para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das atividades:

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Arte pública

Objetivo geral

Objetos de conhecimento: Contextos e práticas: Fotografia, Grafite, Escultura, Intervenção, Arte Pública Contemporânea.

Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônico-digitais.  A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê o que acontece nos espaços urbanos.

Fotografia documental - Combate a incêndio florestal

 

Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

Escultura abstrata - Meteoro/Bruno Giorgi.

Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.



Intervenção artística: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

 

Interveão urbana Stickers

Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia - chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art - prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

 

Land Art

Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quantas aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

Fonte multimídia - Parque do Ibirapuera

 

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Estudante, Arte Contemporânea, traz questionamentos e obras com temas atuais e cotidianos, não priorizando o objeto artístico final e sim a ideia, o conceito e a atitude do artista. Várias produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, como por exemplo: pinturas, esculturas, murais, monumentos, apresentações teatrais e de dança ao ar livre, performances, instalações, intervenções e outros tipos de produções que geralmente não percebemos. Qualquer linguagem artística pode ocupar o espaço de forma efêmera (temporariamente) ou fixa e que, na maioria das vezes, é uma iniciativa de pessoas ligadas à arte. A paisagem urbana da cidade na qual moramos não é construída somente por formas materiais, mas também por significados e que os ambientes urbanos influenciam as nossas vidas e exerce um fascínio criador para arquitetos, pintores, fotógrafos e artistas.

ATIVIDADE

Responda os questionamentos indicados a seguir, em seu caderno. Você pode elaborar outros questionamentos, de acordo com sua realidade e necessidade.

Ø  Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?

Ø  exemplos de artistas que você conhece ou estudou que utilizam o grafite.

Ø  Quais estilos de grafite você conhece, viu e consegue diferenciar?

Ø  O que é uma escultura e com quais materiais ela pode ser feita?

Ø  exemplos de alguma escultura que existe na sua cidade (escola, praça etc.).

Ø  O que é intervenção artística? Dê exemplos.

Ø  Existe alguma intervenção artística na sua cidade (escola, praça etc.)?

Ø  Como você define a Arte Pública Contemporânea?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO I

A cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação. Muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte.

Aprecie algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, para que possam apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.

É importante que você faça anotações.


 Escultura Alegórica.


 

Grafite Estêncil - Menina com balão/Banksy.


Após a realização da apreciação, realize uma leitura pessoal das imagens e registre suas impressões, em seu caderno.

ATIVIDADE 3 - APRECIAÇÃO II

A fim de ampliar o seu repertório sobre artistas brasileiros e estrangeiros que trabalham com diferentes modalidades da arte pública contemporânea, sugiro que você conheça os artistas a seguir:


Intervenção urbana          (Eduardo     Srur).

 

  Land art (Christo)

Estudantes, no espaço urbano, as diferentes linguagens artísticas se misturam se conversam e se contaminam. Essa paisagem comum, presente na cidade contemporânea, é denominada como uma “nova” linguagem artística, a linguagem híbrida, que transforma os espaços urbanos em museus a céu aberto e visibilidade à arte pública.

PARA TERMINAR A ATIVIDADE DE HOJE ESCREVA SUAS IMPRESSÕES E COMENTÁRIOS SOBRE OS ARTISTAS E OBRAS EM SEU CADERNO.

Caso seja necessário ampliar mais o seu repertório quanto à diversidade artística exposta nesses espaços, sugiro os links a seguir:

Arte contemporânea - Disponível em: http://gg.gg/hyhpd.

Para   amar: César Ovalle            (Cesinha).    Disponível    em: http://gg.gg/hsljm.

Libby Holmsen. Disponível em: http://gg.gg/hsljq.

Monumento a Duque de Caxias - Victor Brecheret. Disponível em: http://gg.gg/hsljv.

Lorenzo Quinn. Disponível em: http://gg.gg/hslkt.

Eduardo       Srur    at        TEDxAvNaçõesUnidas.  Disponível    em: http://gg.gg/hsllh.

As intervenções urbanas de Fra. Biancoshock. Disponível em: http://gg.gg/hslll.


Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Metodologia:

Retomada: ATIVIDADE Desafio - você Criou um vídeo trabalhando, experimentação, tecnologia, improvisa e teatro.Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das atividades: Fotografia; Escultura; Grafite; Intervenção artística; Outras modalidades da arte pública contemporânea; Arte Pública; apreciação de imagens.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - ATIVIDADE - Responda os questionamentos indicados a seguir, em seu caderno. Você pode elaborar outros questionamentos, de acordo com sua realidade e necessidade.

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO I - É importante que você faça anotações. apreciação:  Escultura Alegórica; Grafite Estêncil - Menina com balão/Banksy; Grafite 3D - Rio/Kobra; Após a realização da apreciação, realize uma leitura pessoal das imagens e registre suas impressões, em seu caderno.

ATIVIDADE 3 - APRECIAÇÃO II - sugiro que você conheça os artistas a seguir: Intervenção       urbana  (Eduardo         Srur).    http://gg.gg/hyiq2.

Land art (Christo). Disponível em: http://gg.gg/hyiqw.

PARA TERMINAR A ATIVIDADE DE HOJE ESCREVA SUAS IMPRESSÕES E COMENTÁRIOS SOBRE OS ARTISTAS E OBRAS EM SEU CADERNO.Caso seja necessário ampliar mais o seu repertório quanto à diversidade artística exposta nesses espaços, sugiro os links a seguir: Arte contemporânea - Disponível em: http://gg.gg/hyhpd.

Para     amar:    César   Ovalle   (Cesinha).        http://gg.gg/hsljm.

Libby Holmsen. Disponível em: http://gg.gg/hsljq.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Intervenção       urbana  (Eduardo         Srur).    http://gg.gg/hyiq2.

Land art (Christo). Disponível em: http://gg.gg/hyiqw.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Caso seja necessário ampliar mais o seu repertório quanto à diversidade artística exposta nesses espaços, sugiro os links a seguir:

Arte contemporânea - http://gg.gg/hyhpd.

Para     amar:    César   Ovalle   (Cesinha).        http://gg.gg/hsljm.

Libby Holmsen. Disponível em: http://gg.gg/hsljq.

Monumento a Duque de Caxias - Victor Brecheret. http://gg.gg/hsljv.

Lorenzo Quinn. Disponível em: http://gg.gg/hslkt.

Eduardo           Srur      at         TEDxAvNaçõesUnidas. http://gg.gg/hsllh.

As intervenções urbanas de Fra. Biancoshock. http://gg.gg/hslll.

Observações:

 

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário