Prof Denny
Estudantes, antes de iniciar a atividade de hoje, vamos recordar o que você fez na atividade anterior : ATIVIDADE Desafio - Criou um vídeo trabalhando, experimentação, tecnologia, improvisa e teatro.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Arte pública |
Objetivo geral |
Objetos de conhecimento: Contextos e práticas: Fotografia, Grafite, Escultura, Intervenção, Arte Pública Contemporânea. |
Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônico-digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê o que acontece nos espaços urbanos.
Fotografia
documental - Combate a incêndio florestal
Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.
Escultura abstrata - Meteoro/Bruno Giorgi.
Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.
Intervenção artística: Esta prática
artística que se espraia pela
arte pública, urbana
e a Land Art têm
como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar
uma reação, seja ela sentida,
pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria
dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe.
O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.
Intervenção urbana – Stickers
Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia - chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art - prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.
Land Art
Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso,
tanto aquelas que estão dentro
de espaços tradicionais para sua exposição (museus
e galerias), quantas aquelas realizadas ou expostas
em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).
Fonte multimídia - Parque do Ibirapuera
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Estudante, Arte Contemporânea, traz questionamentos e obras com temas atuais e cotidianos, não priorizando o objeto artístico final e sim a ideia, o conceito e a atitude do artista. Várias produções artísticas ocupam os diferentes espaços das nossas cidades, como por exemplo: pinturas, esculturas, murais, monumentos, apresentações teatrais e de dança ao ar livre, performances, instalações, intervenções e outros tipos de produções que geralmente não percebemos. Qualquer linguagem artística pode ocupar o espaço de forma efêmera (temporariamente) ou fixa e que, na maioria das vezes, é uma iniciativa de pessoas ligadas à arte. A paisagem urbana da cidade na qual moramos não é construída somente por formas materiais, mas também por significados e que os ambientes urbanos influenciam as nossas vidas e exerce um fascínio criador para arquitetos, pintores, fotógrafos e artistas.
ATIVIDADE
Responda os questionamentos indicados a seguir, em seu caderno. Você pode elaborar outros questionamentos, de acordo com sua realidade e necessidade.
Ø
Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?
Ø
Dê exemplos
de artistas que você conhece
ou estudou que utilizam o grafite.
Ø
Quais estilos
de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?
Ø
O que é uma escultura e com quais
materiais ela pode ser feita?
Ø
Dê exemplos
de alguma escultura
que existe na sua cidade
(escola, praça etc.).
Ø
O
que é intervenção artística? Dê exemplos.
Ø
Existe alguma
intervenção artística na sua cidade
(escola, praça etc.)?
Ø Como você define a Arte Pública Contemporânea?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO I
A cidade é um lugar
em contínuo movimento e
transformação. Muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para
desenvolver e expor
suas propostas, suas
ideias por meio
da Arte.
Aprecie algumas imagens que abordam fotografia,
grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas
brasileiros e estrangeiros, para que possam apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão
abordados nesta Situação de Aprendizagem.
É importante que você faça anotações.
Grafite Estêncil - Menina com balão/Banksy.
Após a realização da apreciação, realize uma leitura pessoal das imagens e registre suas impressões, em seu caderno.
ATIVIDADE 3 - APRECIAÇÃO II
A fim de ampliar o seu repertório sobre artistas brasileiros e estrangeiros que trabalham com diferentes modalidades da arte pública contemporânea, sugiro que você conheça os artistas a seguir:
Estudantes,
no espaço urbano,
as diferentes linguagens artísticas se misturam se conversam e se contaminam. Essa paisagem comum, presente na cidade
contemporânea, é denominada como uma “nova”
linguagem artística, a linguagem
híbrida, que transforma os espaços
urbanos em museus
a céu aberto e dá visibilidade à arte
pública.
PARA TERMINAR A ATIVIDADE DE HOJE ESCREVA SUAS IMPRESSÕES E COMENTÁRIOS SOBRE OS ARTISTAS E OBRAS EM SEU CADERNO.
Caso seja necessário ampliar mais o seu repertório quanto à diversidade artística exposta nesses espaços, sugiro os links a seguir:
Arte contemporânea - Disponível em: http://gg.gg/hyhpd.
Para amar: César Ovalle (Cesinha). Disponível em: http://gg.gg/hsljm.
Libby Holmsen. Disponível em: http://gg.gg/hsljq.
Monumento a Duque de Caxias - Victor Brecheret. Disponível em: http://gg.gg/hsljv.
Lorenzo Quinn. Disponível em: http://gg.gg/hslkt.
Eduardo Srur at TEDxAvNaçõesUnidas. Disponível em: http://gg.gg/hsllh.
As intervenções urbanas de Fra. Biancoshock. Disponível em: http://gg.gg/hslll.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF09AR01) Pesquisar, apreciar
e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades
da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros
e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF09AR01) Pesquisar, apreciar
e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades
da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros
e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. |
Metodologia: |
Retomada: ATIVIDADE Desafio - você Criou um vídeo trabalhando, experimentação, tecnologia, improvisa e teatro.Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes sobre os objetos de conhecimento, para garantir o desenvolvimento das atividades: Fotografia; Escultura; Grafite; Intervenção artística; Outras modalidades da arte pública contemporânea; Arte Pública; apreciação de imagens. ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - ATIVIDADE - Responda os questionamentos indicados a seguir, em seu caderno. Você pode elaborar outros questionamentos, de acordo com sua realidade e necessidade. ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO I - É importante que você faça anotações. apreciação: Escultura Alegórica; Grafite Estêncil - Menina com balão/Banksy; Grafite 3D
- Rio/Kobra;
Após a realização da apreciação, realize uma leitura pessoal das imagens e
registre suas impressões, em seu caderno. ATIVIDADE 3 - APRECIAÇÃO II - sugiro que
você conheça os artistas a seguir:
Intervenção urbana (Eduardo Srur). http://gg.gg/hyiq2. Land art (Christo). Disponível em: http://gg.gg/hyiqw. PARA TERMINAR A ATIVIDADE DE HOJE ESCREVA SUAS IMPRESSÕES E COMENTÁRIOS SOBRE OS ARTISTAS E OBRAS EM SEU CADERNO.Caso seja necessário ampliar mais o seu repertório quanto à diversidade artística exposta nesses espaços, sugiro os links a seguir: Arte contemporânea - Disponível em: http://gg.gg/hyhpd. Para amar: César Ovalle (Cesinha). http://gg.gg/hsljm. Libby Holmsen. Disponível em: http://gg.gg/hsljq. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 05/10/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
Intervenção urbana (Eduardo Srur). http://gg.gg/hyiq2. Land art (Christo). Disponível em: http://gg.gg/hyiqw. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. Caso seja necessário ampliar mais o seu
repertório quanto à diversidade artística exposta nesses espaços, sugiro os links a seguir: Arte contemporânea - http://gg.gg/hyhpd. Para amar: César Ovalle (Cesinha). http://gg.gg/hsljm. Libby Holmsen. Disponível em: http://gg.gg/hsljq. Monumento a Duque de Caxias - Victor
Brecheret. http://gg.gg/hsljv. Lorenzo Quinn. Disponível em: http://gg.gg/hslkt. Eduardo Srur at TEDxAvNaçõesUnidas. http://gg.gg/hsllh. As intervenções urbanas de Fra.
Biancoshock. http://gg.gg/hslll. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário